domingo, 16 de setembro de 2007

Último Gole


Eisenbahn
A Eisenbahn vem com boas notícias, a primeira é que a Fünf, ou Cinco, a cerveja desenvolvida para o aniversário da Cervejaria, do tipo Vienna, que passa pelo processo do Dry hopping, que confere a cerveja uma característica lupulada, tanto no aroma quanto no paladar, será o 12º produto de linha da cervejaria, sendo produzida o ano inteiro, ótima noticia.
A outra é que a já consagrada LUST vem em nova embalagem, ela será vendida também em garrafas de 375ml, facilitando o acesso a quem tem curiosidade em experimentá-la, e mais uma novidade é que a LUST terá uma edição especial, a “Safra 2006”, uma edição que ficou um ano maturando, desenvolvendo novos aromas, e sabores.


AlpenBier
Infelizmente agora é para valer, a cervejaria AlpenBier está oficialmente encerrando a produção de cerveja, diga-se a Cervejaria, pois o restaurante que existe no local continua com suas atividades, em conversa com Uwe um dos proprietários, o fechamento se deve aos altos impostos pagos, e triste justifica que o fechamento se deve meramente por questões financeiras, o equipamento será posto a venda, é um equipamento Húngaro, igual da cervejaria Borck, aqui de Timbó, capacidade para 8.000 l. e quem quiser arrematar, pode de quebra levar o nome da cervejaria junto. Mais informações no tel. ( 47 ) 3633-6290.


Bamberg
As notícias também que vem desta cervejaria, de Votorantin em São Paulo, são animadoras, lançaram meses atrás uma cerveja do estilo Alt Bier, e pelo que informou Alexandre Basso um dos proprietários, teve uma aceitação muito boa, e aproveitando o embalo já está maturando o outro estilo de cerveja deles, trata-se de uma Kölsch, as receitas são formulada pelo Mestre Matthias Reinold.
Mas se você pensou que terá que ir até Votorantin para experimentar a Pilsen, a Munchen, a Weiss, a Alt ou a Kölsch, seus problemas acabaram a cervejaria já está começando os testes da máquina para engarrafamento, provavelmente até o final deste ano será possível encontrar a Bamberg em pontos de venda especializados, uma boa pedida, tive a oportunidade de experimentar três tipos na Brasil Brau, o pilsen, o munchen e a weiss, aguardemos ansiosos por mais esta conquista da cervejaria.


Acerva Carioca
No próximo dia 29 de setembro, sábado, será realizado o II Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, promovido pela ACervA Carioca , a associação de cervejeiros artesanais do Rio de Janeiro. Será realizado no espaço Joá 3000 .
O evento será aberto ao público a partir das 13:00 hs, e durante todo o dia será servido um farto churrasco, buffet de frios e comidas típicas alemãs. Para beber, teremos à disposição cerca de 30 variedades de cervejas especiais, sendo cerca de 20 fabricadas pelos próprios membros da Acerva e outra dezena pelos patrocinadores, tais como as cervejarias Colorado, Bamberg, Devassa, Eisenbahn, Falke Bier e Weihenstephan. Tudo liberado, por um preço módico de R$50 o ingresso.
Se alguém tiver interesse, os convites e mais informações estão no site da ACerva Carioca, ou em contato pelo e-mail contato@acervacarioca.com.br
Convido-os a irem torcer, degustar as cervejas participantes e as outras que estarão disponíveis. Com certeza será um evento a ficar marcado, e entrar para história da cultura cervejeira nacional. O oBIERcevando com certeza não vai ficar de fora.


Great British Beer Festival
O festival que aconteceu no mês de Agosto, é um dos maiores festivais de cerveja do mundo, até por que, é o Festival do CAMRA, uma organização britânica que defende sua tradição cervejeira e as cervejarias no Reino Unido, a organização surgiu na década de 70 quando dois amigos freqüentando pubs e cervejarias começaram a notar que as cervejas estavam começando a perder o sabor, estavam ficando muito parecidas e cada vez mais se perdia a tradição da cerveja inglesa, hoje o Camra conta com 80.000 sócios pelo mundo, principalmente na Europa, são ativistas pela cultura cervejeira do país, pois se alguma micro cervejaria for comprada ou ameaçada de ser comprada por macro cervejarias, eles estarão lá defendendo e fazendo campanha para ajudar.
A trigésima edição do festival é um tanto diferente para quem está acostumado com poucos estilos e está fechado a experimentar novos sabores, aromas, porque é o Festival do Camra que defende a Campaign for Real Ale, e o que é Real Ale? Segundo Juliano que esteve por lá, Real Ale é o seguinte, é feito o mosto cervejeiro, daí ele é colocado em barris, e dentro dos barris é adicionada à levedura, e colocado geralmente em “salas” embaixo dos pubs, que ali passam por uma maturação, e depois é servido nos pubs, e neste caso os barris foram levados ao festival, e detalhe, não se pode utilizar gás para extrair a cerveja do barril, tem que literalmente “bombear” o líquido, como se estivesse tirando água do poço, o resultado disso é uma cerveja com pouca espuma, com uma carbonatação praticamente inexistente, teor alcoólico baixo e servido em temperatura de 14º a 20º.
Detalhe que só assim as cervejas participam do festival, tem balcão com uma infinidade de chopeiras de pequenos produtores, e também há o Bières Sans Frontières um bar dentro do festival que vende diversas cervejas, de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, neste ano representado pela Eisenbahn, porém é interessante ressaltar que a cerveja engarrafada britânica tem exemplares únicos dignos da honras da Rainha. Por isso o Camra é uma organização mundialmente reconhecida por todos os seus méritos.

Nenhum comentário: