sexta-feira, 10 de julho de 2009

Brasil Brau 2009

Infelizmente é notável a minha ausência neste blog cervejeiro, apesar da falta de atualizações, assuntos não faltam, estas ultimas semanas estive em São Paulo, onde ocorreram diversos eventos relacionados a cultura cervejeira e adianto que foram vários, foi possível perceber em outros blogs esta movimentação e nas minhas ultimas duas postagens.

Hoje especificamente vou falar da Brasil Brau que é uma Feira Internacional de Tecnologia em cerveja, esta talvez seja o maior encontro nacional de negócios da área, promovendo todo o setor cervejeiro brasileiro.A feira contou com empresas e instituições de renome mundial, cervejarias e cervejeiros caseiros que ainda não tem renome mundial, mas que receberam elogios de suas cervejas de personalidades mundiais, isso só reforça o bom trabalho que vem sendo desenvolvido no Brasil.

A feira aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 no Shopping Frei Caneca em São Paulo, contou com mais de 100 expositores, proporcionou excelentes oportunidades de relacionamentos, estavam presentes profissionais técnicos, formadores de opinião, cervejarias, entusiastas, jornalistas, etc.
A feira foi basicamente dividida em dois módulos, área técnica que contava com expositores diversos, apresentando produtos voltados a produção de cerveja, o outro módulo foi denominado “Degusta Beer’ com diversas microcervejarias do Brasil, praticamente todas as Acervas e uma agradável novidade, um stand da Associação dos plantadores de lúpulo dos EUA trazendo alguns bons exemplares americanos.

A parte técnica contou com diversos produtores dos mais variados segmentos, da Cooperativa Agrária a Etscheid - fabricante de equipamentos em aço inox para o processo de produção de cerveja, empresas que desenvolvem produtos químicos para produção cervejeira, a Dragon Bier com ótimos equipamentos para cervejeiros caseiros, micro cervejarias, etc. Uma parte muito rica que demonstrou a evolução nos processos cervejeiros.

Novidades
As cervejarias apostaram na feira e levaram diversas novidades, a Colorado lançou oficialmente sua Imperial Stout, a Cervejaria Schornstein também apostou e levou suas duas novas crias uma Imperial Stout e uma Weiss, falando em cerveja de trigo quem deu o pontapé inicial na feira foi a Cervejaria Fraga que levou uma excelente weissbier, aproveitando o embalo a Falke Bier levou outra Weiss bier muito boa, os visitantes também puderam ver as novas garrafas da Cervejaria Bierland de Blumenau que começará a engarrafar seus produtos em breve. De Curitiba foi apresentada diretamente das profundezas a Cerveja Diabólica, uma IPA muito interessante e que farei um post a parte.

A importadora Import Beer de Porto Alegre adiantou que em breve trará a Pilsen Urquel a preços mais acessíveis, ótima notícia. A Cervejaria abadessa começara a disponibilizar inicialmente sua Slava Pilsen e a Export em São Paulo através de garrafas. Em Taboão da Serra em São Paulo foi aberta a Eikbier que esteve presente na feira com suas quatro cervejas.

Interessante também foi notar o aparecimento de novas micro cervejarias pelo Brasil, como o Chopp Kremer que fica em Morungaba, apesar do chopp “claro” ser leve demais e o chopp “escuro” adocicado é mais uma opção no interior de São Paulo. Do Paraná veio a Klein Bier, que fica em Campo Largo, tinham uma pilsen “leve”, uma pilsen “tcheca” e uma stout servida com nitrogênio, e segundo a agência de notícias Ibob, em Sorocaba deverá ser inaugurada até setembro a Burgman Beer, com receitas produzidas pelo mestre-cervejeiro Reynaldo Fagnolli, da Cervejaria Universitária, de Campinas.

Encontros
A feira proporcionou encontros memoráveis, muitas pessoas da cultura cervejeira nacional presentes, os americanos da Associação de plantadores de lúpulo, com todo seu Know how sobre o mercado cervejeiro estavam lá dividindo as atenções com todos presentes. Estavam blogueiros, cervejeiros caseiros, entusiastas, produtores, mestres-cervejeiros, pessoas que durante os três dias da feira trocaram muita informação, colocaram muita conversa em dia. Me limitei a não colocar o nome das tantas pessoas importantes que encontrei para não cometer a indelicadeza de não citar alguém, mas sem dúvida foram três ótimos dias. Ficamos a espera da próxima feira em 2011, acredito que a próxima estará ainda melhor, pois o mercado nacional crescerá, sem dúvida.



No ultimo dia da feira foi realizado a Edição Brasil Brau do Extra Malte, que luta por um mundo cervejeiro melhor, ele normalmente acontece em Porto alegre na segunda Segunda-Feira do mês no Studio Clio, o curador deste bate papo é o Burgomestre Sady Homrich, o tema deste bate papo foi a "liberdade cervejeira" - quem participou desta conversa foram os participantes da ACERVA - Associação dos Cervejeiros Artesanais (RS, SC, MG e SP) e também um convidado ilustre: o escritor, design e especialista em cervejas Randy Mosher. Da esquerda para direita: Marco Zimmermann (SC); Henrique Oliveira (MG); Philip Zanello (SP); Leonardo Sewald (RS); Randy Moscher (EUA) e Sady Homrich.

A Chopeiras Memo de Ribeirão Preto também estava presente, seu stand apresentava bicas de chopp que deixavam qualquer marmanjo com vontade de ter uma na área de churrasco, além claro, de diversos equipamentos voltados para o setor cervejeiro, como chopeiras, barris, etc.



A Cristaleria Ruvolo tinha um stand forrado de copos, das mais variadas cervejas e cervejarias do Brasil, eu que sou um colecionador, quase tive um ataque ali, porém me contive e bati um papo com o Tenisson Ruvolo que adiantou a crescente necessidade por copos diferenciados no mercado e por isso a Ruvolo em breve lançará uma nova linha de copos para cerveja, fato que demonstra o crescimento por novidades no mercado, esperamos ansiosos por estas novidades.



A Profil trouxe ao mercado brasileiro uma boa novidade, está importando lúpulos eslovenos que agregam bastante qualidade a cerveja, diversas cervejarias mundiais utilizam os lúpulos eslovenos e com esta grande oportunidade disponibilizada pela Propil aumenta ainda mais a oferta do "tempero" da cerveja. Interessados em conhecer os lúpulos e serviços prestados pela profil podem entrar em contato através do site.


A Ceramarte é conhecida internacionalmente, um de seus principais produtos é a bela embalagem que representa uma tina de fervura, que é produzida exclusivamente para a cervejaria americana Samuel Adams, o mercado interno começou a utilizar os produtos da empresa, diversos Biersiphon's, uma garrafa de 2 litros retornável para encher com chopp, são feitos para microcervejarias, além de garrafas em cerâmicas exclusivas como a da Baden Baden Tripel. Segundo Claudio Rank que trabalha na área comercial da empresa, existem diversas formas de explorar os produtos da Ceramarte, o setor cervejeiro tende a crescer cada vez mais no Brasil e a Cermarte tem como contribuir com isso.


A Cooperativa Agrária é uma das únicas empresas que está presente desde a primeira edição, a empresa esta realizando a ampliação da Agromalte. Com recursos vindos de bancos e da própria cooperativa o projeto de ampliação irá "consumir" cerca de R$ 164 milhões e visa aumentar a capacidade de produção das atuais 140 mil toneladas/ano para 220 mil toneladas/ano, isso demonstra o crescimento do mercado no Brasil, no ano passado a Agromalte já havia diminuido a quantidade de suas sacas de malte, atendendo uma nova demanda do mercado, a dos cervejeiros caseiros, mas ainda existe muita coisa a ser feita, e a empresa está disposta a isso.


Mais uma fabricante de equipamentos para cervejaria a Etscheid Techno levou uma "cozinha" para a feira e demonstrou ótimas opções para fomentar ainda mais o mercado.



A Constantia Labels produz diversos tipos de rótulos, para cervejarias de todo o mundo, além de rótulos trabalham com a famosa "gravata" que é fixada no gargalo das garrafas e também com cápsulas que cobrem a tampa da garrafa e vão até o gargalo, com diversas cores e modelos, isso proprociona uma melhor apresentação do produto, agregando valor a ele. O interessante é a possibilidade de fixar esta cápsula com as mãos, mantendo a proposta artesanal do produto e servindo até mesmo para cervejeiros caseiros incrementar suas produções, claro que há também máquinas para aplicação, ficando uma opção para adicionar mais detalhes em suas cervejas.

A Cervejaria Bruge que fica em Águas de Lindóia interior de São Paulo esteve presente na feira pela primeira vez e trouxe três de seus quatro estilos de cerveja, a Stout, Golden Ale e a recém lançada Weiss, a única que não estava disponível era a Bitter Ale, já tive a oportunidade de fazer uma entrevista com proprietário Eduardo Arantes aqui, desta vez ele adiantou que a fábrica passou por uma reforma e ampliou sua capacidade de produção, inclusive disponibilizando um espaço para degustação, fica a dica de visitação.


