domingo, 3 de fevereiro de 2008

Königs Bier


Jaraguá do Sul, grande pólo industrial no norte de Santa Catarina, cidade que teve no ano de 1897 uma famosa cervejaria em funcionamento, a Bockbier, e além da Bockbier de propriedade de Isidoro Pedri, houve outras sete cervejarias na região, incluindo a cidade de Corupa, ao lado de Jaraguá do Sul, que foi onde o Sr. Otto Löeffler iniciou a produção de cerveja, e que depois a transferiu para Canoinhas, a Cervejaria Canoinhense, até hoje em funcionamento, é a mais antiga cervejaria do Brasil ainda administrada pela mesma família.


Tanques de fermentação e maturação da fabrica.

Houve outras produções como a de Georg Stüber de 1910 a 1913, Wehnöfer engenheiro alemão que produziu de 1922 a 1930, e também Heinrich Meyer que fabricou de 1926 a 1930 a Ingwerbier que era um chopp que levava gengibre na receita.

Prédio que abriga a Micro cervejaria

É fato que a história cervejeira da região era farta e diversificada, além disso, a grande concentração de cervejarias que está acontecendo em Santa Catarina impulsionou Ivan Torres e Dennis Torres, pai e filho, a quatro anos de pesquisas, consultando mestres cervejeiros em visitas ao velho mundo, e Estados Unidos, foram também consultados profissionais no Brasil, para daí então implantar e fundar a Probier Cervejaria, que fabrica a o chopp Königs.



Eu e os anteciosos Ivan Torres e Dennis Torres.



Königs Bier significa “cerveja do rei”, o nome é uma homenagem aos reis do tiro, e as Sociedades de caça e tiro que preservam a cultura alemã nesta região de Santa Catarina, os clubes de caça e tiro surgiram pois muitos alemães acostumados ao manejo de armas de fogo perante a convivência e o confronto com índios e animais selvagens, optaram por formar uma sociedade de tiro, herança trazida da Alemanha. Aos domingos e feriados eram comuns as disputas de tiro, que por serem praticadas ao ar livre representavam um perigo para a vizinhança. Após a doação de áreas específicas para a prática de tiro, em 1862 foram enviados para o Governo da Província os estatutos do “clube”, a fim de serem aprovados. No ano de 1863, o Presidente da Província aprovou os estatutos.


A brincadeira do "slogan" sobre a colonização da região e suas virtudes, os dois copos lembram duas pernas.


Os acontecimentos mais esperados realizados nas sedes dos clubes era os Schützenfest, a Festa do Rei. Realizadas uma vez ao ano, geralmente no mês de maio, essas festas duravam três dias. O primeiro dia era reservado ao festejo religioso, o segundo dia era de competições de tiro. Os atiradores, empunhando armas, reuniam-se para dar início ao desfile e seguir conforme a programação. Neste dia valiam os prêmios de "rei do alvo" e "rei do pássaro".No terceiro dia, após a conclusão do "tiro ao pássaro" e a devolução da bandeira da Sociedade, era dado o desfecho da festa com grande baile social, proclamação dos vencedores do tiro de "rei do alvo" e "rei do pássaro" e os respectivos "cavalheiros" que eram os classificados em segundo e terceiro lugar com melhor tiro.No colete dos atiradores ficam as medalhas que representam o número de conquistas e títulos.
A Königs tem capacidade inicial de 8.000lts/mês, inicialmente produz o chopp tipo Pilsen, que possui uma caracetrística interessante e que valorizou o visual da bebida, a cor dourada intensa que lembra o ouro da coroa de um rei, marca da cervejaria. O chopp Königs está sendo vendido inicialmente em alguns estabelecimentos em Jaraguá do Sul, e pode ser encomendado na fábrica para festas e eventos, está no projeto montar um bar de fábrica em breve, neste ano o objetivo é firmar a marca no mercado e aumentar os pontos de venda, fomos recebidos gentilmente pelo Dennis e pelo Ivan, agradeço a simpatia e o ótimo bate papo, acompanhados da ótima cerveja produzida, abaixo impressões.

Cerveja: Königs
Tipo: Pilsen
Apresentação: Chopp
Álcool: 4,5%
Cor: Dourado intenso, brilhante, baixa turbidez.
Espuma: Boa formação, duradoura, cremosa.
Aroma: Floral de lúpulo, malte.
Paladar: Notas bem definidas de malte, lúpulo, bom corpo, sensação residual adstringente.
Comentário: Uma bela surpresa, ótima cerveja, com características marcantes, presença notável de lúpulo e um bom corpo. Almejo para que a receita permaneça sem alterações.

Aonde:
(47) 3370-5544
konigs@konigsbier.com.br
http://www.konigsbier.com.br/ (em construção)

7 comentários:

Botto disse...

Sempre bom ver novas microcervejarias abrindo portas ao desenvolvimento cervejeiro no Brasil, né, Feijones? Parece ser a Konigs bem legal, e na próxima visita à SC espero fazer uma visita.
Aquele abraço,
Botto

Thiago Valenti disse...

Realmente, cada cidade do estado vai tendo a sua micro, isso sem dúvida é bom.

Agora, o nome é que poderia ser mais criativo, já que dá pra encontrar a König Pilsener no Brasil. König, Königs..vai saber..

Rodrigo Lemos disse...

Bom nome, boa logo, propaganda engraçada e boa notícia... pilsen com corpo, presença de malte e lúpulo? Que isso realmente fique assim! Fiquei curioso para prová-la...

Thiago Valenti disse...

Ah, realmente, esqueci de comentar.
Boa marca, em comparação com uns negócios que apareceram por aí ultimamente..

Paulo Feijão disse...

Caros,

O Chopp condiz com a degustação, creio que no ótimo bate papo que tive com eles, comentei sobre a dificuldade de micros manterem um chopp com características, pois temos conhecimento da "cerveja que a maioria dos brasileiros gostam", então o diferencial é manter a cerveja de acordo, ai é que esta a grande diferença, e como já comentado, nenhuma micro cervejaria vive de cerveja diferenciada no atual mercado nacional, ainda não.....depende de nós.

Unknown disse...

Ótima iniciativa dos proprietários! Já tive a oportunidade de conhecer as intalações da empresa e experimentar o produto várias vezes e realmente é de alta qualiadade, com certeza serei um dos consumidores. O chopp König é muito agradável ao paladar, com sabor característico e fixo, boa expressão, sensação refrescante e identidade marcante.
Referente ao nome, achei a idéia bem legal, pq valoriza, incentiva e preserva as tradições germânicas da região, além de comercialmente estimular o interesse pela bebida.

Rodrigo Mendes.

ASA disse...

O site da Königs Bier já está no ar.

http://www.konigsbier.com.br