quinta-feira, 12 de junho de 2008

Último Gole


Confraria Cervejasnet

A Confraria Cervejasnet é um “clube” para apreciadores de cervejas diferenciadas criado com a finalidade de proporcionar o crescimento da cultura cervejeira através da troca de conhecimento, informações, degustação de novos produtos, descoberta de novos produtores e antecipação de lançamentos, fazendo com que a distância geográfica não seja impedimento para que isto ocorra.
A confraria fará envios mensais para o confrade degustar produtos selecionados por nosso caro amigo Edu Passarelli que junto ao Cervejasnet está trazendo esta novidade. A associação consiste na inscrição através do site, pagamento de uma “mensalidade” que dependendo da região varia o valor, para daí começar a receber mensalmente, direto no endereço que indicar, duas garrafas de cerveja selecionadas, ficha de degustação preenchida e uma receita de prato para harmonizar com cada cerveja tudo indicado pelo Edu Passarelli.
Além disso, terá acesso exclusivo a áreas restritas do site da confraria, informações exclusivas sobre degustação, participação no fórum de discussão. E terá isenção de frete em suas compras no site do Cervejasnet e tem um desconto especial de 5% em suas compras lá. O frete é gratuito desde que a compra for enviada juntamente com o envio das cervejas da Confraria. Para maiores informações acesse o site da Confraria aqui.

Brasil Brau 2009

A Brasil Brau 2009 - X Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja é o maior encontro nacional de negócios deste setor, promovendo o setor cervejeiro brasileiro como um dos melhores de todo o mundo, e olha que chegaremos lá. Com empresas, associações, cervejarias e instituições de renome mundial, a feira cria um ambiente de grande intercâmbio tecnológico e profissional, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia, produtos e serviços para a indústria cervejeira. Justamente por reunir toda a cadeia produtiva da cerveja, a Brasil Brau 2009 proporcionará excelentes oportunidades de relacionamento comercial seja com compradores, profissionais técnicos, formadores de opinião e Micro Cervejarias, além de executivos com alto poder de decisão. O evento ocorrerá no dias 23, 24 e25 de junho de 2009, no horário das 13h às 20h no Centro de Convenções Frei Caneca, no mesmo local que ocorreu ano passado e onde o oBIERcevando pode participar, veja aqui, as informações, inscrições, patrocínios estão abertas, quem quiser conferir é só acessar o site oficial do evento aqui.

Acerva Catarinense

A força dos cervejeiros caseiros no Brasil já fato e demonstra resultados, o último episodio desta força foi a alteração do texto no site da gigante Ambev que alegava ser praticamente impossível fazer cerveja boa em casa, pura alienação. Em um movimento comum as Acervas mandaram uma carta de repudio ao texto, e a empresa politicamente respondeu que faria alteração no conteúdo do texto, e realmente fez.
E não é a toa que a cada dia as listas de cervejeiros caseiros aumentam, e como militante e incentivadora do movimento temos a Acerva – Associação dos Cervejeiros Artesanais, a primeira foi a Carioca, depois a Mineira, veio a Paulista, Gaúcha e a mais recente a Catarinense que assim como todas vem com força fomentando ainda mais a cultura cervejeira em Santa Catarina, estado abençoado com boas micro cervejarias e uma cultura na qual a cerveja faz parte. Fundada e situada em Florianópolis em 17 de Maio de 2008, estou atrasado em divulgar, conta com “diretores regionais” nas demais regiões do estado, ficando fácil o acesso a quem estiver disposto a conhecer mais sobre a associação e participar. Quem tiver interesse pode mandar um e-mail para cervejeirosfloripa@googlegroups.com.


III Concurso Nacional de Cervejeiros Caseiros da ACervA

Falando em Acervas, a ACervA Mineira será responsável por organizar em 30/08/2008 o III Concurso Nacional da ACervA, que deverá acontecer em Belo Horizonte, os preparativos estão a todo vapor, e teremos este com um dos maiores eventos cervejeiros do ano, e a participação de todos é primordial.
Foram estabelecidos os seguintes estilos para participação no concurso:
14-A - English IPA (prestigiando a escola inglesa)
15-A - Weizen (escola alemã)
18 - Belgian Strong Ale (prestigiando a escola belga)
A definição das garrafas, regulamento e outros informações serão divulgadas em breve, no mailing ou site das Acervas.
O que está pré-definido, entretanto existe possibilidade de mudança, é que os cervejeiros deverão entregar a partir de 4 garrafas com volume mínimo 300 ml, de cor âmbar e sem qualquer inscrição ou logomarcas. Assim poderão ser garrafas de 300ml, 500ml, 600ml, etc.
Tanto o estilo English IPA quanto o Weizen também serão estilos do Concurso Nacional Argentino, que ocorrerá no dia 15/08/2008, o que possibilitará um inédito intercâmbio entre cervejeiros do Brasil e da Argentina.

Mais informações deve acessar o link:
http://acerva.com.br/concurso/Reglamento_Concurso_Argentina_2008_final_2.doc


Curso em SP do Paulo Schiaveto
Após os ótimos dois primeiros cursos com os amigos homebrewers de Belo Horizonte, este mês teremos a oportunidade de receber o Mestre Cervejeiro Paulo Schiaveto para promover o curso na cidade de São Paulo, com a ajuda do pessoal da Acerva Paulista, abaixo detalhes do curso e e-mail para contato.
Carga Horária: 20 h
Conteúdo do curso:
Conceitos fundamentais
Procedimentos
Matérias-Primas
Aditivos e adjuvantes de processo
A fabricação de mosto
Fermentação
Processos Pós-Fermentação
Principais aromas, sabores e off-flavors na cerveja
Datas e horários:
27/06/08 - 18h30 às 22h30
28/06/08 - 9h00 às 18h00
29/06/08 - 9h00 às 18h00
Preço: R$800
Associados da Acerva - R$ 750 (3x)
Inscrições: e-mail para faq@acervapaulista.com.br
Mais informações: Blog do Paulo Schiaveto

Nenhum comentário: