
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Workshop: Produção Caseira de Cervejas Especiais

domingo, 19 de outubro de 2008
Cerveja Tcheca

A Cerveja Pilsen Extra Tcheca foi lançada oficialmente no III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, em Belo Horizonte, na qual os presentes puderam experimentar “on tap” o nobre líquido, e recentemente foi lançada a versão engarrafada, que já teve toda sua produção vendida, parabéns aos caros amigos pelo ótimo trabalho e abaixo segue impressões:
Cerveja: Tcheca
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
1º Cervexpo

O evento promove no dia 18, na praça central do shopping, das 9h às 18h, mostra gratuita e aberta ao público onde serão apresentados e vendidos produtos cervejeiros como por exemplo copos, bolachas, camisetas, baldes etc. Serão aproximadamente 90 expositores representando colecionadores de artigos ligados à bebida na América Latina e Europa.
O programação do evento ainda inclui visitas à fábrica do Grupo Schincariol em Igrejinha (RS), palestras sobre o mundo cervejeiro, degustações da linha Schincariol e Premium (Baden Baden, Devassa e Eisenbahn) almoço de confraternização e leilão de artigos raros.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Oktoberfest 2008

A Brahma é a patrocinadora oficial da festa, ocupa dois pavilhões na festa, trouxe diversos tanques para decorar os pontos de venda que disponibilizam os chopes Brahma Pilsen, Brahma Black e o chopp Liber, novidade da empresa, apostando na Lei Seca, o copo de chopp com 400ml. custa R$ 3,75
O Brahmagarten este ano trouxe menos variedades de cervejas do que o ano passado, o preço também sofreu alteração, estão disponíveis no pavilhão 3 da Vila Germânica três versões da Cerveja Franziscaner (Weiss; Dunkel Weiss e Kristal) custando R$ 8,00 a garrafa de 500ml.
Tambén estão a venda duas versões da Leffe (Blond e Brune) e a Hoegaarden que custam R$ 6,00 cada uma, e por ultimo nas importadas vem a Stela Artois a R$ 5,00 a long Neck

O tema da Eisenbahn este ano traz a história sobre oito personagens que fizeram parte da Oktoberfest, os espaços da cervejaria remetem aos homenageados, eles são responsáveis pela estrutura que a festa tem hoje, caso queria conferir a história de cada um clique aqui, a cervejaria disponibilizou os chopes Pilsen, Weizen e os premiados Dunkel e Pale Ale ao preço de R$ 3,75 cada copo com 400ml. E as novidades são por conta das cervejas em garrafas que estão disponíveis: Kölsch, Oktoberfestbier, Natural, Rauchbier, Weizenbock, Strong Golden Ale e a Fünf ou cinco, ao preço de R$ 4,00 a garrafa.

A Bierland de Blumenau trouxe seus já conhecidos chopes Pilsen, Weizen e Bock a R$ 3,75 cada copo com 400ml. O oBIERcevando já pode conversar com um dos proprietários aqui. A cervejaria trouxe uma novidade ao mercado, o chopp com 0,5% de álcool ou praticamente sem álcool, impulsionada pela Lei seca a cervejaria resolveu apostar no produto, qualquer um dos chopes custa R$ 3,75 o copo com 400ml.

A cervejaria DasBier de Gaspar ano passado esteve presente do lado de fora do pavilhões. Tivemos a chance de conversar com o Emerson em uma entrevista que você pode conferir aqui. Este ano dentro dos pavilhões trouxe seus três estilos de chope, disponibilizando mais variedade aos visitantes da festa. A cervejaria tem disponiveis os chopes Pilsen, Weizenbier e o Braunes Ale, que é um chopp amber, com notas leves de torrefação e equilibrado amargor, cada copo de 400ml da DasBier sai por R$ 3,75.

A Cervejaria Schornstein pela segunda vez participa da festa, trazendo as características da sua fábrica e “bar” em Pomerode para os pavilhões da festa, já conversamos com Mauricio, um dos proprietários aqui, o bar nos pavilhões tem sua estrutura remetendo a famosa chaminé que deu nome a cervejaria. Trouxe quatro estilos de chope, o clássico Pilsen, o Pilsen não filtrado, o reformulado Pale Ale e o famoso Bock, cada um sai por R$ 3,75 o copo com 400ml.

A cervejaria Wunderbier participa pelo segundo ano na festa, trouxe os chopes Lager hell e Schwarzbier, qualquer um dos dois sai por R$ 3,75 cada copo de 400ml.

A Opa bier de Joinville também inicia seus trabalhos na festa, após uma disputa sobre sua participação ou não na festa, o que limitava sua participação na festa eram alguns termos da licitação. Conseguiu liminar para paticipar da festa e está presente colorindo ainda mais o pavilhão. Trouxe dois chopes, o Pilsen e um Porter, cada um custando R$ 3,75 o copo com 400ml.

A Zehnbier como todos os anos participa e traz mais novidades a festa, além dos chopes produzidos durante todo o ano, temos novidades, um Pilsen Extra e um Helles bock vem agregar a variedade de produtos da marca, em um grande espaço montando no canto do pavilhão um, a cervejaria disponibiliza chopes e mesas para curtir a festa praticamente de um camarote, vale a pena conferir.
Isso tudo vale a pena, aproveitando entre 17:30 e 21:00, depois os pavilhões já começam a ficar mais lotados e talvez seja complicado apreciar as decorações das cervejarias e degustar tranqüilamente cada uma das 40 cervejas e chopes disponíveis nos pavilhões, de qualquer forma até o dia 26 de Outubro a festa acontece e tem produtos e público para agradar a todos. No decorrer da semana posts sobre degustações dos produtos disponíveis na festa, acompanhe.
Mais informações:
De domingo a quinta: R$ 5,00
Sextas e sábados: R$ 10,00
Ingresso livre para quem usar traje típico germânico e estudante paga meia entrada.
A festa ocorre do dia 09 de Outubro até o dia 26 de Outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Bush Prestige

Em 2003 a cervejaria reformou a fábrica e criou uma nova área, para recepcionar turistas e um museu, junto a este espaço fizeram uma nova área para fermentação, instalaram seis barris de carvalho com capacidade para 600 litros cada um. A idéia era reproduzir a Bush Milenium com a maturação nos barris, entretanto a Bush Amber que ficou acondicionada nos barris, resultando a Bush Prestige.
domingo, 5 de outubro de 2008
As boas geladas da Oktoberfest - Revista Menu
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Cervejaria D'Achouffe

Cerveja: La Chouffe
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Belgian Strong Ale
Álcool: 8%
Cor: Dourado, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação e baixa duração.
Aroma: Malte, lúpulo, cítrico, especiarias, leve frutado (laranja).
Paladar: Médio corpo, bem carbonatada, ligeiramente ácida, especiarias, álcool, picante, cítrico, sensação residual moderadamente seco e agradável doçura.
Comentário: Apesar de no rótulo estar dizendo "Blond Ale", seu teor alcoólico é mais elevado que o aceito para o estilo, e suas características remetem fielmente ao estilo Belgian Stong Ale, conforme BJCP.
Cerveja: MC Chouffe
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Belgian Dark Strong Ale
Álcool: 8%
Cor: Castanho escuro, tons vermelhos, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação e duradoura.
Aroma: Malte, frutado (ameixa, nozes), doce.
Paladar: Bom corpo, boa carbonatação, notas de álcool, picante, ameixa, caramelo, agradável doçura, sensação residual com leve amargor e traços quentes do álcool.
Comentário: Boa cerveja, com ótimo drinkability.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Entrevista com Garrett Oliver

Como, relembrar é viver, resolvi trazer a tona novamente a entrevista feita com o Garrett Oliver pelo Roberto Fonseca (Latinhas do Bob) para o caderno Paladar do Estadão, lembro que na época que o Garret estava no Brasil de férias em Bombinhas (SC) a convite do pessoal da Eisenbahn, pude conversar um pouco com o nobre cervejeiro, na oportunidade ele pode demonstrar seus dotes culinários e além de deixar claro seu amor pelo que faz, Garrett para quem não sabe é o mestre-cervejeiro da microcervejaria nova-iorquina Brooklyn.
Roberto Fonseca - Quais cervejas brasileiras você já provou? Qual sua impressão sobre elas?
O cervejeiro aproveitando a festa Blumenauense.
G.O - Muitos americanos nunca provaram nenhuma cerveja brasileira, logo eles não têm uma imagem do que seja a cerveja brasileira. A Brahma começou a tentar (se tornar conhecida nos EUA), mas tiveram pouco impacto até agora. A Corona, do México, já ocupa a categoria de "lager tropical fraquinha", por isso será um páreo duro para eles.
R.F - Qual foi a chave para as microcervejarias se multiplicarem nos Estados Unidos, mesmo competindo com fabricantes maiores e marcas importadas? Vocês têm de lidar com competição de preços de cervejas vindas de outros países? Ou trata-se de uma faixa diferente do mercado?
G.O - Nós realmente fizemos parte de uma revolução culinária, junto com o queijo, o vinho e muitos outros tipos de comida. Quando os americanos começaram a comer melhor, eles também quiseram beber melhor. Além disso, as microcervejarias americanas são muito criativas. Isso quer dizer que nós tivemos uma oportunidade de apresentar novos sabores e realmente fazer com que as pessoas se interessassem por cerveja. No entanto, nós competimos sim com cervejas estrangeiras baratas, como a Stella Artois, para a qual conseguiram criar uma imagem "chique" na América. Os belgas acham isso muito divertido.
R.F - Como a "educação cervejeira" do consumidor se desenvolveu nos Estados Unidos?
G.O - Os livros de escritores como Michael Jackson (jornalista britânico, falecido em 2007) foram muito influentes. Além disso, o movimento de cervejeiros caseiros funcionou como uma espécie de incubadora para a cena cervejeira americana. Grandes chefs cozinham em casa primeiro. Nos Estados Unidos, é o mesmo com cervejeiros.
Garrett e eu brindando as boas cervejas no evento.
R.F - O aumento nos preços do malte pode brecar o crescimento do movimento de microcervejarias no mundo?
G.O - Certamente será um desafio, especialmente em países com menos reservas. Torcemos para que as pessoas não se afetem tanto com o preço, porque certamente teremos de elevar nossos valores.
R.F - Há alguma coisa a mais que você gostaria de dizer?
Mais informações:
Site do Garrett Oliver
Site da Cervejaria Brooklyn