quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Microcervejaria Extraomnes (Itália)


Para falar sobre o "mundo Extraomnes" não devemos ser totalmente ingênuos, culturalmente falando. Muito do que foi escolhido em termos gráficos e de comunicação da cervejaria tem significado histórico. O cão, que é evidente em cada um dos rótulos, deriva historicamente a partir de um mosaico encontrado nas ruínas de Pompéia, que continha os dizeres "Cave Canem", que nada mais é que: Cuidado com o cão".

Além disso um outro "detalhe" está na coleira do cão, que tem escrito metade de outra famosa frase: "Semel in anno licet insanire". Estas palavras fazem parte de um conceito, expresso por mais de um autor (Sêneca, em primeiro lugar, e depois Agostinho e também Horácio), segundo a qual, a cada tantas vezes (Semel em anos) é bom fazer uma pausa para libertação mental (licet insanire).

EXTRAOMNES quer dizer "queiram sair todos", pronunciado pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, e não pelo Decano, nada mais é que parte do cerimonial prescrito pela Igreja, para que os Cardeais Eleitores se isolem, diante de Deus, para a escolha do novo Chefe da Igreja (Papa), sem a presença de qualquer pessoa que não estiver efetivamente envolvida na votação.

Presente no cenário cervejeiro italiano a pouco tempo (2anos), o mestre cervejeiro Luigi "Schigi" d'Amelio, originário e apaixonado pelo mundo do vinho, pelos meados do ano 2000, fez um curso sobre cerveja e desenvolveu grande interesse por essa bebida, tornou-se muito conhecido entre os blogs de cerveja italianos.

Em 2007 quando ministrava uma palestra sobre cerveja, conheceu o propietário de uma empresa que faz torrefação de café e que também era apaixonado por cerveja. A partir daquele momento este empresário convence Schigi a fazer parte de um empreendimento cervejeiro, a EXTRAOMNES. A ideologia deles é: "fazemos cerveja que gostamos de tomar", tendencialmente cervejas de escola belga. Depois de 3 anos fazendo cerveja em um maquinário automático de 30 litros, ajustando as receitas, foi oficialmente lançada a cerveja no IBF (italian beer festival), e venceu como a melhor cerveja do campeonato com a ZEST! No mesmo ano (2010) venceu como a melhor microcervejaria italiana, hoje em dia conta com uma vasta gama de cervejas, seja em linha, sazonais ou colaborativas, detalhe é que todas são Ales (Alta fermentacao).

Esta degustação e texto aconteceu devido a parceria com o amigo Doug Melo, blumenauense que está morando na Itália, lá é professor e dá aulas no curso de formação de sommelier de cerveja da Associação Italiana de degustadores de Cerveja. Em breve estará de volta ao Brasil para fortalecer ainda mais o mercado. Vamos as cervejas....
 

Cerveja: EXTRAOMNES
Tipo: Saison
Apresentação: Garrafa 355ml
Álcool: 6,9%
Cor: Amarelo palha, turva.
Espuma: Baixa formação, média duração.
Aroma: Casca de pão, pimenta branca, Frutado (Abacaxi, laranja), adocicado, sutis notas condimentadas.
Paladar: Média corpo, notas de pão, picante, frutado(laranja), condimentos, leve acidez, sensação residual com firme amargor e seca.
Comentário: Cerveja interessante, poderia ser mais "ousada" nos condimentos e ser mais discreta na lupulagem, porém, não deixa de ser uma boa interpretação do estilo.

 
Cerveja: EXTRAOMNES
Tipo: Blond Ale
Apresentação: Garrafa 355ml
Álcool: 4,4%
Cor: Amarelo Palha, naturalmente turva, pois não é filtrada.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Lúpulo, gramineo, cítrico, leve dulçor.
Paladar: Média corpo, boa carbonatação, preenche a boca, dando a impressão de ser encorpada, inicio com sutil maltado, notas de lúpulo que passeiam entre notas cítricas e frutadas, sensação residual agradavelmente amarga e seca.
Comentário: Boa cerveja. Sem dúvida seria uma "session beer" do dia a dia.


Cerveja: EXTRAOMNES ZEST
Tipo: Belgian IPA?
Apresentação: Garrafa 355ml
Álcool: 5,3%
Cor: Dourado intenso, levemente turva.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Lúpulo e Lúpulo, frutas tropicais (Maracujá, abacaxi, manga), notas condimentadas.
Paladar: Média corpo, boa carbonatação (viva), leve acidez, refrescante, cítrica, frutado (maracujá, abacaxi), leve base de malte sustentando esta carga de lúpulo, sensação residual agradavelmente complexa: amarga, frutada e seca.

Comentário: Excelente cerveja, com cárater de lúpulo limpo, evidente e perfeitamente equilibrado, transbordando sabores da flor. Amarilo e Citra são dois dos lúpulos utilizados.

Cerveja: EXTRAOMNES/BUSKERS
Tipo: Trippel
Apresentação: Garrafa 355ml
Álcool: 8,8%
Cor: Ambar, turva.
Espuma:Boa formação, duradoura.
Aroma: Picante, condimentado, terroso, maltado, álcool.
Paladar: Bom corpo, boa carbonatação, especiarias, frutado (Pêssego), sutis notas cítricas, bom equilibrio com amargor e sensação residual com agradável aquecimento alcoólico.

Comentário: Excelente cerveja, uma cerveja colaborativa da Extraomnes com a Buskers, que se definem como "birrificio intinerante", ou seja, cervejeiros que produzem utilizando várias cervejarias como parceiros, não tendo uma unidade própria. Foi uma edição limitada e com certeza degustaria outras vezes.

Um comentário:

Johnnie Lustoza disse...

Muito bom o seu blog. Muita informação detalhada. Estou começando agora com o meu e acredito que posso aprender muito com você. Depois confere o meu e me diz o que achou. Obrigado, grande abraço e parabéns.