sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cervejaria D'Achouffe



No final dos anos setenta, dois irmãos, Christian Pierre e Gobron Bauweraerts decidiram criar sua própria cerveja e começaram o hobby com pequenas produções, mostrando a parentes e amigos.

Com pouco dinheiro disponível, na época tinham 200.000 francos belgas menos que 5.000 euros hoje, começaram sua produção e história cervejeira. Inicialmente era visto por eles como um hobby, a cervejaria Achouffe estava precisando desenvolver um projeto e tomar uma decisão para iniciar o negócio em tempo integral ou manter apenas como uma “aventura”. A primeira produção comercial de LA CHOUFFE foi feita em 27 de agosto 1982.
A cervejaria rapidamente fez sucesso e logo chegou a outros países, foi na Holanda que aconteceu a primeira e calorosa recepção. A Holanda continua sendo o principal destino das exportações da Cervejaria Achouffe. Hoje em dia mais de 20 países ao redor do mundo tem a possibilidade de degustar o nobre produto.
No segundo semestre de 2006, a cervejaria foi vendida para a Duvel Moortgat Brewery. A vontade do grupo em investir na Achouffe e desenvolver o potencial da Cervejaria foi crucial na negociação, e pela qualidade dos produtos da Duvel espera-se que melhore cada vez mais. Pude degustar dois bons exemplares da cervejaria disponíveis no Brasil, importados pela Casa da Cerveja, abaixo impressões:

Cerveja: La Chouffe
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Belgian Strong Ale
Álcool: 8%
Cor: Dourado, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação e baixa duração.
Aroma: Malte, lúpulo, cítrico, especiarias, leve frutado (laranja).
Paladar: Médio corpo, bem carbonatada, ligeiramente ácida, especiarias, álcool, picante, cítrico, sensação residual moderadamente seco e agradável doçura.
Comentário: Apesar de no rótulo estar dizendo "Blond Ale", seu teor alcoólico é mais elevado que o aceito para o estilo, e suas características remetem fielmente ao estilo Belgian Stong Ale, conforme BJCP.


Cerveja: MC Chouffe
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Belgian Dark Strong Ale
Álcool: 8%
Cor: Castanho escuro, tons vermelhos, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação e duradoura.
Aroma: Malte, frutado (ameixa, nozes), doce.
Paladar: Bom corpo, boa carbonatação, notas de álcool, picante, ameixa, caramelo, agradável doçura, sensação residual com leve amargor e traços quentes do álcool.
Comentário: Boa cerveja, com ótimo drinkability.

Nenhum comentário: