segunda-feira, 21 de julho de 2008

Dicas de Inverno - Strong Ale e Parmesão.

Encontramos nas cervejas diversos aromas e sabores presentes nos queijos. A carbonatação estimula as papilas gustativas acentuando os complexos sabores existentes no queijo. E o queijo por ser gorduroso deixa uma camada na boca revestindo-a, a carbonatação consegue "limpar" esta gordura, deixando o paladar pronto para um próximo pedaço e coloca harmonia entre os sabores presentes, tanto da bebida, quanto do queijo.Há muito tempo o pão é um dos melhores alimentos para se harmonizar com queijo e assim como a cerveja o pão é feito a partir de cereais, além do mais a cerveja é também conhecida como "pão líquido", por isso a facilidade na harmonização de cervejas com queijos.


As cervejas Strong Ales são muito versáteis na hora de harmonização com queijo, suas principais características, o frutado, notas adocicadas, condimentadas, baixo amargor e seu alto teor alcoólico ajudam muito a completar o paladar do queijo, para isso creio ser interessante harmonizar com queijos com maior tempo de maturação de textura mais consistente, que possua tons frutados e bom teores de sal.


Delirium Tremens é uma forma de perturbação mental passível de ocorrer em alcoólatras, quando estes ficam em abstinência de álcool e também pode ocorrer nos viciados em ópio, é caracterizada por tremores, suores, entre outros sintomas.
Porém este é o nome de uma das cervejas fabricadas na Cervejaria Huyghe que fica na Bélgica, ela foi lançada em 26 de dezembro de 1989, se tornou mundialmente famosa em 1998 quando foi eleita em Chicago a melhor cerveja do mundo. Sua venda foi proibida nos EUA devido ao nome, voltou ao mercado americano depois com o nome de Mateen.
A Delirium é uma Belgian Strong Ale com boa presença de malte, caráter frutado e levemente doce, e sua potência alcoólica (8,5%) foi bastante pertinente para esta harmonização.
O Parmesão é um queijo de origem italiana e suas principais características são o baixo teor de umidade e a textura granular. Este queijo nasceu no Vale do Pó por volta de 1200 ou antes, esta região era considerada o centro mais importante de fabricação de queijos na Europa. A massa é dura, compacta e quebradiça, de cor amarelo-palha, tanto o aroma quanto o sabor são picantes e fortes, a maturação do queijo Parmesão dura de 6 a 12 meses.


A harmonização por contraste aconteceu perfeitamente, pois possuíam características distintas, o salgado x doce, entretanto havia algumas características parecidas, trazendo muita harmonia na degustação, o parmesão com característica salgada, picante e notas adocicadas encontrava na Delirium Tremens equilíbrio, pois o salgado era gradativamente anulado, enquanto os toques adocicados de ambos se completavam e a textura um pouco oleosa do queijo tinha o alto teor alcoólico pela frente que limpava e deixava o paladar quase neutro para mais um pedaço, restava um leve adocicado e uma prazerosa sensação quente proveniente do picante do queijo e do álcool da cerveja.

4 comentários:

Marcos disse...

Grande Feijão, aonde vc conseguiu a Delirium?

Nos vemos sábado no Germânia.

Forte abraço,
Marcos O. Jr.

Paulo Feijão disse...

Fala Marcos,

Olha só, esta Delirium eu consegui em um empório dentro do mercado municipal de Joinville no começo deste ano, porém tinham apenas duas garrafas e pela resposta da vendedora não iriam ter mais, infelizmente.

E com certeza sabado estaremos lá no Germânia.

Abraços

Rodrigo Campos disse...

Olá Feijão,

Este post me interessou muito, pois tenho uma garrafinha da Delirium Tremens guardadinha aqui em minha adega esperando para ser degustada.
Esta eu consegui no El Corte Inglês de Barcelona (3 Euros).

Abraços.

Rodrigo Campos
Fortaleza - CE

Paulo Feijão disse...

Rodrigo,

Que bom que tem uma cerveja com esta complexidade, é muito bom degusta-la, só lhe dou uma dica, não a deixe guardada muito tempo, apesar de sua complexidade e alto teor alcoólico ela perde bastante as características originais, digo isso pois uma outra vez guardei uma e ela ficou bem diferente do que realmente era, resumindo não ficou boa.
Obrigado pela visita.