quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ultimo Gole

Uma nova tendência de harmonização será a proposta do 2º Encontro do Clube da Cerveja do Restaurante Figueira, na próxima terça-feira, 04 de agosto. Em parceria com a Eisenbahn e com Paulo Feijão, este que vos escreve, o Figueira apresenta uma noite de degustação de queijos especiais com as cervejas premiadas da fábrica blumenauense. O evento inicia às 19h30 e tem ingressos antecipados à venda.
A ideia deste evento é convidar os amantes de boas cervejas a experimentarem um novo paladar. Os queijos, que geralmente são acompanhados com vinhos, desta vez terão seu sabor realçado pelos diferentes estilos de cerveja da Eisenbahn.
Para o 2º Encontro do Clube da Cerveja, foram escolhidos as cervejas Pale Ale para acompanhar o queijo emmental; a Dunkel para o pecorino; a Rauchbier que será servida com provolone defumado; a Weizenbock para o roquefort e a Strong Golden Ale para servir com o queijo gouda.



2º Encontro do Clube da Cerveja do Restaurante e Choperia Figueira
Rua Mariana Bronemann, 527 – Bairro da Velha - Blumenau
(47) 3035-3710
www.figueirarestaurante.com.br
Ingressos antecipados: R$ 35,00 para sócios e R$ 45,00 para não-sócios




Após 2 anos de estudos, o nobre Pedro Braga do excelente blog Trinkt Mehr e mais dois comparsas conseguirão realizar um sonho, não só deles mas de muitos, inaugurar o Bier Markt ou "Mercado da Cerveja", uma casa especializada no nobre produto.
O foco será o mercado artesanal, para nossa simpatia a casa não irá trabalhar com nenhuma cerveja industrializada e serão adeptos do suport your local brewery, movimento americano que todos devem conhecer.
O carro chefe da casa serão as cervejas on tap, Eisenbahn Weiss e Pale Ale, Abadessa Slava e Export, Dado Bier American brown Ale e Coruja Extra, além de 1 torneira exclusvia para homebrew e outra para cervejaria convidada, e se tudo der certo será inaugurada com a ótima Colorado Indica.
Aos que não puderem prestigiar a inauguração no dia 05 de Agosto, fica o convite para quando estiverem pelos pampas visitar a casa. Desejo um enorme sucesso ao empreendimento e agora tenho mais um motivo para visitar POA o quanto antes.

É com muita satisfação que aguardamos vocês para o próximo Workshop Produção de Cerveja Artesanal da ACervA Catarinense, o evento acontecerá no próximo dia 15 de agosto, no Clube Barriga Verde dos Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina, localizado em Canasvieiras em Florianópolis.
O workshop pretende servir a todos, de maneira orientada e bastante objetiva. Abaixo apresentamos os programas direcionados para aos iniciantes e aos cervejeiros mais experientes.
O Workshop desta vez foi dividido em duas frentes para melhor aproveitamento, sugerimos que cada um avalie bem seus objetivos e oriente sua participação de acordo com uma destas propostas no momento da inscrição. Desta forma, acreditamos que todos poderão tirar o melhor proveito possível do evento, dentro de suas prioridades e principais expectativas.

Iniciantes
Desejamos que os iniciantes tirem duas dúvidas e entendam que fazer a sua própria cerveja, com qualidade, é uma questão de tempo, dedicando-se a um hobby que nos remete às origens da humanidade e contribui para a promoção da cultura cervejeira em Santa Catarina e no Brasil.

Programação para iniciantes:
- Recepção e credenciamento;
- Abertura oficial
- Lanche;
- Brassagem all grain com Raphael C. Tonera, cervejeiro artesanal premiado em primeiro lugar no III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, na categoria Belgian Strong Ale (escola belga, BJCP 18);
- Brassagem a partir do extrato de malte líquido, com degustação de uma cerveja produzida antecipadamente, com esta mesma técnica;
- Palestra "O Mundo da Cerveja" com Eli Bernardino Coelho Júnior, o "famoso" Júnior da "Padoca", pioneiro na exploração das cervejas especial e sócio da
Academia da Cerveja;
Almoço;
- Palestra "Fabricação de Cerveja" com Claudio Roberto Zastrow, mestre-cervejeiro da microcervejaria
Schornstein de Pomerode;
- Lanche;
- Encerramento.

Cervejeiros Experientes
Aos mais experientes, será uma ótima oportunidade para trocar informações, experiências e conhecimentos mais aprofundados, bem como discutir os detalhes de suas criações e também de compartilhar do conhecimento de um dos mestres-cervejeiros mais conceituados do Brasil, Paulo Schiaveto que nos brindará com uma de suas palestras mais do que especiais.

Programação para cervejeiros experientes:
- Recepção e credenciamento;
- Abertura oficial;
- Lanche;
- Palestra "Desenhando Cervejas Excelentes" com Paulo Schiaveto, Engenheiro de Produção pela USP e mestre-cervejeiro, formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica, com larga experiência no ramo no Brasil;
- Almoço;
- Troca de experiências e networking;
- Lanche;
- Encerramento.
Em meio a isto tudo, haverá degustação de cervejas artesanais, comerciais ou produzidas pelos próprios cervejeiros presentes, brindando o evento com uma profusão de sabores, sensações e criatividade.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 01 de Agosto no site da Acerva Catarinense, lá também tem mais informações sobre o curso, vale a pena visitar.


2 comentários:

Rafael Melo disse...

Excelente dica do 2º Encontro do Clube da Cerveja... cerveja e queijos são uma excelente combinação!!
Abs
Rafael

Paulo Feijão disse...

Fala Rafael,

Realmente a combinação entres este dois dá o que falar, um nasceu para o outro. Espero encontra-lo por lá.

Obrigado pela visita.