domingo, 25 de janeiro de 2009

Thor

Quando ganhei esta cerveja do Botto, fiz uma entrevista com ele aqui, não imaginava o que ela viria a se tornar, no inicio já havíamos experimentado e comprovado que era uma das melhores cervejas produzidas pelo caro amigo, e como todas as suas cervejas o nome é mitológico e seu nome foi escolhido a dedo.

“Thor é personagem clássico da mitologia nórdica-germânica, e, filho de Odin, representa força, com seu martelo mágico. Curiosamente há um conto que diz que Thor certa vez subiu até o Castelo do Gigante Hymir para dele roubar um enorme caldeirão, com o qual se fez cerveja e hidromel para presentear os Deuses e o povo. Thor tinha ainda uma carruagem puxada por dois bodes, Tanngnost e Tanngrisni. Nome melhor não poderia haver, logo, pra designar um estilo de cerveja tipicamente germânico, forte no malte e no álcool, chamado de doppelbock, ou em bom português dois bodes, ou duas vezes bode, tal como os dois bodes da carruagem do Thor mitológico”.
Estas são as palavras do Botto explicando sobre o nome desta bela cerveja, que já pode participar de uma competição em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, e conquistar a 3ª colocação na Bockfest Competition, um concurso tradicional norte americano voltado apenas para as cervejas do estilo Bock, daí ficou comprovado que era uma ótima cerveja.

Certa vez a cara Cilene Saorin tomou e comentou que a Thor tinha estrutura para ficar guardada durante algum tempo, e com uma dica desta não pensei duas vezes em pegar um dos exemplares e guardar, e assim depois de um ano e meio da sua produção e várias tentativas de furto deste ultimo exemplar, inclusive com um falso Xavier implorando pela garrafa, resolvi colocar a prova, tínhamos outros dois exemplares do estilo para uma comparação de diferenças, a complexidade contida da Thor impressionou a todos, até mesmo quiseram confirmar se ela era uma lager, pois é, era uma lager porém com uma complexidade de ALE. Seu rico aroma, seu corpo robusto, seu paladar equilibrado tento descrever abaixo:
Cerveja: Thor – Botto Bier
Apresentação: Garrafa 500ml.
Tipo: Doppelbock
Alcool: 9%
Cor: Escura, tons avermelhados, limpa, brilhante.
Espuma: Ótima formação, duradoura.
Aroma: Doce, malte, notas torradas, ameixa, leve álcool, complexo.
Paladar: Ótimo corpo, malte, chocolate, frutas maduras, torrado, quente do álcool, ótimo doce residual, sensação residual doce com leve torrefação.
Comentário: Os outros dois exemplares, um nacional e outro alemão, também ficaram em guarda porém durante um período menor de tempo, no mesmo local aonde a Thor permaneceu por um ano e meio, ambas haviam perdido muito as características, inclusive uma estava imprópria para consumo, ficou de fora. Outras pessoas que degustaram não acreditavam que a cerveja havia sido feita em uma panela, ficou guardada um ano e meio e tinha tanta complexidade em seu sabor, Botto faz o favor de fazer mais algumas levas desta cerveja, com certeza todos que tomarem irão agradecer. Que pena que este foi a ultima garrafa desta produção.....
Mais informações: Blog do Botto

6 comentários:

Jean disse...

Prezado Feijão,

Quer dizer que você acabou com o último Moikano??

Fazer o quê, né? São os ossos do ofício... e que ofício!!!

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Fala Jean,

Para você ver né, e olha que tentaram de todas as formas leva-la de mim, mas fui forte e consegui guarda-la.

Abraços

... disse...

Hahahahaha eu sei que uma dessas formas foi muito engraçada. Tinha um cara que queria porque queria tomar a cerveja do "Bróto" e fez uma ligação para Blumenau.
Abs

Paulo Feijão disse...

Bob,

Exatamente e o pior é que o cara se passou pelo Xavier, e não é que lembra mesmo ele hahahahaha

Abraços e obrigado pela visita.

Botto disse...

Fala, Feijones. Poxa, to pra fazer esta receita novamente há mais de ano, e sempre a deixo pra depois, na correria que ando. Foi sem dúvida a mais difícil, gratificante e melhor cerveja que fiz, acho.
Quando fizer vamos combinar de bebermos juntos.
abração,
Botto

Paulo Feijão disse...

Botto,

Com certeza ficarei com uma grande expectativa desta nova leva.

Obrigado pela visita.