quarta-feira, 3 de setembro de 2008

III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais em BH

Eram 1280 quilômetros para chegar a Belo Horizonte e depois mais 1280 para voltar, sabíamos do longo percurso que percorreríamos, de Florianópolis saiu a “comitiva” de árduos guerreiros da cultura cervejeira nacional, mais completo não poderia ter sido este longo percurso, no ônibus tinha instalado uma chopeira já jorrando cerveja artesanal.

Os militantes cervejeiros da Acerva Catarinense no início da viagem.

As cervejarias de Santa Catarina, presentes no evento (Bierland, Chopp Ilhéu, Das bier, Heimat, Moçambique, Schornstein, e Zehn Bier) foram fundamentais para que a Acerva Catarinense estivesse muito bem representada no III concurso de Cervejas Artesanais que foi realizado em Minas Gerais, sábado passado, por isso agradecemos a colaboração.
Após muitos quilômetros, chegamos ao sitio sossego, realmente um local muito sossegado, mas de chegada não muito sossegada devido ao seu acesso, fica bem escondido entre a natureza local.
O local contava com ótima infra-estrutura e bom espaço para circulação. A Cold Mix gentilmente cedeu as chopeiras para as cervejarias, com isso cervejarias de 05 estados estavam presentes, Ijuhy, Dado Bier, Coruja e Abadessa do Rio Grande do Sul; Das Bier, Eisenbahn, Bierland, Schornstein, Chopp Ilhéu, Moçambique, Zehn Bier e Heimat de Santa Catarina; Bamberg, Baden Baden e Colorado de São Paulo; Mistura Clássica, Arte Pura e Röter do Rio de Janeiro; Falke Bier, Wäls, Backer, Trovense, Artesamalt e Krug Bier de Minas Gerais. Além das cervejas importadas também servidas no evento, uma perdição nos gostos, aromas e estilos a escolher, isso tirando os Homebrews que marcaram presença com cervejas espetaculares, tanto no concurso, quanto servindo aos participantes do evento.

Começo do evento e já com um bom número de pessoas.

Foi um ótimo evento com grande acréscimo a cultura cervejeira nacional, os jurados na sua maioria pessoas ligadas a cerveja, mestre-cervejeiros, beer sommeliers, proprietários de microcervejarias e pessoas da imprensa que falam sobre cerveja, um corpo de jurados muito competente. As avaliações ocorreram durante todo o dia e foram avaliados três estilos de cerveja: IPA com mais de 40 inscritos, a Weizen com aproximadamente 30 inscritos e a Belgian Ale com seus sub-estilos, aproximadamente 35 inscritos, nesta o sub-estilo mais inscrito foi o Dubbel.

Juízes trabalhando e muito.


Durante todo o dia, muito sol, aperitivos de variados estabelecimentos mineiros que prestigiaram o evento, de carne de javali a trouxinhas de feijão tropeiro, além das famosas coxinhas do bar paulistano FrangÓ.

Lançamento da Tcheca causou alvoroço.

Foi um movimento de pessoas excelente, com formadores de opinião, cervejeiros, entusiastas, jornalistas, famílias, amigos e representantes de todas as Acervas, como antecipado, um evento a ficar marcado na história da cultura cervejeira, e tende a cada ano ser maior e com maior representatividade, taí um futuro Festival Brasileiro de cerveja, já que a qualidade e a quantidade de opções de cervejas era grande, mostrando que o mercado tende a migrar para cervejas de mais qualidade, mais personalidade e conseqüentemente mais sabor, bom isso a gente já imaginava.

Todos juntos esperando o resultado.


Os grandes vencedores do dia foram anunciados próximo ao final do evento, quando uma chuva torrencial quase fez Noé voltar a Terra e quase acabou com a premiação, “..fazia um mês que não chovia aqui, tinha que dar uma chuva desta hoje..” dizia Marco Falcone da Falke Bier.
Eventos da natureza a parte, finalmente foram anunciados os grandes vencedores e com a “globalização” do concurso este ano o título da Weizenbier foi para Peruano Marco que mora na Argentina, este intercâmbio também trouxe para o Brasil um prêmio, a Küdbier de MG arrematou o título na categoria IPA lá em Santa Fé na Argentina e como a organização do evento ainda não conseguiu se reunir após o evento, fato que deve ocorrer nesta semana foram divulgadas as colocações dos três primeiros colocados em cada categoria, provavelmente semana que vem será divulgado um boletim mais completo e detalhado.

