segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cervejas Boon

A importadora Bier e Wein, importadora com maior número de rótulos e estilos disponíveis no Brasil, traz a nós amantes do nobre liqúido mais uma opção, até então desconhecida pela maioria, são as cervejas estilo lambic da Cervejaria Boon, que hoje pertence ao grupo belga Palm que relatei a história de sucesso aqui.
As cervejas da Boon são produzidas através de fermentação espontânea, depois são maturadas em tonéis de carvalho. Os produtos da cervejaria são os seguintes:

- Oude Geuze Boon: Fermentação espontânea e maturação de 2 anos em barris de carvalho.

- Geuze Mariage Parfait: Híbrido da seleção dos melhores barris com lambics pelo mestre cervejeiro. A mistura da Mariage Parfait é constituída por 90% de lambic com pelo menos dois anos, cerca de 5% de cerveja com mais de de 3 anos e 5% com lambic jovens, que fornecem açúcares fermentáveis e carbonatação, esta foi um dos exemplares degustados abaixo.

- Faro Perte Totale: 50% lambic “velha” e 50% de lambic “jovem” com a adição de açúcar e especiarias.

- Kriek Boon: Mais uma cerveja de fermentação espontânea, elaborada a partir de novas e antigas lambics, como as outras matura em barris de carvalho, são utilizadas 240 gramas de cerejas por litro de cerveja. É adicionada cereja em barris com no mínimo 6 meses de fermentação/maturação, utilizando o processo de maceração. Este método é conhecido na cultura do vinho e exige que a fruta seja adicionada inteira, no momento da fermentação da cerveja (fase fria).


- Oude Kriek Boon: Utiliza os mesmos métodos das outras cervejas, porém leva 300 gramas por litro de cerejas e tem segunda fermentação na garrafa.


- Framboise Boon: Mais uma cerveja de fermentação espontânea, elaborada a partir de novas e antigas lambics e matura em barris de carvalho, são utilizadas 250 gramas de framboesa por litro de cerveja.


- Cerveja Devils: é uma cerveja escura, rementendo as cervejas produzidas em abadia, utiliza maltes especiais, açúcar mascavo e 2 tipos de lúpulo aromático.

Segue abaixo os dois estilos recém aportados no Brasil, vale a pena aprofundar o conhecimento neste estilo tipicamente belga.

Cerveja: Kriek Boon
Apresentação: Garrafa 375ml.
Tipo: Fruit Lambic
Álcool: 4%
Cor: Rubi, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Cereja, doce, ligeiramente ácido, notas azedas.
Paladar: Médio corpo, boa carbonatação, frisante, doce, leve azedo, notas acidas, sensação residual azeda e ligeiramente doce.
Comentário: Cerveja com final persistente, seu dulçor é equilibrado com as notas azedas e ácidas do estilo, bom exemplar, merece um repeteco, porém acompanhando um doce, como uma torta de queijo coberta com amoras.


Cerveja: Boon Oude Geuze Mariage Parfait
Apresentação: Garrafa 375ml.
Tipo: Geuze
Álcool: 8%
Cor: Alaranjada, dourada, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Frutado (laranja, uva), leve doce, azedo, madeira, complexo.
Paladar: Bom corpo, cítrico, azedo equilibrado, ácida, adstringente, leve doce, sensação residual seca, ácida.
Comentário: Cerveja com alto teor alcoólico, porém muito bem inserido no conjunto, lembra bastante um bom vinho branco, é uma cerveja que ou a ame ou a odeie, o gosto pessoal de cada um determina. Só não deve deixar de degusta-la porque dizem que é ruim, tente identificar características que agradem ao seu paladar, vale lembrar que são cervejas únicas no mundo.

Mais informações: Bier & Wein

4 comentários:

Pedro Fraga disse...

Curioso para experimentar as duas, que não aproveitei na viagem a Bélgica. Especialmente a Oude Gueuze, com um teor alcóolico acima da média do estilo.

Paulo Feijão disse...

Grande Pedro,

Pois é, já que não conseguiu degustar lá, surgiu a oportunidade de degustar por aqui, aproveite!

Realmente a Oude Geuze tem o teor alcoólico um pouco fora do estilo, mas quando tomar a cerveja verá que ele é quase imperceptível, o conjunto é bastante equilibrado, apesar das características marcantes do estilo.

Obrigado pela visita.

Abraços

Anônimo disse...

Degustei a Belle Vue que infelizmente e inexplicavelmente não está mais disponível é foi uma das melhores cervejas que experimentei.
E estava sendo vendida a tentadores R$ 10,00, o que não acontece com a Kriek Boon que está sendo vendida a absurdos R$ 40,00.
Que venham muito mais cervejas especiais, e com preços acessíveis.

Wagner

Paulo Feijão disse...

Caro Wagner,

Infelizmente a estratégia de importação da Ambev do seu portifólio de cervejas especiais não trouxe o "lucro" esperado e por isso irá parar com a importação de alguns produtos, acho que um deles é a Belle Vue.

Sobre valores não é preciso nem explicar porque uma custa menos do que a outra. O poder da Ambev e todo sua estrutura faz qualquer produto chegar mais em conta, e olha que eles devem cobrar uma valor muito além do que eles importam.

Infelizmente a Boom chegou a este preço graças ao governo que aumentou ainda mais a taxação de cerveja, poderia ser mais barato? Creio que sim, mas não dá para entender o porque de um importador tazer um produto cobrar o olho da cara para deixar o produto parado, é preciso rotatividade para se tornar rentável o negócio, então não creio que o preço seja méro marketing, mas só quem está no negócio para dizer, pois isso é uma opinião pessoal.

Abraços e obrigado pela visita.