domingo, 14 de setembro de 2008

Eisenbahn Oktoberfest bier

Há algum tempo fico me perguntando o porque das cervejarias da região do vale do Itajaí, que nos últimos anos vem participando da Oktoberfest em Blumenau não lançam uma cerveja neste estilo?
Apesar de possuir características que lembram uma Pilsen, como a baixa fermentação (lager), possuir cor dourada, aroma que remete a malte e as vezes lúpulo, sua receita é diferente e não é nenhum bicho de sete cabeças.
Enfim, tarda mas não falha, a Eisenbahn veio com a proposta e lança a sua sazonal Oktoberfestbier, será produzida para os meses de Setembro e Outubro e vai ser comercializada dentro dos pavilhões da Oktoberfest neste ano, será vendida em long neck, não há previsão para comercialização em chopp.
O rótulo ao invés de ter o famoso trem, presente em todas as cervejas da Eisenbahn, vem com uma casa enxaimel, típica construção alemã.
Em Julho pude fazer uma degustação com quatro exemplares de Oktoberfestbier disponíveis aqui no Brasil, para conferir clique aqui, lá também contei um pouco da história deste estilo tipicamente alemão, abaixo impressões da Eisenbahn Oktoberfest.


Cerveja: Eisenbahn
Apresentação: Garrafa 355ml.
Tipo: Oktoberfestbier
Álcool: 6%
Cor: Dourado intenso, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Malte, leve doce, notas ligeiras de lúpulo.
Paladar: Bom corpo, malte destacado, leve doce, baixo a médio amargor, média carbonatação, sensação residual seca.
Comentário: Devido a outras experiências arrisco dizer que a cerveja é fiel ao estilo, há quem vai dizer que é uma “pilsen melhorada” porém é só degustar as outras cervejas alemãs do estilo que estão disponíveis no mercado e verá que este exemplar não deixa a desejar.

3 comentários:

Unknown disse...

Apenas acho que não é uma casa em estilo enxaimel e sim a bandeira da baviera.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bavaria

Mas quanto a cerveja, gostei muito do resultado, é excelente pilsen.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Ganhei um exemplar desta Eisenbahn Oktoberfestbier do nosso ilustre Rapha Tonera. Acredito que desta semana ela não passa...

Um abraço e parabéns pelo Blog.

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Caro Lapolli,

Realmente as cores e os losangos são uma referência a bandeira bávara, agora sobre a casa enxaimel que falei, ela fica em cima do escrito "edição limitada", aonde fica o trenzinho nas outras edições da cervejaria, pode reparar na foto aqui do blog da para ver. Agradeço a visita meu caro, e vamos marcar uma cerveja em Blumenau.

Caro Jean,

Olha lhe garanto que irá gostar, ficou uma cerveja muito correta ao estilo, e com certeza é um belo presente para se ganhar rsrs.
Obrigado pela visita.

Abraços