terça-feira, 10 de abril de 2007


Tenho como um dos meus tipos de cerveja preferido, o tipo BOCK, a lenda diz que nos mosteiros medievais germânicos, se produzia uma cerveja forte e nutritiva que ajudava os monges a suportar os períodos de jejum, diga-se período da páscoa ou quaresma, já que durante este tempo era proibido ingerir comida sólida. Sobre o nome, acredita-se que a palavra Bock é apenas a abreviatura de Einbeck, cidade onde surgiu o estilo, e quando ela se espalhou pelo resto do país, a pronuncia da região, Einbeck, foi sendo adaptada aos dialetos locais, de onde teria surgido Beck e, mais tarde, Bock.



Mas neste dia, esperava-me uma Eisenbahn Weizenbok, cerveja forte de trigo, tendo muitas das características do estilo Weizen normal, feita com cinco tipos de malte, com uma intensidade maior, do sabor do malte, o corpo mais cheio e graduação alcóolica mais elevada.



E para harmonizar, resolvi optar por uma bela, e brasileira FEIJOADA, caseira, feita em panela de barro, com "maturação" de um dia para o outro de seus ingredientes.



A cerveja se comportou de forma expetacular, frente ao desafio, a cada garfada, tinha-se um apimentado na boca, e sutilmente em um gole, o sabor adocicado da Weizenbock, ficava em harmonia com a pimenta, realçando o paladar da ceveja, e mantendo o leve apimentado.


O corpo da cerveja passava limpando a boca, o amargor dava a sensação de limpeza do paladar, deixando mesmo assimo toques das carnes da feijaoada.


Um experiência impar, que vale a pena ser feita, por isso na próxima feijoada, ao invés da velha e boa caipirinha, por que não uma weizenbock?


DADOS DA CERVEJA:

Eisenbahn Weizenbock
Família: Ale
Tipo: Weizenbock
Coloração: Avermelhada escura
Amargor: Baixo
Aroma: Cravo e Banana
Paladar: Frutado
Teor Alcoólico
8%

2 comentários:

vff disse...

Feijão, antes de mais nada parabens pela iniciativa da criação do blog. No próximo sabado acatarei sua sugestão de harmonização. Abraço!

feijão disse...

Olá vff

Muito obrigado, rumo a uma cultura cervejeira consistente no Brasil.

E depois de experimentar, coloque suas impressões também aqui.

Abraços