sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Steam Engine Lager - Steamworks Brewing


O estilo Califórnia Common ou Steam Beer, é o único 100% americano, e apesar das inovações extremas da nova escola cervejeira americana,o Califórnia Common ou Steam Beer é da familia lager.

Normalmente é fabricado com uma estirpe de levedura lager que funciona melhor em temperaturas mais quentes. Este método remonta ao final do século XIX, na Califórnia, quando a refrigeração era um grande luxo e poucos tinham acesso a ela. Os fabricantes tiveram que improvisar para resfriar a cerveja, então acontecia de forma “superficial” este resfriamento nos fermentadores que eram utilizados, resfriando não muito bem.

Então, esta estirpe de levedura lager foi treinada para fermentar mais rápido em temperaturas mais quentes. Hoje os exemplos do estilo possuem cor âmbar para escuro, corpo médio com um maltado destacado. Levemente frutado com um assertivo amargor.

Um exemplo clássico e uma das primeiras a fabricar o estilo foi a Anchor Brewing Company, registrado o termo "Steam Beer" e, como tal, todas as outras cervejarias legalmente não podem utilizar o termo em seus rótulos ou designações de estilos por isso além de Steam Beer o estilo também é chamado de “Califórnia Common".

Tive a oportunidade de degustar a Steam Engine Lager da Cervejaria Steamworks, já havia comentado sobre a história da cervejaria e degustado outro exemplar deles aqui. Um estilo muito particular e de boas características, abaixo impressões:

Cerveja: Steamworks Brewing
Tipo: Califórnia Common/ Steam Beer
Apresentação: Garrafa 355ml
Álcool: 5,5%
Cor: cobre intenso, limpa, brilhante.
Espuma: Média formação, duradoura.
Aroma: Malte, leve dulçor, caramelo, nuances defumadas, lúpulo, floral.
Paladar: Médio corpo, média carbonatação, moderado amargor, leve dulçor, caramelo, biscoito, sensação residual inicialmente maltada, depois vem o amargor e deixa o paladar seco.
Comentário: Boa cerveja, no entanto que já ganhou diversos concursos internacionais, tais como Australian International Beer Competition, Great American Beer Festival, entre outros. Possui 25 IBU´s percebidos somente ao final do gole, deve harmonizar perfeitamente com carnes vermelhas que possuam temperos apimentados. Vale a pena procurar por se tratar do único estilo americano e que quase sumiu devido ao pouco interesse das cervejarias em fabricá-lo, agora está voltando a tona.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Feijão!

Estou aqui em San Francisco California até sexta que vem e nao consigo achar essa breja para comprar nos mercados e bares.

Vou levar varias cervejas daqui na mala que nao sao vendidas ai, se quiser alguma me avisa, tem muitas IPA artesanais por aqui

ips.87@hotmail.com

Abraços

Isaac Paes

Unknown disse...

Isaac

Está em um local rodeado pela cultura cervejeira americana, te passarei mais informações por e-mail.

Obrigado pela visita.

Feijão