quinta-feira, 1 de maio de 2008

Desfile das Campeãs - Weizenbock's

A Weizenbock é a versão forte de uma Weissbier. Geralmente é feita com pelo menos 50% de trigo. Podem ser pálidas e turvas, e são ligeiramente caramelizadas, geralmente sua cor varia do avermelhado ao castanho mais escuro, entretanto toda regra a uma exceção, temos um exemplo recente da Weihenstephaner Vitus, que é um weizenbock, porém tem uma cor mais clara, puxada para o dourado.
Embora as cervejas Bock sejam lagers, ou seja, de baixa fermentação, as Weizenbocks são todas ales, de alta fermentação.
São fermentadas com uma levedura especial de weissbier que dá a bebida notas de cravo, banana, misturado com o alto teor alcoólico e os tons caramelizados.
Abaixo uma degustação com duas cervejas do estilo Weizenbock, estas duas nos últimos concursos internacionais se destacaram, no final do ano passado no European Beer Stars a Aventinus ficou com o Ouro, e a Eisenbahn com a medalha de Bronze, mostrando seu potencial, este ano no Australian International Beer Awards a situação se inverteu a Eisenbahn ficou com a Prata e a Aventinus com o bronze.

A Aventinus foi elaborada em 1907 por Mathilde Schneider, desde então vem levando diversos concursos cervejeiros, se tornando uma referência no estilo, hoje é muito conceituada e se tornou figura carimbada no pódium de World Beer Cup, Australian International Beer Awards, European Beer Stars entre outros. E desde 2007 é possível encontrá-la a venda no Brasil.

A Eisenbahn Weizenbock dispensa apresentações, por sorte a temos produzida aqui no Brasil, há talvez ainda dificuldade de encontrá-la em todas as regiões, mas no site da Eisenbahn é possível comprá-la, além das medalhas conquistadas, hoje a Eisenbahn Weizenbock é citada na edição 2008 do BJCP como referência mundial para o estilo. Abaixo impressões.

Cerveja: Eisenbahn
Apresentação: Long Neck 355ml.
Tipo: Weizenbock
Álcool: 8%
Cor: Avermelhada escura, turva.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Torrefação, banana, caramelo, leve álcool.
Paladar: Bom corpo, banana, torrefação, médio a baixo amargor, carbonatada, aveludada, sensação residual caramelizada, doce.
Comentário: Ótima cerveja, complexa, leva seis tipos de malte em sua receita, não é a toa que está entre as melhores do mundo.
Cerveja: Aventinus
Apresentação: Garrafa 500ml.
Tipo: Weizenbock
Álcool: 8,2%
Cor: Castanho escuro, turva.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Banana, torrefação, caramelizado, chocolate.
Paladar: Bom corpo, banana, torrefação, passas, médio amargor, notas álcool, carbonatada, sensação residual caramelizada, doce.
Comentário: Cerveja excepcional de qualidade comprovada, ambas tem características muitos parecidas, particularmente achei que a diferença existe apenas na cor de uma para outra, a Aventinus é um pouco mais escura, e no paladar a Aventinus apresenta tons mais caramelizados, levemente mais “doce”, ambas são perfeitas seguindo fielmente o estilo, farei novamente esta degustação colocando as duas grandes campeãs juntas, e você caro leitor já fez esta degustação?

4 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Olá,
Essas estão entre as duas cervejas que eu mais gosto. Não pode faltar no meu estoque.
A Eisenbahn Weizenbock é a cerveja mais gostosa feita no Brasil, em minha humilde opnião!
Pena que nem sempre é possível encontrar a Eizenbahn Weizenbock aqui em Fortaleza. A Aventinus então ainda nem chegou aos supermercados ou lojas especializadas daqui.

Paulo Feijão disse...

Ol� Rodrigo,

Somos dois ent�o que gostam da Eisenbahn Weizenbock, realmente est� entre as minhas preferidas.
Quando n�o encontra-la tente compra-la pelo site da Eisenbahn, a Aventinus tamb�m voc� consegue encontrar tanto pelo Nonobier.com.br ou no cervejasnet.com.br, sei que talvez o frete eleve o pre�o, mas fa�a o pedido com mais algum amigo cervejeiro, dai sair� mais barato.

Abra�os

Vic disse...

Impossível mesmo. Mas vão-se degustando outras do género e que existem por cá

Abraço, amigo Feijão

Anônimo disse...

É impressionante como a Eisenbahn Weizenbock é boa... e melhor ainda por ser nacional.
Abraço.