segunda-feira, 18 de maio de 2009

Feijoada & Weizenbock



A feijoada é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira, o prato consiste na mistura de feijão preto com carnes de porco, geralmente acompanha farofa, entre outros ingredientes.
Reza a lenda que na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco e davam essas partes rejeitadas aos seus escravos.
Desta forma, os escravos pegavam estas partes do porco e acrescentavam ao feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas.

Entretanto outra versão defende que a origem da feijoada vem a partir de influências européias. Alguns crêem que sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos, lingüiças, orelhas e pé de porco ou ainda pode ter sido influenciada por outros pratos europeus, como o cassoulet francês, que também leva feijão no seu preparo, na Espanha existe o cozido madrileño, já na Itália a “casseruola” ou "casserola" estes preparados com grão-de-bico.

Mas como o negócio aqui é cerveja, vamos harmonizar duas paixões nacionais a boa e velha feijoada junto de nossa respeitada cerveja, o exemplar escolhido foi a Aventinus uma bela Weizenbock que traz ótimas características para acrescentar ao prato.

O estilo Weizenbock é um dos que aprecio bastante, a lenda diz que nos mosteiros medievais germânicos, se produzia uma cerveja forte e nutritiva que ajudava os monges a suportar os períodos de jejum, diga-se período da páscoa ou quaresma, já que durante este tempo era proibido ingerir comida sólida, uma destas cervejas era a Weizenbock.
A Weizenbock é a versão forte de uma Weissbier. Geralmente é feita com pelo menos 50% de trigo. Podem ser pálidas e turvas, e são ligeiramente caramelizadas, geralmente sua cor varia do avermelhado ao castanho escuro, entretanto toda regra a uma exceção, temos um exemplo recente que é a Weihenstephaner Vitus, é uma Weizenbock, porém tem sua cor mais clara, puxada mais para o dourado.Embora as cervejas do estilo Bock sejam lagers, ou seja, de baixa fermentação, as Weizenbocks são Ale’s, de alta fermentação.

A harmonização ocorreu de forma perfeita, um chamava ao outro, após a ingestão do alimento, vinha o gole da cerveja, a feijoada tem traços picantes, boa carga de gordura, é salgada e tem toques defumados, a cerveja com seu dulçor harmonizava por contraste quebrando harmoniosamente o salgado da feijoada, a gordura do prato tinha um alto teor alcoólico pela frente que limpava o paladar, este alto teor também realçava ligeiramente o picante do prato que quando recebia as notas frutadas presentes na cerveja criava harmonia, um suavizando o outro e por final as notas defumadas do prato tinham como aliado as agradáveis notas de torrefação da cerveja.


Uma ótima experiência, ainda mais com a queda de temperatura desta época, fica perfeita, já que o prato esquenta, por isso na próxima feijoada, ao invés da velha caipirinha, por que não uma weizenbock?

3 comentários:

Jean disse...

Prezado Feijão,

Só a Weizenbock já era suficiente. Ela por si só, já é uma harmonizaçao perfeita. Ainda mais, sendo a Aventinus. Também fã das bock de trigo. Aliás, creio que não há bock ruim, sendo lager ou sendo ale. Pelo menos, ainda não provei.

Mas fica a sugestão, da feijoada pra acompanhar a Weizenbock...

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Olá Jean,

Pois é, a Aventinus já um show a parte, e com a feijoada ficou um espetáculo.

Obrigado pela visita.

Lapolli disse...

Aventinus, uma das melhores Weizenbocks que ja tomei.