O iluminado Raphael Tonera da Acerva Catarinense que levou o título do estilo Belgian Ale.


Mas parabenizo a todos os participantes do concurso, que se inscreveram, fizeram e enviaram sua cerveja para participar, com certeza todos tem o seu mérito, e fizeram bonito indiferente da colocação, pois fazer cerveja é uma arte.Parabéns a todos os envolvidos no projeto, a todos os Homebrews do Brasil que com certeza só irão somar muito a cultura cervejeira nacional, e já espero 2009. Abaixo classificação

Categoria IPA

1º Edygil Pupo (PR)
2º Christian Rocha
3º Rodrigo Parisi (Smedgard/ACervA Mineira)

Categoria Weizenbier:

1º Marco Málaga (Peruano que mora na Argentina)
2º Erik Vieira (Texsan - MG)
3º Ricardo Rosa (ACervA Carioca)

Categoria Belgian Strong Ale:

1º Rafael Tonera (ACerva Catarinense)
2º Humberto Ribeiro (ACervA Mineira)
3º Leonardo Botto (ACervA Carioca)

10 comentários:

Anônimo disse...

Excelente reportagem, muito boa a foto de entrada.
Parabens a todos participantes e ganhadores.

Murilo Foltran disse...

Parabens Feijao!

Ateh que enfim alguem fez algum comentario "oficial". Com fotos e lista dos ganhadores.

Esperava algum post no blog da ACerva Mineira comentando algo, mas ainda bem que voce o fez.

Parabens mais uma vez ao Raphael! e a voce pelo post

Paulo Feijão disse...

Caros,

Eu que agradeço a vocês por darem motivação para eu continuar desenvolvendo este trabalho.

Anônimo,

Obrigado pela visita e pelo elogio.

Murilo,

Só faltou você nesta empreitada, mas sei que também está provando cervejas divinas. Obrigado pela visita e espero encontra-lo em breve.

Abraços.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Parabenizo-o pelo blog e pela postagem sobre o III Concurso, que acabou consagrando o trabalho do nosso colega Raphael Tonera.

Informo-lhe que fiz uma postagem ontem sobre o prêmio do Raphael no paoecerveja.blogspot.com, na qual referenciei o teu blog e a foto que daqui extraí.

Um abraço,

Jean Claudi.

Stela Patrocínio disse...

Feijão

Parabéns mais uma vez pelo post. O Concurso realmente estava incrível.

Não sei se você viu, mas também postei no meu blog www.stelabier.blogspot.com e inclusive tem você lá hahahaha.

Abraços

Stela Patrocínio

Paulo Feijão disse...

Caro Jean,

Obrigado pela visita, e não imagina a festa que fizemos na hora que foi anunciado que o nosso compatriota Tonera foi o ganhador, realmente motivo de orgulho. E particularmente não conhecia seu blog na qual o Tonera também ajuda, gostei muito, com certeza estarei por lá sempre, muito legal, parabéns.

Querida Stela,

Obrigado por sempre "oBIERcevar" o blog, realmente foi uma satisfação reencontra-la, ainda mais dada a circunstância de estarmos em um ambiente que ficamos em casa né rsrs.(ambiente cervejeiro)
Ficaram bem legais as fotos no seu blog e obrigado por ter colocado uma foto com este que lhe admira.

Abraços e sucesso.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Obrigado pela visita ao paoecerveja. Você será sempre bem-vindo.

Imagino sim a felicidade que vocês viveram. Pena que não fui, apesar do Rapha ter me convidado. O investimento era "alto"... mas, quem sabe, numa próxima vez.

Um grande abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Olá Jean,

Com certeza ano que vem teremos sua presença, afinal será bem mais perto, se não houver mudança nos planos será em São Paulo.

Abraços e esper sempre encontra-lo por aqui.

Rodrigo Lemos disse...

E aí, doutor, recuperado? Outubro tem mais, vê se cruza os 2.600 km de novo... serão 3 dias de esbórnia! Hehehehe...

Paulo Feijão disse...

Fala Rodrigo,

A recuperação foi lenta e eficiente, mas os planos para Outubro estão a todo vapor, vou fazer de tudo para participar mais uma vez desta confraternização cervejeira mineira.

Abraços.