A Associação Americana de Plantadores de Lúpulo esteve presente na feira, veio para demonstrar o quanto este ingrediente é bem cultivado nos EUA. Para ilustrar tudo isso eles disponibilizaram no stand cervejas americanas que utilizam de forma majestosa o ingrediente, a prestigiada Colorado Indica está neste time pois utiliza lúpulos americanos, nada mais justo do que disponibiliza-la no stand. O mestre cervejeiro da Cervejaria Firestone estava presente, a cerveja que mais se destacou no meu paladar foi a 5 Barrel Pale Ale da Cervejaria Odell Brewing Company, a garrafa que está no centro, tinha um perfume floral, citrico alucinante, seu paladar tinha o mesmo peso, citrico, fino amargor, equilibrado perfeitamente com malte e deixando uma sensação residual deliciosamente amarga, ficarei com saudades, mas depois ainda tivemos mais surpresas, que conto no próximo post.


A Importadora Import Beer tratou de se apresentar muito bem na feira, alguém conseguiria me dizer quais as marcas de cervejas que eles importam?
A novidade será no segundo semestre, quando a importadora começara a disponibilizar no mercado a Pilsen Urquel com preços mais convidativos, estamos esperando ansiosos por esta boa novidade. Alguém já conseguiu descobrir as cervejas que eles trabalham?


Foto: Divulgação

A Colorado disponibilizou em seu stand o chopp de sua nova criação, a Black Vintage Rapadura, uma Imperial Stout com 10,5% de álcool e muito corpo, a previsão é que em 30 dias a cerveja já esteja disponivel em alguns pontos de venda em garrafas de 600ml. Além dela puderam ser degustados o chopp Demoiselle e o chopp da Indica, realmente tornou-se uma parada obrigatória na feira.

O nobre José Felipe da Cervejaria Wäls e eu.


Está é a grande aposta da Cervejaria Bierland este ano, a cervejaria que fica em Blumenau está se preparando para começar a engarrafar seus produtos, o novo galpão já está em fase de acabamento junto a fábrica. Serão engarrafados os três estilos produzidos pela cervejaria, Pilsen, Weiss e seu excelente Bock, logo em seguida deverá entrar em linha também um Pale Ale, a cervejaria está na ativa desde 2003 e segue um padrão muito bom com seu chopp, acreditamos que isso se repita com as cervejas.


O amigo Sergio Fraga extraindo mais um chopp Weiss da sua recém inaugurada cervejaria, a Fraga, já conhecia as cervejas do Sérgio Homebrew e depois de degustar a Weiss da Fraga acredito muito no trabalho que será desenvolvido por ele e seus sócios, quando tiver oportunidade não exitarei em degusta-la novamente, além de ficar na expectativa de novos produtos.

Foto: Gustavo Epifanio

A Coruja estava presente pela primeira vez com stand e apresentou seu novo chopp Weiss além das tradicionais Coruja e e Extra-Viva. Para quem ainda não visitou, vale a pena visitar o site da Coruja aqui.

Foto: Gustavo Epifanio


No ultimo dia da feira o lúpulo em flor que a Associação dos Plantadores de Lúpulo Americanos tinha trazido foi "distribuido" e foi justamente cair na mão de alguns Lupulomaníacos de plantão que fizeram um "dry hop" na hora, o que posso dizer é que ficou muito bom.

Os nobres guerreiros cervejeiros presentes na feira, de pé Ricardo Amorim (blog Cerveja Só);depois o Erasmo da Cold Mix; Marcos O. Junior (Homebrew de Blumenau); Feijão; Eduardo (Sócio da Bierland); João Becker com sua excelente Rugbeer O'Driscoll Ginger Ale; Marcelo Moss do Bar Hops e ex-sócio da Cervejaria Baden Baden, abaixados estão Alberto da Cold Mix e Mauro Nogueira da Acerva Carioca.


A recém inaugurada Cervejaria Eikbier, que fica em Taboão da Serra perto de São Paulo, estava presente com seus quatro estilos: Red Ale, Porter, Weiss e Golden Ale.


Visão geral de um dos corredores da feira, é perceptível o sucesso da feira, que venha 2011.

3 comentários:

Jean disse...

Prezado Feijão,

Excelente postagem! Me imagino na feira como a minha filha no Beto Carreiro World. Deve ser fantástico.

Um abraço,

Jean Claudi.

Anônimo disse...

Melhor cobertura da Brasil Brau!!

Parabens Feijao!

Abraço,
Ze Augusto

Paulo Feijão disse...

Jean,

Realmente é esta a sensação, no próximo tenho certeza que você estará presente.

Zé,

Saudades de você meu amigo, este ano só faltou você na feira.

Obrigado pela visita.