quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Liefmans FrambozenBier

A primeira referência escrita da Cervejaria data 1679. Em 1770 um determinado Jacobus Liefmans estabelece-se como um fabricante de cerveja em Oudenaarde. Em 1905, devido ao problema de sucessão nos negócios, a Cervejaria foi vendida ao um homem de negócios chamado Pierre Camionete Geluwe. Na ação de venda indicou-se que a conhecida Liefmans deveria ser preservada em todos os parâmetros, tendo em vista a antiga tradição da cervejaria em Oudenaarde, e que até hoje tem o respeito e reconhecimento da comunidade loca e internacional.

Liefmans Oud Bruin em janeiro com 5% álcool e Liefmans Goudenband mais complexa e maior graduação alcoólica com 8%, conhecida também como “cerveja de guarda”, pois ficando acondicionada corretamente pode durar mais de 25 anos, dois exemplos das inúmeras qualidades da cervejaria. Há também Liefmans Kriek, uma cerveja da cereja, com seus gosto e sabor frutado, produzida uma vez por ano na altura da colheita da cereja, uma cerveja macia e intensa, de cor avermelhada.

Tive a oportunidade de tomar uma FrambozenBier produzida em 2005, dentre as outras, é a cerveja de menor produção na fábrica, preparada baseada na colheita da Framboesa que são adicionadas a Liefmans Goudenband, que lhe dá um sabor acentuado da fruta.
E só a título de curiosidade, apesar da acidez e sua forma de preparo esta Liefmans FrambozenBier, não é uma Lambic, sim uma fruit beer.

Cerveja: Liefmans FrambozenBier
Tipo: Fruitbeer.
Apresentação: Garrafa 375ml.
Álcool: 4,5%
Espuma: Boa formação, média a alta duração.
Cor: Vermelho escuro, brilhante, limpo.
Aroma: Frutas vermelhas, framboesa, lúpulo, cítrico.
Paladar: Abre-se na boca ao dar um gole, leve acidez, notas adocicadas da fruta, médio corpo, sensação residual complexa, equilibrada entre o gosto da fruta, acidez e pelo leve amargor.
Comentário: Excelente Cerveja, tenho outra guardada “amadurecendo”, daqui mais ou menos 5 anos, outro post com ela mais “velha”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje degustei uma Belle Vue na Tortula.
Excelente Lambic com cereja.

Vic disse...

Caríssimo,

Aí está uma daquelas quue é capaz de me desviar um pouco dos meus hábitos "trapistas".

Abraço

P.S.- estou aguardando notícias suas via mail, amigo