quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jantar Colorado x Restaurante Figueira

A recepção montada no restaurante.


O Restaurante Figueira, que está se tornando um ponto tradicional da cultura cervejeira em Blumenau, realizou nesta ultima Segunda-Feira (31 de agosto) mais uma rodada de harmonização do Clube da Cerveja. Em parceria com o oBIERcevando o Clube da Cerveja convidou para seu terceiro encontro o chef João Leme e a beersomelier Cilene Saorin que junto ao chef prepararam uma harmonização com os rótulos da Cervejaria Colorado, que já tem 14 anos de estrada com chopp e apenas 2 anos engarrafando suas premiadas cervejas. Seus rótulos estão rankeados nas melhores publicações gastronômicas do país, eleitos com mérito entre os mais importantes concursos europeus.
Eu, Cilene Saorin e o amigo Rodrigo Nikima da Colorado.

O cardápio teve como entrada, salmão com espuma de caipirinha acompanhado da Colorado Cauim. O segundo prato servido foi um Gnocci ao molho de camarões que acompanhou a Colorado Appia. Para acompanhar a paleta de cordeiro recheada com cogumelo e nozes, foi servida a Colorado Indica (Índia Pale Ale). Com a sobremesa - mousse tiramissú – foi servida a Demoiselle, cerveja estilo Porter que leva café em sua formulação.
Salmão com espuma de caipirinha e Cauim.

A Cauim, cerveja do estilo pilsen que tem a Mandioca (Aipim ou Macaxeira) como um dos ingredientes teve um prato sutil, assim como ela, de acompanhamento, foi servido um Salmão com espuma de caipirinha, os dois se comportaram muito bem um frente ao outro, o prato tinha leve tempero, realçando o sabor do peixe, que recebia a cerveja e criava um terceiro sabor na união dos dois, ao final paladar limpo para a próxima garfada.
Gnocchi ao molho de camarões e a Appia.


A Appia, cerveja de trigo que leva mel em sua composição, recebeu como parceiro um Gnocchi ao molho de camarões, o molho que compunha o prato apresentava certo dulçor e também leve acidez e como a cerveja também possui estas características ficou um casamento perfeito, a gordura do molho era “combatida” pela cerveja e o paladar limpo mais uma vez aguardando a próxima garfada.
Paleta de cordeiro recheado com cogumelo e nozes e Indica


Na seqüência o dueto ficou a cargo da Paleta de cordeiro recheado com cogumelo e nozes e a Indica, famosa India Pale Ale nacional que tem a rapadura com um de seus ingredientes, “abrasileirando” o estilo. Esta talvez foi a menos “menos” empolgante das quatro harmonizações, pois funcionou apenas a função básica da cerveja cortar a gordura, faltou no prato um contraponto para “combater” o amargor da cerveja, que se destacou mais, porém nada demasiado, fazendo com que prato e cerveja fossem até o final.
Mousse Tiramissú e Demoiselle.

Para finalizar uma dupla infalível Mousse Tiramissú com a premiada Demoiselle, cerveja estilo Porter que leva café em sua formulação, o prato englobou a cerveja e vice versa, de uma maneira fantástica. As características que ambos tinham semelhantes como o café e chocolate eram realçadas quando se encontravam, entretanto havia o contraponto esperado, o doce do Tiramussú era “cortado” pelo amargor/torrefação da cerveja, deixando um leve residual torrado no paladar. Excelente combinação.

Nenhum comentário: