terça-feira, 2 de outubro de 2012

American IPA - Cervejaria Davok

Quando se fala do Uruguai dificilmente associamos a cultura cervejeira, mas assim como no Brasil, pequenas cervejarias estão incitando o paladar da população com cervejas interessantes. A Cervejaria Davok é uma microcervejaria localizada em Montevidéo.

Tudo começou quando um dos atuais sócios da Sul Brewery foi estudar para uma prova do seu curso de bioengenharia e viu sobre a utilização de levedura em escalas industriais, e neste mesmo livro, viu sobre o procedimento para fazer cerveja em casa.

A partir daquele momento, a curiosidade de tentar fazer cerveja levou dois dos parceiros do atual projeto a entrar em contato com o grupo de homebrewers do Uruguai e começar com eles a incrível experiência em desenvolver e produzir as próprias cervejas.

Seguidos por outros três amigos, foram dois anos de desenvolvimento, com diferentes receitas para consumo próprio. Inesperadamente, donos de dois bares de Montevidéu que haviam provado as cervejas, gostaram e falaram que queriam comercializar aquela cerveja.

Foi assim que os cinco sócios decidiram formar a empresa em janeiro de 2008 e colocar no mercado as várias receitas que desenvolveram como cervejeiros caseiros.

Depois de um ano de instalação do equipamento e ajustar minuciosamente o processo, produzindo o volume necessário para ser considerada uma microcervejaria, a Cerveja Davok, foi lançada oficialmente no The Shannon Irish Pub, incluindo em seus estilos a primeira cerveja “personalizada”, ou produzida sobre contrato, do país, a Shannon Dunkel.

A marca Davok veio depois de conversas e intensas pesquisas com vários parentes e amigos. Atualmente cervejas Davok estão à venda em diferentes áreas de Montevidéu.

A cervejaria baseia-se no guia de estilos do BJCP para o desenvolvimento da maioria dos estilos, exceto cervejas desenvolvidas para clientes, que solicitam conforme o gosto deles.

Já tinha ouvido falar bem desta cervejaria, e tive a oportunidade de degustar três rótulos. Abaixo impressões sobre a American IPA:

Cerveja: Davok
Estilo: American IPA
Apresentação: Garrafa 600ml
Álcool: 6,5%
Cor: Âmbar, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração.
Aroma: Lúpulo (Cítrico, abacaxi, maracujá, laranja), notas de malte remetendo a caramelo.
Paladar: Médio corpo, inicial maltado(caramelo), seguido por generosa porção de lúpulo cítrico, frutas tropicais, maracujá, sensação residual agradavelmente amarga e intensa.

Comentário: Boa cerveja, tanto no paladar, quanto no aroma se percebe uma verdadeira “salada de frutas tropicais” vinda da boa base de lúpulos. Começa com toques adocicados vindos do malte, passeia pelos sabores do lúpulo, para terminar com um agradável amargor, deixando um persistente e agradável sabor no palato.

Mais informações: Cerveza Davok

Nenhum comentário: