Todos os chopes presentes também no evento festivo de oficialização da ACASC e apresentação da diretoria.
Já havia algum tempo que estava sendo sondada a constituição de uma associação de Cervejarias Artesanais em Santa Catarina, pois o estado é berço de renomadas cervejarias do cenário brasileiro. Afim de estruturar mais as reivindicações e necessidades era necessário organizar-se e por isto foi criada a ACASC. A associação realizou ato constitutivo na quarta-feira, dia 30 de Julho de 2008, no Restaurante Park Blumenau. Além da constituição da entidade foram aprovados estatutos sociais, definição da diretoria e Conselho Fiscal. No dia 13 de Agosto aconteceu o ato “festivo” para apresentação da primeira diretoria da ACASC - Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina, instituição civil de âmbito estadual sem fins lucrativos.
O presidente provisório da Acasc, Edgar Freitas não pertence a nenhuma cervejaria, foi unânime neste primeiro momento eleger um presidente "neutro", ele adiantou que a entidade foi formada para atender interesses da classe junto a órgãos públicos e promover intercâmbio de informações para aprimorar as tecnologias do processo de fabricação das cervejas. A Acasc terá sede em Blumenau, em Santa Catarina, no estado existem cerca de 16 cervejarias artesanais e desse total sete já se associaram. Abaixo um entevista com o Senhor Edgar de Freitas, presidente da entidade:
oBIERcevando - Qual serão os principais trabalhos da entidade?
Edgar de Freitas -
Abaixo coloco nossos pricipais objetivos:
I – Buscar a integração das micro cervejarias, fortalecendo a representatividade com sustentabilidade.
II - Congregar profissionais especialistas em tecnologia de cerveja e portadores de diplomas de instituições nacionais e internacionais reconhecidas, assim como aqueles que comprovem através de certificado ou outro documento ter participado de cursos e treinamentos efetivos que os habilitem como tal.
III - Promover atividades sócio-culturais e atividades técnico-científicas, visando a integração dos associados, e com objetivo principal de melhoria da capacitação profissional e maior aptidão frente a evolução tecnológica do setor, mediante a realização de reuniões de estudos e debates, cursos, seminários, encontros e congressos.
IV -
Preservar, consolidar e expandir as atividades dos profissionais cervejeiros junto às companhias cervejeiras e demais empresas do ramo, promovendo intercâmbio cultural e tecnológico entre os próprios filiados e com associações e entidades congêneres, estaduais e nacionais.
V –
Participar de todos os eventos que proporcionem a divulgação das cervejarias artesanais e do turismo no estado de SC.
oBIERcevando - Qualquer cervejaria de Santa Catarina pode se associar? E quais seriam os procedimentos?
EF - Sim, desde que sua produção não ultrapasse 200.000 litros/mês. Quanto aos procedimentos, deverá a cervejaria interessada apresentar seu cadastro e desde que seu perfil esteja de acordo com o estatuto, poderá fazer parte do quadro de associados.
oBIERcevando - A entidade entrará com ações a nível governamental, como incentivos e debate sobre os altos impostos pagos pelas microcervejarias?
EF - Com certeza, as ações a nível governamental fazem parte dos principais objetivos da associação.
A atual diretoria da entidade.
oBIERcevando - A atual e nova diretoria como ficou e ficará durante quanto tempo a frente da Associação?
EF - Pelo estatuto a diretoria eleita tem direito a quatro anos comandando a associação e ficou da seguinte forma:
Presidente - Sr. Edgard Louro de Freitas
Vice-Presidente – Brunhard Bork (Cervejaria Bork)
Secretário – Georg Sigmar Nuber (Cervejaria Heimat)
Tesoureiro – Emerson Bernardes (Cervejaria Das Bier)
Diretor de Comunicação – Mauricio Zipf (Cervejaria Schornstein)
Conselheiro Fiscal – José Carlos Zen (Cervejaria Zehn Bier)
Conselheiro Fiscal – Mauro Perosa (Cervejaria Wünderbier)
Conselheiro Fiscal – Fernão Sérgio de Oliveira (Cervejaria Opa Bier)
Conselheiro Fiscal – Noelita Boschiroli (Cervejaria Heimat)
oBIERcevando - Como será o trabalho para divulgar a associação e trazer as cervejarias do Estado para participar? (Pergunta feita para Mauricio Zipf, Diretor de Comunicação da entidade)
MZ - Utilizaremos os meios eletrônicos disponíveis e todo nosso networking para estabelecer contatos que possibilitem a participação das demais cervejarias artesanais do estado na ACASC.
Nesta fase inicial nossa meta é identificar e convidar as cervejarias do estado para o fortalecimento da Associação. Um segundo estágio é a divulgação da ACASC em âmbito nacional para daí sim começar a obter benefícios diversos à seus associados
oBIERcevando - Na sua opinião é possível melhorar a situação para as microcervejarias do estado?
Edgar de Freitas - Sim, é possível melhorar a situação das microcervejarias do Estado, através de um trabalho efetivo de marketing, atuação juntos aos órgãos governamentais, visando a busca de um regime tributário específico para o setor de microcervejarias.
Representantes das cervejarias participantes, da esquerda para direita: Mauro Perosa da Wünderbier, Mauricio Zipf da Schornstein, Fernão da Opabier, José Carlos Zen da Zehn Bier, Emerson Bernardes da Das Bier, Brunhard Bork da Cervejaria Bork e Georg Nuber da Heimat.
oBIERcevando - Quais microcervejarias estão associadas a entidade até o momento?
EF - Abaixo relação das cervejarias que hoje fazem parte da associação:
CERVEJARIA - SCHORNSTEIN
LOCAL – POMERODE, RUA HERMANN WEEGE Nº 60
CERVEJARIA - BORCK
LOCAL – TIMBÓ, RUA POMERANOS Nº 1963
CERVEJARIA - HEIMAT
LOCAL – INDAIAL RUA MARECHAL DEODORO D FONSECA, Nº 1500
CERVEJARIA – DAS BIER
LOCAL – GASPAR, RUA BONIFÁCIO HAENDCHEN, Nº 5311
CERVEJARIA – ZEHN BIER
LOCAL – BRUSQUE, RUA BENJAMIN CONSTANT Nº 26
CERVEJARIA - WUNDERBIER
LOCAL – BLUMENAU, RUA FRITZ SPERMAN, Nº 155
CERVEJARIA – OPA BIER
LOCAL – JOINVILLE, RUA DONA FRANCISCA, Nº 11.560
oBIERcevando - Aonde será a sede da associação?
EF - Provisoriamente a sede será em Blumenau.
Acerva Catarinense marcando presença no evento em Blumenau.
oBIERcevando - E os Homebrews de Santa Catarina também podem se associar a instituição?
EF - Infelizmente ainda não se enquadram no estatuto da Associação.
oBIERcevando - E o consumidor, o cliente das cervejarias, o que ele pode fazer para ajudar ainda mais as microcervejarias do Estado.
EF - A partir do momento que a associação estiver cumprindo com seus objetivos, espera-se que o consumidor atue como um multiplicador.
Mais informações:
ACASC - Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina
Rua Trombudo Central Nº 260 - Sala M31
Bairro da Velha - Blumenau - SC
Fones: (47) 3328-2575 e (47) 9905-2575.