domingo, 24 de agosto de 2008

Jantar Eisenbahn com Emmanuel Bassoleil

Emmanuel Bassoleil e Juliano Mendes.

Francês de Dijon, Emmanuel Bassoleil é o chef executivo do Hotel Unique e do Skye em São Paulo, que foi eleito em 2006 como um dos 09 melhores restaurantes do mundo por uma revista especializada a Hotel’s Magazine. Emanuel Bassoleil já foi eleito chef do ano duas vezes pelo Guia Quatro Rodas e constantemente é matéria das principais revistas de gastronomia do país.
Tanta bagagem não poderia simplesmente ser colocada a tona com qualquer harmonização, o grande desafio e inclusive novo para Bassoleil era colocar suas criações em harmonia com as Cervejas da Eisenbahn, em um jantar organizado pela cervejaria que aconteceu em Blumenau nesta ultima Sexta-Feira.
Quando questionado sobre este novo momento da cerveja no Brasil, Bassoleil diz que a cerveja está seguindo o mesmo caminho do vinho a quinze anos atrás, as cervejarias estão começando a educar as pessoas com novas propostas, cervejas de mais personalidade, com padrões muito fiéis aos estilos originais. Ainda questionado sobre o casamento da alta gastronomia com cerveja a resposta foi simples e clara: “... é claro que existe é por isso que estou aqui...”.
Juliano Mendes, que é Gerente de marketing das Cervejas Especiais do Grupo Schinchariol ficou muito feliz com o resultado e vê que está se tornando tradição trazer uma vez por ano eventos deste porte para a cidade, pois a cada ano consegue-se trazer um chef de reconhecimento nacional ou internacional para criar pratos exclusivos harmonizando com as cervejas da Eisenbahn e a procura pelo evento sempre aumenta.
Em nossa conversa chegamos a um consenso, como este tipo de evento é bom, pois as pessoas conhecem esta nova tendência tanto da gastronomia quanto das cervejas especiais, que é criar harmonizações e começam a fazer em casa, surgindo muitas propostas interessantes.

Para começar a noite bem os convidados eram recepcionados com Lust Prestige, como já comentado anteriormente aqui, apresenta menos doçura que a Lust “normal” e traz uma cor mais intensa.

Consommé aromatizado com trufa negra

Depois foi servido o Consommé aromatizado com trufa negra, por ser líquido não foi harmonizado com nenhuma das cervejas, era muito saboroso e foi a entrada do jantar.


Terrine de foie gras com purê de banana-da-terra

Após foi servido o Terrine de foie gras com purê de banana-da-terra harmonizando com a Weizenbier. O Terrine possuía sabor levemente doce e textura pastosa, o purê de banana junto ao pão completavam o prato. A Harmonização por semelhança foi excelente, tanto o terrine quanto o purê tinham a cerveja como parceira, pois as notas de cravo e banana da weizen caiam perfeitamente junto aos dois e o pão acompanhava as notas maltadas da cerveja. Um casamento perfeito, discreto e elegante.

Linguado ao molho Iemanjá

O Linguado ao molho Iemanjá (leite de coco, tomate e camarão) tinha a Eisenbahn Kölsch para harmonizar, por ser um estilo refrescante com notas maltadas e baixo amargor equilibrou perfeitamente com o peixe. O linguado estava com um tempero discreto e saboroso, tendo com a Kölsch uma ótima parceria, o leve tempero chegava a deixar a cerveja “doce” e só ao final discreto amargor e paladar limpo. Uma discrição de sabores com rica harmonização.

Parmentier de cordeiro e carré ao molho de pimenta-verde

O Parmentier de cordeiro e carré ao molho de pimenta-verde tinha a Dunkel para harmonizar, a pimenta-verde trouxe um rico sabor com apimentado persistente e saboroso, as notas de torrefação da Dunkel conseguiam quebrar o apimentado e encontrava no molho escuro uma ótima companhia. O leve tostado da carne também tinha na cerveja as notas essenciais para realçar ainda mais seu sabor, e a textura mais consistente que o parmentier tinha e deixava no paladar era rapidamente absorvida pelas notas de café da cerveja, trazendo um novo e rico sabor a carne de cordeiro.

Fondant de chocolate amargo com geléia de physalis e calda de laranja e gengibre

E para fechar com chave de ouro foi servido o Fondant de chocolate amargo com geléia de physalis e calda de laranja e gengibre com o Bierlikör ou licor de cerveja. O foundante foi perfeito, as notas intensas de chocolate com o bierlikör se realçavam deixando um tão saboroso quanto o outro. A calda cristalizada de gengíbre e laranja tinha um contraste excelente com a bebida, ficando apenas a sensação do álcool no paladar que ficava limpo esperando por mais sensações intensas, a calda levemente cítrica tinha o contraste com o bierlikör. Trouxe uma explosão de sabores intensos e marcantes


Mais uma aula que a Cervejaria Eisenbahn proporcionou aos presentes, desta vez com o simpático chef Emmanuel Bassoliel que educadamente se apresentou a todos, se despediu e deixou ensinamentos importantes com um ótimo bate papo. Muito bom foi ouvir de um chef renomado que a Cerveja cada dia que passa ganha mais seu merecido reconhecimento. Parabéns a Eisenbahn e ao Chef Emmanuel por mais este ótimo evento e um efusivo agradecimento ao Juliano Mendes.

3 comentários:

Rodrigo Lemos disse...

Ô loco hein??? O Juliano está precisando voltar a fazer uns eventos aqui em BH! Hehehehe... show de bola, show de bola...

Paulo Feijão disse...

Caro,

Como sei que você é um grande apreciador da gastronomia, acredito que ia se deliciar neste jantar, as harmonizações foram perfeitas, mas pede pro Tio Juliano fazer quem sabe ele não atende o pedido. rsrsrs.

Abraços amigo.

Jussara Voss disse...

Parabéns Paulo!
Teu blog é muito legal: cerveja levada a sério!
Abraços e sucesso!
Jussara Voss
http://jussaravoss.blogspot.com