sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cerveja Diabólica


Apesar do nome a curitibana Diabólica veio ao mundo cheia de boas vontades, uma é demonstrar ao público que existem boas cervejas, outra é o fato de conseguir reproduzir boas cervejas a partir de panelas em casa e por ultimo é que uma boa cerveja traz alegria aos apreciadores que a degustam.

Seu inicio foi desenhado em um fogo a lenha, levou sete tipos de maltes e veio a luz através das panelas de cervejeiros caseiros, após diversos testes chegaram a formulação ideal e resolveram lança-la no mercado. O lançamento foi tímido com apenas 350 garrafas disponíveis na Cervejaria da Vila, ponto tradicional de cervejas em Curitiba. O estilo trata-se do India Pale Ale que vem ganhando bons exemplares no Brasil, o estilo foi escolhido pois no inicio da história ele aguentava condições “infernais” de transporte que ia da Inglaterra para a Índia, por isso o merecido nome, seu amargor gira em torno de 40 IBU (International Bitterness Units) e recebe o Dry Hopping para acentuar as características de lúpulo, o teor alcoólico declarado é 6,66% no rótulo e faz alusão ao número apocalíptico da besta, 666.

Hoje a cerveja Diabólica começa a tomar proporções maiores, através de uma parceria entre seus criadores e a cervejaria curitibana Gauden Bier, ela está sendo produzida na cervejaria que está iniciando a comercialização do produto, abaixo impressões:


Cerveja: Diabólica
Apresentação: Garrafa 600ml.
Tipo: IPA – India Pale Ale
Álcool: 6,66%
Cor: Cobre escuro, levemente turva, brilhante.
Espuma: Média formação, duradoura.
Aroma: Floral, lúpulo, notas defumadas, leve dulçor.
Paladar: Médio a alto corpo, ligeira sensação alcoólica, amargor persistente, notas defumadas, boa carbonatação, sensação residual adstringente, agradável equilíbrio entre amargor e dulçor proveniente do malte.
Comentário: A cerveja possui notas moderadas de lúpulo, que a caracteriza bem dentro do estilo, o malte defumado trouxe agradáveis notas ao conjunto, apesar dos declarados 6,66 de álcool, a cerveja parecia ter um pouco mais, porém nada demasiado. Particularmente é uma boa cerveja, espero encontra-la nos pontos de venda.

Mais informações: Alexandre Willerding (ale.willer@gmail.com )

Nenhum comentário: