quarta-feira, 10 de setembro de 2008

European Beer Festival 2008

Trago aos leitores mais uma informação sobre o fervoroso mercado cervejeiro mundial, desta vez sobre o European Beer Festival, o festival europeu de cervejas acontece este ano na Dinamarca de 12 a 14 de setembro nas dependências da antiga fábrica da Carlsberg em Copenhagen. O grupo dos entusiastas da cerveja na Dinamarca (Danke Ølentusiaster) tem organizado festivais de cerveja desde 2001 com o intuito de proporcionar e trazer aos freqüentadores, degustação de grande variedade de estilos e marcas de cervejas. Durante os últimos 5 anos o número de micro-cervejarias na Dinamarca saiu de zero para mais de 90, além do mais, o mercado dinamarquês de cervejas é bastante variado com forte presença de cervejas locais e importadas.
Sabendo que a Cervejaria Carlsberg fechou grande parte de suas atividades na planta sediada em Copenhagen no ano de 2007, não haveria melhor local e ocasião para usar um dos prédios da antiga cervejaria para sediar o evento este ano. A meta do Festival é ter mais de 140 diferentes expositores servindo cervejas de mais de 450 cervejarias apresentando mais de 2000 diferentes cervejas.
Tive a oportunidade de degustar duas cervejas dinamarquesas que não estão disponíveis no mercado brasileiro, ambas demonstraram ser bons exemplares da rica e crescente produção dinamarquesa. São elas a Semper Ardens First Gold IPA, produção especial da própria Carlsberg e a Nørrebro New York Lager, produzida por uma das mais famosas e conceituadas micro-cervejarias da cidade. Abaixo impressões:

Cerveja: Semper Ardens First Gold IPA ( Carlsberg )
Apresentação: Garrafa 660ml.
Tipo: India Pale Ale (IPA)
Álcool: 6,3%
Cor: Tons laranjas, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, queda lenta, duradoura.
Aroma: Lúpulo, cítrico, malte, leve floral.
Paladar: Bom corpo, malte no inicio depois leve adstringência, boa carbonatação, lúpulo, notas ligeiramente frutadas (laranja), notas doces, sensação residual agradavelmente seca.
Comentário: Apesar de ser um bom exemplar, a carbonatação destacada puxa mais para outras escolas cervejeiras do que para as IPA’s Inglesas. Possui um residual que a deixa moderadamente doce, característica não tão presencial no estilo, talvez uma elevação no amargor para trazer mais “secura” ao paladar a deixaria mais enquadrada no estilo.


Cerveja: Nørrebro New York Lager
Apresentação: Garrafa 600ml.
Tipo: Pale Lager
Álcool: 5,3%
Cor: Dourado intenso, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura. (Linda cor)
Aroma: Lúpulo, pão, malte, cítrico, floral.
Paladar: Bom corpo, malte, leve doce, lúpulo, citrico, sensação residual agradavelmente amarga.
Comentário: Bem maltada, com nota doce residual, bom amargor e um aroma floral, levemente citríco do lúpulo utilizado em sua receita, o norte-americano Cascade.
A nível de informação a Nørrebro tem em sua relação de cervejas nada mais, nada menos do que 29 estilos produzidos, isso mesmo 29 estilos diferentes, sendo que “apenas” 09 são sazonais, passam por praticamente todas as escolas cervejeiras (Alemã, Belga, Inglesa e a Americana). Será que teremos alguma cervejaria com este fôlego por aqui?

Sobre o Festival:

Entrada: 100DKK ou 13,5 Euros.
Horários:
Sexta-feira 12 de setembro das 15:00 as 23:00 horas
Sábado 13 de setembro das 12:00 as 23:00 horas
Domingo 14 de setembro das 12:00 as 18:00 horas

Local: Antiga Fábrica da Carlsberg junto ao Carlsberg Visitor Centre em Valby, Copenhagen

Mais informações sobre o festival: www.beerfestival.dk

2 comentários:

Rodrigo Lemos disse...

Rapaz, onde vc conseguiu essas cervejotas? Santa mala?

Paulo Feijão disse...

Caro Rodrigo,

É isso aí, como ainda não estão disponíveis por aqui, um caro amigo fez o favor de nos presentear com estes belos exemplares. Fica a dica para quando quiser pedir algo daquelas bandas para um amigo.

Abraços e obrigado pela visita.