terça-feira, 10 de abril de 2007


Tenho como um dos meus tipos de cerveja preferido, o tipo BOCK, a lenda diz que nos mosteiros medievais germânicos, se produzia uma cerveja forte e nutritiva que ajudava os monges a suportar os períodos de jejum, diga-se período da páscoa ou quaresma, já que durante este tempo era proibido ingerir comida sólida. Sobre o nome, acredita-se que a palavra Bock é apenas a abreviatura de Einbeck, cidade onde surgiu o estilo, e quando ela se espalhou pelo resto do país, a pronuncia da região, Einbeck, foi sendo adaptada aos dialetos locais, de onde teria surgido Beck e, mais tarde, Bock.



Mas neste dia, esperava-me uma Eisenbahn Weizenbok, cerveja forte de trigo, tendo muitas das características do estilo Weizen normal, feita com cinco tipos de malte, com uma intensidade maior, do sabor do malte, o corpo mais cheio e graduação alcóolica mais elevada.



E para harmonizar, resolvi optar por uma bela, e brasileira FEIJOADA, caseira, feita em panela de barro, com "maturação" de um dia para o outro de seus ingredientes.



A cerveja se comportou de forma expetacular, frente ao desafio, a cada garfada, tinha-se um apimentado na boca, e sutilmente em um gole, o sabor adocicado da Weizenbock, ficava em harmonia com a pimenta, realçando o paladar da ceveja, e mantendo o leve apimentado.


O corpo da cerveja passava limpando a boca, o amargor dava a sensação de limpeza do paladar, deixando mesmo assimo toques das carnes da feijaoada.


Um experiência impar, que vale a pena ser feita, por isso na próxima feijoada, ao invés da velha e boa caipirinha, por que não uma weizenbock?


DADOS DA CERVEJA:

Eisenbahn Weizenbock
Família: Ale
Tipo: Weizenbock
Coloração: Avermelhada escura
Amargor: Baixo
Aroma: Cravo e Banana
Paladar: Frutado
Teor Alcoólico
8%

2 comentários:

Vicente Ferrari disse...

Feijão, antes de mais nada parabens pela iniciativa da criação do blog. No próximo sabado acatarei sua sugestão de harmonização. Abraço!

Paulo Feijão disse...

Olá vff

Muito obrigado, rumo a uma cultura cervejeira consistente no Brasil.

E depois de experimentar, coloque suas impressões também aqui.

Abraços