domingo, 11 de janeiro de 2009

Old Tom


Foi em Stockport, precisamente em 29 de Setembro de 1838 que Frederic Robinson comprou um pub com fabricação própria de cerveja, este foi o início de uma empresa cervejeira que se tornou uma das maiores no Reino Unido. Agora já passa pela quinta e sexta geração da família, a empresa continua a desenvolver-se e ganhar prêmios pelo mundo.

Segundo um relato do Beerhunter Michael Jackson a atual fábrica de cerveja, foi construída na década de XX. Os sacos de malte são levantados por um equipamento que parece um elevador de passageiros e leva para o ultimo andar do prédio, aonde fica a “cozinha” da cervejaria. Os grãos passam por um moinho comprado em segunda mão quando a cervejaria foi construída, em seguida todos os processos ocorrem por gravidade, filtração, fervura, fermentação e maturação, ocorrem em andares diferentes. Estas fases quando acontecem são auxiliadas por escotilhas levantadas por correntes e equilibradas por contrapesos.

A Cervejaria produz 16 cervejas diferentes, mas a galinha dos ovos de ouro é a Old Tom que é produzida desde 1899 e ano passado ganhou no World Beer Awards como a melhor Dark Ale, em 2005 pela segunda vez ganhou um concurso produzido pela CAMRA como a melhor cerveja de inverno do Reino Unido.
A Old Tom tem o desenho de um gato serigrafado em sua embalagem. Segundo relatos também de Michael Jackson, a ligação do gato a cerveja diz respeito ao comum hábito que as cervejarias tinha no passado, em possuir um felino como animal de estimação, para assim eliminar ratos que atacavam os estoques de maltes. Em visita ao QG da OPUS em Florianópolis, o Murilo trouxe um exemplar desta bela cerveja que degustamos e deixo minhas impressões abaixo:
Cerveja: Old Tom
Apresentação: Garrafa 330ml.
Tipo: English Strong Darl Ale
Álcool: 8,5%
Cor: Castanho, marrom, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Malte, Chocolate, frutado, doce, leve torrado, traços de lúpulo.
Paladar: Ótimo corpo, malte, chocolate, leve doçura, licorosa, vinho do porto, frutado, picante, sensação residual com agradável e longo amargor equilibrado com notas doces.
Comentário: Cerveja excpecional, não é a toa que é famosa pelas suas qualidades, não é importada para o Brasil, mas fica a dica.

Um comentário:

Marco Zimmermann disse...

Feijão,

Valeu pela visita e pelas cervejas! Realmente, a Old Tom agradou bastante!
Me disseram que tu secou o postmix de amnésia depois que eu saí! Conseguiu achar o caminho de casa? rs

Abraços!

Marco