quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ultimo Gole

Minas Beer Fest


O Minas Bier Fest Festival de Cervejas Especiais de Minas Gerais que acontece neste final de semana pretende promover e incentivar as micro cervejarias artesanais do estado, proporcionando aos produtores possibilidade de adquirir novos conhecimentos, negócios e oferecer ao público amplo conhecimento da cultura cervejeira no país. Uma oportunidade especial para realçar a força da cena cervejeira Mineira.
É crescente o apelo em torno das cervejas especiais no Brasil. O momento é propício para consolidar este movimento em Minas, e em Belo Horizonte, que está firmando-se como um dos principais pólos cervejeiros do país. A primeira edição do Minas Bier Fest vai divulgar e fomentar novos negócios envolvendo as cervejas especiais mineiras. São elas: Artesamalt, Backer, Brusk, Falke Bier, Áustria/Krug Bier, Trovense, Wäls e a Acerva Mineira que é a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais.
O Evento acontecerá neste final de semana nos seguintes horários: Sexta-feira (31/10) de 18h às 24h, no Sábado (01/11) de 12h às 24h e no Domingo (02/11) de 11h às 20h.
O local do evento é no Domus XX - Br 040 (saída para o RJ - em frente ao Mixx Garden) que fica na Avenida Toronto, n° 20 - bairro Jardim Canadá.
Workshop Cerveja Caseira

Sabado passado ocorreu em Pomerode na Cervejaria Schornstein o workshop realizado pelo pessoal da Acerva Catarinense junto com a Cervejaria, na qual tive a honra de ser um dos palestrantes. O Evento foi um sucesso, dado o número de pessoas que compareceram, vindo de diversas cidades, mostrando que o “hobby” está contagiando bastante gente.
Durante o evento foi produzida uma cerveja do estilo ESB (Extra Strong Bitter) na qual a Opus, do Marco Zimmermann e o Murilo Foltran, ficaram em segundo lugar no Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn ano passado, todo o processo de preparo foi feito passo a passo no saguão da cervejaria. Durante as etapas do processo, os palestrantes puderam passar um pouco mais de informações para os participantes, que demonstravam bastante interesse. O Claudio Zastrow é quem ficou encarregado de falar mais detalhadamente sobre os ingredientes e do processo de fabricação em maior escala, depois veio o Raphael Tonera, com sua experiência na panelas, falar um pouco sobre suas produções, detalhar sobre os concursos que participou e do título este ano em MG. E por ultimo eu falei um pouco sobre o mundo da cerveja, sobre as principais escolas, sobre estilos de cervejas mais “incomuns” e sobre a cena cervejeira no Brasil.
Foi um dia de muito aprendizado e troca de experiências e brindes, foram sorteados aos participantes as três trapistes Westvleteren (6,8,12) gentilmente trazidas pelo Claudio Zastrow e um Kit para fazer cerveja da Brasil Ways.
E claro agradecer a equipe da WE consultoria que gentilmente participou e trouxe insumos para o preparo da cerveja. Uma tarde muito boa e que trouxe mais pessoas para este lado da força. Parabéns a todos pelo evento, devido ao sucesso em breve ocorrerá outro, mais informações no decorrer das semanas.


Campanha Bavaria Premium

As poucas cervejas industriais que ainda tem algo a mostrar no Brasil, fazem parte sim, do dia a dia da maioria dos cervejeiros de plantão. A Bavaria Premium é uma delas, se ela mudou? Talvez só o mestre cervejeiro encarregado de sua produção saiba.
A cerveja está com uma nova campanha no ar para divulgar a marca, conta com um site e também um blog aonde foram escalados seis blogueiros dos mais variados assuntos, conhecidos por fazerem posts com qualidade “premium”, assim como a cerveja. O blog é apenas patrocinado pela cerveja, eles não tem obrigação nenhuma de falar bem da cerveja em questão.
Por último houve a reformulação do site da bavária premium, com uma navegação bem
interessante e bonita, vale a pena conferir aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena que perdi o Workshop. Espero que tenha outra oportunidade futuramente.

Renata Rolim disse...

Ah que inveja desses workshops ai da região! Aqui em sp não rola nada disso...

que bom que vc gostou da campanha da bavaria premium! Valeu!

bjos!

Paulo Feijão disse...

Ricardo,

Realmente um pena que tenha perdido, mas pode ficar tranquilo que logo ocorrerá outro.

Renata,

Existe a Acerva Paulista ai em SP, e eles organizam alguns eventos ligados ao assunto, quando ficar sabendo do próximo lhe aviso.
E achei de muito bom gosto a campanha da Bavaria Premium, fugiu da coisa Mulher, calor e futebol.

Abraços e obrigado pela visita.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Foi um prazer conhecê-lo no "badalado" workshop, carinhosamente elaborado pela ACervA Catarinense. Parabéns pela palestra!!

Até eu, arriscarei produzir cerveja com o auxílio do nosso colega Raphael Tonera. Além dos pães, agora também teremos mais cerveja no www.paoecerveja.blogspot.com.

Que venham mais eventos da ACervA!!

Um grande abraço,

Jean Claudi.