terça-feira, 17 de junho de 2008

Klin Kokos

É importante ressaltar é que a cervejaria Ø Nøgne conseguiu introduzir a cultura cervejeira na Noruega. Não havia India Pale Ale, nem Porters, Imperial Stouts, Pale ales. A maioria dos noruegueses simplesmente não sabiam que esses estilos de cerveja existiam. Quando fundaram a Nøgne Ø, todos pensaram que não teriam chance de sucesso, afinal como é que iria se vender produtos na qual a maioria nunca tinha ouvido falar, ainda mais em um mercado em que é proibido informar sobre a existência desses produtos. Publicidade de bebidas alcoólicas é proibida na Noruega, e cervejas com até 4,5% álcool são vendidas em supermercados, passando deste percentual só pode ser comercializada em locais específicos.
Porém as coisas parecem ter mudado um pouco, revistas e jornais estão começando a falar sobre cervejas, os restaurantes estão cada vez mais focados em harmonizações de cerveja com os alimentos, e as pessoas começaram a procurar, pesquisar sobre cerveja.


Ø Nøgne teve um crescimento significativo desde sua fundação em 2002. Já produziram mais de 20 estilos diferentes de Ales, e exportam mais de 70% da produção total. A diversidade sempre foi um dos principais objetivos da cervejaria e o objetivo não é se tornar a maior, mas sim a melhor.


O nome deriva das duas primeiras linhas do famoso poema “Terje Vigen” que o escritor norueguês Henrik Ibsen fez. Na língua que foi escrito o poema, um dialeto antigo, "Ilha Virgem" tem a escrita: "nøgne ø", que dá nome a cervejaria.
Este foi o nome escolhido pois, a cervejaria está situada na própria cidade onde Henrik Ibsen viveu quando ele escreveu o poema. O poema conta sobre a viagem de um homem que foi ao mar para procurar outras ilhas a fim de encontrar comida e o que ele fez quando decidiu atravessar o mar agitado e temido foi uma atitude contra tudo e todos. E quando a Cervejaria foi inaugurada em 2002, oferecendo estilos, sabores e cores diferentes ao mercado conservador que existia, pode-se considerar que foi "contra todas as probabilidades", daí com a semelhança de “coragem” utilizaram o nome. A cervejaria produz outros estilos muito interessantes e diferenciados. Agradecimentos ao cervejeiro Claudio Zastrow, e segue abaixo impressões


Cerveja: Ø Nøgne Klin Kokos
Apresentação: Garrafa 500ml.
Tipo:Ale (Porter??)
Álcool: 6%
Cor: Escura, negra, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Notas doces, coco, chocolate, malte.
Paladar: Médio a baixo corpo, doce, torrado, coco, sensação residual com agradável amargor.
Comentário: Cerveja diferente, porém o aroma e o paladar de coco destacados deixavam características bem artificiais, trazendo uma impressão de cerveja industrial.

Nenhum comentário: