segunda-feira, 20 de abril de 2009

Baden Baden Stout & Brownie

Particularmente acho que chocolate é uma das melhores invenções do homem, digo uma, pois outra com certeza é a cerveja, agora imagine estes dois juntos?

Esta é uma das harmonizações mais prazerosas para ser feita devido a facilidade de ambos se “abraçarem” no paladar, claro que é necessário relevar alguns pontos, como escolher a cerveja correta, indica-se as cervejas escuras para este tipo de harmonização, pois elas geralmente recebem quantidades consideradas de maltes torrados, trazendo a cerveja notas de torrefação, café ou chocolate e que conseqüentemente harmonizam perfeitamente com chocolate e sobremesas feitas com chocolate. Estes pontos evidenciam o equilíbrio entre o amargor da cerveja e o sabor adocicado do chocolate, que minimiza o amargor final da combinação. Vale ressaltar que é interessante sempre utilizar chocolate meio amargo, ou especial que tenha alta concentração de cacau, que não são exageradamente doces.

O chocolate branco por ser geralmente mais doce, vale tentar com cervejas que contenham também certa doçura, como Strong Ales belgas, arriscando talvez até Tripel´s, porém como não fiz ainda esta “combinação’ fica para um próximo post este resultado.

Recebi este Kit para harmonização de Páscoa, do pessoal da Baden Baden, uma garrafa da consagrada Stout junto de um delicioso Brownie caseiro.
A cerveja apresenta notas de torrefação, traz leve secura ao paladar, chocolate e agradável residual adocicado, seus 7,5% são muito bem inseridos no conjunto, passando despercebido, percebi também uma leve lembrança de açúcar mascavo no aroma, mas é fato que a receita deste exemplar não leva açúcar.

O Brownie é fenomenal, possui leve crocância em sua “casca” e por dentro apresenta uma textura pastosa com chocolate e nozes. A harmonização por semelhança é surreal, tamanha a complexidade de ambos, extremante bem feitos, se casam em uma linda união de sabores, após a mordida no Brownie, sua consistência cremosa e doce toma o paladar, este adocicado cremoso recebe a cerveja em seguida que acentua o paladar do chocolate, a torrefação quebra um pouco o adocicado do Brownie que por sua vez quebra discretamente o amargor da cerveja deixando outras características aparecerem, como o álcool da cerveja que aparece trazendo “calor” a harmonização. O resultado final é um paladar suavemente limpo com deliciosa sensação de torrefação, doce, chocolate.
Uma rica experiência que vale a pena ser realizado novamente, com outro doce e outra cerveja talvez, porém sempre com os ingredientes principais: Chocolate e Cerveja.

4 comentários:

Mônica disse...

Valeu Feijão, obrigadão por colocar no teu Blog!

Jean disse...

Prezado Feijão,

Há alguns dias (antes da Páscoa, certamente), visitando os meus sogros, ofereceram-nos chocolate. Comentei que era possível harmonizar chocolate e cerveja. Comentei sobre as matérias que já li pela internet, sugestões das cervejarias e sobre aquela tua harmonização da cerveja Colorado Demoiselle e do chocolate Nugali Vintage 80%.

Acabei presenteando a minha sogra (que os meus amigos não leiam isto) com uma Baden Baden Stout para que esta realizasse uma degustação com chocolate meio amargo (o chocolate eu não dei, pois não se pode agradar muito a sogra).

A degustação acabou ocorrendo num dia em que eu estava presente. O chocolate degustado foi o Garoto Meio Amargo em barra, ou seja, um chocolate comum.

O impressionante foi a perfeita harmonização da Baden Baden Stout com o chocolate. Não conseguia distinguir quando acabava um e quando iniciava o outro, pelo perfeito casamento de sabores... Uma experiência interessante!!

O pessoal que degustou não gostou muito, pois não estão "acostumados" com o sabor seco e amargo da Stout...

Deixando as brincadeira de lado, registro aqui todo o meu apreço à minha sogra, dona Nena.

Parabéns pela postagem, Feijão!

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Olá Monica,

Pode deixar, as coisas boas devem ser divulgadas sim, obrigado pela visita.


Caro Jean,

Fico feliz que ainda existem genros que gostam da sogra, ente querido que devemos agradecer, só as vezes rsrsrs.
Caro realmente esta parceria cerveja e chocolate vai ter cada vez mais destaque, eu particularmente adoro, a alguns anos atrás, sempre comprava uma Kaiser Bock no mercado ou conveniência e junto um chocolate Diamente Negro, era maravilhoso isso, então vale a pena experimentarmos sempre.
Muito obrigado pela visita meu caro.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Quem disse que gosto? Eu não disse isso... vai que ela lê esta história e acredita?? Eu, na verdade, tolero ... Brincadeira, Feijão!!

Quanto à harmonização de chocolate com Bock, anida não fiz...mas fica registrada a sugestão.

Um abraço,

Jean Claudi.