sábado, 19 de maio de 2007

Harmonização: Tacos e Weihnachts Ale



Tomando como base a tortilha de milho, o taco é a figura mais representativa da comida mexicana. Originário da terra caracterizada pela cultura do milho.
A simplicidade, originalidade e fácil manejo, convertem ao taco em alimento indispensável para a dieta do mexicano.O taco é um legado da alimentação asteca que tem permanecido até nossos dias e que não só tem um grande valor na dieta dos mexicanos, mas também agrada aos paladares estrangeiros em especial ao brasileiro.
Comer um taco parece uma coisa simples, mas, até o jeito de "agarrar a tortilla" tem o seu segredo. O escritor Escalante Flores no seu livro sobre comida mexicana, resume as regras para poder desfrutar de um bom taco: "Pegue com os dedos e dobre uma das suas partes para não vazar o recheio.

Embora a tortilla tradicional é feita unicamente com a farinha de milho, muitas pessoas lhe acrescentam fabas, grão de bico, lentilha, feijão e papa (batata) para enriquecer o sabor.

No dia 31 de março de 2007 foi comemorado no México o Dia do Taco. Os mexicanos fizeram festas em homenagem a esta delicia tão famosa no mundo todo.

A Weihnachts Ale é uma cerveja de Natal Produzida pela Cervejaria Sudbrack, que produz as cervejas Eisenbahn, é uma cerveja do estilo Amber Ale, com teor alcóolico de 6,3% .

A tradição de fazer cervejas especiais de Natal na Europa vem dos antigos mosteiros, responsáveis até hoje, por algumas das melhores cervejas do mundo. Na época, os monges separavam os melhores ingredientes do ano e faziam uma cerveja especial para festejar o nascimento de Cristo.

A harmonização casou de forma perfeita, resolvi escolher a Weihnachts pois sabia de suas características lupuladas, seu bom corpo, e por ter toques frutados, que na minha opinião, suaviza o apimentado do prato, porém deixando o presente.

Outro ponto interessante foi como o tempero da carne, que levou cominho, da guacamole, que tinha coentro, e da tortilha de milho, com temperos marcantes, interagiam perfeitamente com um belo gole da Weihnachts, o sabor deles ficavam presentes, o bom paladar frutado da cerveja, com médio amargor, ficaram em perfeita sintonia.

Nenhum se sobressaia sobre o outro, deixando o paladar fresco para mais uma mordida no Taco, foi uma experiência muito interessante, merecedora de ser testada outras vezes.