terça-feira, 10 de junho de 2008

Waterloo Double e Triple

Em 18 de junho serão completados 193 anos da batalha de Waterloo, que praticamente decidiu o futuro da Europa, a batalha ocorreu no planalto de Mont Saint Jean, hoje campos de centeio na Bélgica, fica ao sul de Bruxelas. De um lado Franceses liderados por Napoelão Bonaparte e do outro uma aliança de alemães, holandeses, prussianos, ingleses e belgas. Este é um breve resumo da história desta guerra que dá nome a esta cerveja.

A fermentação da Waterloo leva de 4 a 5 dias. Depois vem a maturação que ocorre a uma temperatura de 0°C durante 3 a 5 semanas. A fim de eliminar um pouco da turbidez e dar mais brilho a cerveja é filtrada após a maturação.
Depois desta filtração, a cerveja fica estocada em tanques para daí então serem engarrafadas.
Antes de encher a garrafa uma pequena quantidade de açúcar e levedura é adicionada a cerveja, que consequentemente sofre uma segunda fermentação na garrafa. Após o preenchimento, a refermentação irá trazer mais características a cerveja, tanto aromáticas, quanto no paladar.
Após o enchimento, as garrafas são estocadas em salas quentes a uma temperatura constante de 25°C, ficando de 12 a 14 dias, só daí estará pronta para o consumo.

As duas cervejas da Waterloo comercializadas, tanto a Dubbel quanto a Tripel, pelo que parece são produzidas dentro da cervejaria Du Bocq na Bélgica, entretanto creio que a marca não pertença a cervejaria, deve pertencer a Belgian Beer Tradition, que além da Waterloo tem a Ramée que também é comercializada no Brasil, a Brussels e a Blanche Des Moines. O que acontece é uma produção destas marcas dentro do espaço ocioso da produção na cervejaria, para a Belgian Beer Tradition. Existem outras parcerias como esta na Bélgica, de fabricar-se determinada marca de cerveja para uma empresa, dentro de uma cervejaria já existente. Enquanto tento descobrir, segue abaixo impressões:
Cerveja: Waterloo
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Tripel
Álcool: 7,5%
Cor: Dourada, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Média formação, média duração.
Aroma: Leve frutado, Maça verde, notas de lúpulo.
Paladar: Médio corpo, doce, malte, leve acidez, baixo amargor, sensação residual com agradável doçura equilibrada com o álcool.
Comentário: Cerveja agradável, entretanto há outras cervejas do estilo no mercado que valem mais a pena.
Cerveja: Waterloo
Apresentação: Garrafa 750ml.
Tipo: Dubbel
Álcool: 8,5%
Cor: Escura, tons vermelhos, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação e duração.
Aroma: Chocolate, caramelo, doce, fermento.
Paladar: Bom corpo, picante, chocolate, álcool, doce, baixo amargor, sensação residual quente.
Comentário: Boa cerveja, na oportunidade foi degustada com chocolate amargo, um casamento perfeito, esta Dubbel remete muito ao chocolate em seu aroma e paladar, por isso a ótima harmonização, um realçando o sabor do outro. Há um bom equilíbrio também, pois, não apresenta os 8,5% de álcool no paladar, só ao final dando uma sensação quente, ótima para o inverno.

Nenhum comentário: