A cena cervejeira no Brasil cresce, isso não é novidade, podemos dizer que isso deve-se ao trabalho feito pelas micro-cervejaras de recriar estilos tão "comuns" em outros países e desconhecidos por aqui, com isso educam os consumidores brasileiros e trazem novos anseios, nova necessidade ao consumidor, agora se degusta, experimenta, vai-se atrás do novo, da nova marca, do novo sabor.
Grande parte do até então, acorrentado consumidor ficou ainda mais curioso, extramamente ansioso para este novo mundo foi dai que apareceram por aqui os Homebrewers ou Cervejeiros Caseiros.
Os Cervejeiros Caseiros vieram e começaram pequenos, como se fosse apenas para matar curiosidade e sua sede, porém começou a matar a sede dos amigos, daquele amigo do amigo e assim trouxe cada vez mais pessoas para este lado da "força". Hoje existe a Acerva que coordena diversas ações, são 05 Acervas pelo Brasil e existe o estudo da sexta no ES, isso demonstra que cada vez mais adeptos das panelas surgem e conseguem através do "boca-a-boca" ensinar as pessoas a degustar cerveja. Este grupo conta com tanta credibilidade que já foi possível mover montanhas, foi o ponto de vista não muito bem esclarecido de uma grande indústria cervejeira que criou um descontentamento na "classe", com apelo da Acerva, a indústria reiterou suas considerações e mudou o conteúdo do discurso.
O II Concurso Mestre Cervejeiro, na qual este ano o nobre companheiro que vos escreve será um dos juízes na competição, tem como meta trazer mais força, fomentar mais o mercado de Cervejeiros Caseiros que desempenham papel importante hoje na educação e posicionamento do consumidor cervejeiro.
A Eisenbahn disponibiliza este iniciativa para poder comercializar a "cria" feita na panela de algum brasileiro, ano passado o carioca Leonardo Botto foi o grande campeão, e apesar de não existir um retorno financeiro "imediato", o ganhador ganha méritos, tem seu nome no rótulo de uma das Cervejarias mais importantes do Brasil, uma boa quantidade do precioso líquido e claro uma experiência única, partindo destes pontos a participação já se torna válida.
Diferente do ano passado que não existia estilo definido, este ano para participar o concorrente terá que elaborar uma cerveja no estilo Robust Porter, será necessário o envio de "dois" litros da cerveja contra "quatro" litros do concurso passado, as incrições começaram ontem dia 10/09/2008, não existe cobrança de taxa, e podem ser feitas até 09/11/2008 no site da Cervejaria, para se increver ou ler o regulamento é só clicar na imagem acima, a avaliação das cervejas ocorrerá no dia 06/12/2008 em São Paulo no Bar Anhanguera.
É gratificante participar de mais este momento da cultura cervejeira nacional, agradeço a todos que diariamente, semanalmente ou mensalmente acompanham este informativo cervejeiro, desejo aos que se increverem boa sorte e que a força esteja com vocês.
2 comentários:
A Revista Beer, com logotipo na chamada, continua na realização?
Mestre Marco,
Foi a mesma pergunta que fiz ao saber do evento, e ela está sim ainda parceira do evento. Tentarei pegar mais detalhes e coloco aqui.
Abraços e muito bom ve-lo por aqui.
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