sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cerveja para os Pais


O dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na data do mês.

A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.

Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.

Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.

E como da Babilônia vieram as primeiras leis sobre nosso líquido preferido, resolvemos brincar um pouco com a idéia de sugerir um estilo, ou uma cerveja, para presentear. Levando em consideração seu estilo de vida, sua personalidade. Seria como uma harmonização de cerveja com o perfil do pai.



TRANQUILO – Para aquela Pai mais tranqüilo e de bem com a vida, uma cerveja leve e complexa merece preencher o paladar dele. Porque não uma Kölsch? As cervejarias de Colônia acordaram em 6 de março de 1986 que para proteger a identidade da Kölsch na Alemanha, só em Colônia poderia ser produzida a Kölsch. A “Convenção Kölsch” foi assinada pelos Conselheiros de 24 cervejarias produtoras do estilo, com a benção do então Presidente da Câmara de Colônia, Norbert Burger.

De acordo com este documento, Kölsch só pode ser fabricada e “vendida” pelos fabricantes em Colonia, com exceção das cervejarias que já produziam o estilo há muitos anos, embora não tenham sido ou não são mais residentes em Colônia.

O estilo apresenta complexidade e sutileza ao mesmo tempo, seu aroma apresenta notas de pão, malte, lúpulo, leve frutado. No paladar, médio corpo, leve adocicado, boa presença de malte e geralmente possui uma leve sensação residual agradavelmente amarga. Começa com toques adocicados, para terminar com um agradável amargor, deixando marcas no paladar após degustá-la. Uma cerveja tranqüila assim como seu pai.

Exemplos comerciais: Eisenbahn Kölsch, Bamberg Kölsh, Gaffel Kölsch, Früh Kölsh



TRADICIONALISTA – Aquele Pai que sempre prefere manter a linha, manter o estilo e a tradição merece então tomar uma verdadeira Bohemian Pilsener. Josef Groll, cervejeiro Baváro, foi contratado para ir a Pilsen e produzir uma cerveja pelo novo método alemão, uma cerveja “Lager”, ou seja, cerveja de baixa fermentação. Quando Groll foi produzir a cerveja teve tudo a seu favor. Em torno de 1840, Groll chegou em Pilsen e já se iniciava a oferta de levedura lager na cidade. Ele também teve disponível um excelente lúpulo local, o Saaz, água que possuía ótima leveza e maltes de cevada mais claros, sem características de torrefação ou defumado.

O cervejeiro Groll adicionou porções generosas do lúpulo local, perfumando a cerveja e utilizou maltes mais claros. Em 5 de outubro de 1842, ele e os outros fabricantes de Pilsen reuniram-se para a abertura do barril desta nova cerveja.

Quando abriram o barril, viram uma cerveja diferente de qualquer outra que eles ou qualquer outra pessoa no mundo tinham visto. A cor era dourada, era leve e clara. Podia-se ver através dela no copo de cristal e um aroma inebriante de lúpulo. Uma cerveja surpreendentemente refrescante.

Este estilo que foi popularizado, marginalizado no Brasil e no mundo, tem ótimas representantes, mantendo preservada boa parte das características que Groll buscou como refrescância, perfume floral de lúpulo, bom caráter de malte e médio teor alcoólico. Então, Pai tradicionalista não mexe em time que está ganhando, pelo menos este reforço ela merece.

Exemplos comerciais: Pilsner Urquell, 1795, Budweiser Budvar ou Czechvar, Starobrno, Wäls Bohemian Pilsen, Falke Bier Diamantina e Bamberg Camila Camila.


MODERNINHO – Existem aquelas Pais que sempre estão antenadas, acompanham tudo de novo e sabem o que é bom. Para esta seleção de Pais, nada mais justo que presentear com cervejas inovadoras, que estão se reinventando. A "escola" Americana apresenta bem essas particularidades. Na realidade diversas cervejarias do mundo, inclusive no Brasil, estão se reinventando e fazendo cervejas com particularidades muito intensas. A Itália é outra ótima referência em inovação.

Eles gostam de explorar tudo o que os lúpulos tem a oferecer, a utilização de barris de diversas madeiras para agregar complexidade a cerveja. Utilizar variados condimentos, frutas, outros adjuntos para trazer mais sabor e mais aroma. Enfim, tem muita coisa nova acontecendo e com a cerveja não é diferente, por isso, acompanhe seu Pai nesta nova “onda”.

Exemplos Comerciais: Harviestoun Ola Dubh, Infinium, Baladin Wayan, Vivre da Falke Bier, Founders Breakfast Stout, BodeBrown HopWeiss, Wäls Saison de Caipira.


REVOLUCIONÁRIO – Se sua Pai quer mudar o mundo custe o que custar ele tem que ter uma cerveja a altura no dia dele. Existe hoje uma forte tendência mundial a exploração dos estilos. Sem seguir muito parâmetros previamente definidos. Por que não inovar ou então, porque não revolucionar.

Algumas cervejarias já têm essa tendência a anarquia consciente. Se podemos fazer mais, porque não fazer então? Assim algumas cervejarias se destacam, usando o convencional e o não convencional nas receitas de cerveja. Seja na postura de marketing do produto, dizendo em alto e bom som, que não vieram para ficar fazendo média. As cervejas geralmente são revolucionárias e inspiradoras, visto a alta qualidade delas. Então apresente a seu Pai mais estas militantes cervejeiras, acredito que ele também vai vir para este lado da força.

Exemplos comerciais: Bodebrown Cerveja do Amor, Dum Petroleum, Wensky Old Ale, 2 Cabeças Hi-5.


ESPORTISTA – A cerveja durante grande parte de sua existência foi considerada um alimento. Algumas pessoas ainda a consideram um alimento. Não faz muito tempo que começou a ser considerada uma bebida alcoólica. Apesar disso a cerveja é extremamente rica em minerais, proteínas, etc.

Para manter a linha do Pai esportista, temos no Brasil a Erdinger Sport, é a primeira cerveja isotônica para atletas e para todas as pessoas que buscam uma vida saudável. Livre de aditivos químicos, gordura ou colesterol, mantém o sabor original da cerveja de trigo e contém apenas 25 Kcal por 100ml. Ideal para ser consumida após o esporte, ela contém todas as vitaminas do Complexo B, além de minerais como Potássio, Fósforo, Magnésio, Sódio e importantes aminoácidos. 

Além das cervejas "sem álcool", qualquer cerveja com baixo teor alcoólico, bebida em pequenas porções, tem diversas ações benéficas ao nosso organismo. Aposte nas que possuem zero componentes químicos.

Exemplos Comerciais: Erdinger Sport - Teor alcoólico:0,39%.


ESTRESSADO – Hoje em dia, as horas passam e você não conseguiu resolver tudo o que precisava, o dinheiro entra e sai muito rápido da conta, realmente tem Pai que não agüenta e estressa muito.

Para este Pai os ensinamentos dos monges trapistas são a melhor forma de passar um pouco de paz enquanto degusta sua cerveja. A vida dos Trapistas segue o príncipio fundamental do ora et labora, vivendo em grande austeridade e silêncio, orientada para a experiência do Deus vivo. Esta "atividade" é chamada de contemplação, isto é, a busca contínua da união com Deus. Uma das únicas formas de ter um pouco mais de paz, por isso um sofá e uma bela cerveja trapista farão com que seu Pai estressadinho viva pelo menos o dia dele em grande paz e silêncio.

Exemplos comerciais: Chimay,Orval, Achel, Westmalle, Rochefort e La Trappe, todas com variadas versões.

UM ÓTIMO DIAS DOS PAIS A TODOS, QUE FAZEM DA VIDA EM FAMÍLIA UM MOMENTO MÁGICO. PARABÉNS AOS AMIGOS CERVEJEIROS QUE PELA PRIMEIRA VEZ IRÃO COMEMORAR A DATA, UM BRINDE.

Um comentário:

Daphne Alvarez disse...

Olá meu nome é Daphne, trabalho na NoTopo.com, uma agência focada em tráfego e performance, e temos interesse em ter o press kit de vocês, pois temos clientes interessados no segmento de vocês, e achamos o conteúdo do seu blog muito bacana.
Além disso, gostaríamos de já receber material sobre tamanhos de banners aceitos e outros formatos com os quais vocês trabalhem.
Com relação ao formato de trabalho, vocês estão abertos a negociar o valor em CPC e CPA?

obrigada desde já, e aguardamos seu contato pelo e-mail daphne@notopo.com