quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ultimo Gole Extra - Imperial Stout da Schornstein

Fachada do Restaurante Magnani em Timbó.

Ontem a cultura cervejeira nacional ganhou mais uma representante. Fui convidado pela Cervejaria Schornstein para o lançamento de seu novo produto, que nasceu de mais uma parceria entre cervejaria e Homebrew, fato que já é uma realidade no Brasil com ótimo resultados, como a Demoiselle (Colorado e Ricardo Rosa), a Dama do Lago (Eisenbahn e Botto), Dado Bier Double Chocolate Stout (Dado Bier, Ricardo Rosa e Mauro Nogueira) e a Joinville Porter (Eisenbahn, Diogo e Ivan), estes são exemplos de como estamos evoluindo na proposta de diferenciação, produtos novos com personalidade.

Sobre o produto, trata-se de uma Imperial Stout, que foi feita através da parceria entre Cervejaria Schornstein e Raphael Tonera de Florianópolis, que já teve ótimas classificações nos concursos nacionais, inclusive com um primeiro lugar ano passado na categoria Belgian Beer do III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais da Acerva, esta união já estava sendo estudada a algum tempo, agora após algumas pesquisas lançam oficialmente o produto. Inicialmente será levado a alguns eventos para degustação como a Brasil Brau por exemplo, após esta primeira fase, será então engarrafado com priming e colocado a venda.

O lançamento ocorreu no Restaurante Magnani, na cidade de Timbó, a 35 Km de Blumenau, particularmente não conhecia o restaurante e fiquei surpreendido pela boa opção de pratos e a variada carta de cervejas, tudo isso com preços acessíveis, vale a pena conhecer o local.

Imperial Stout

Sobre a cerveja, trata-se de uma Russian Imperial Stout que levou seis tipos de malte e dois de lúpulo em sua composição, seu teor alcoólico chegou a 8%, com espuma levemente escura, a cor é intensamente escura com notas vermelhas, no aroma apresenta leve dulçor, chocolate, lúpulo e notas de torrefação, o paladar traz ótimo corpo, média carbonatação, agradável dulçor, torrefação, picante, álcool e o final é seco.

Foie Gros com purê de pêra e redução de balsâmico com a Imperial Stout.


Os pratos para harmonizar foram preparados pelo chef Leandro Magnani que foi muito feliz nas escolhas, para entrada foi servido um Foie Gros com purê de pêra e redução de balsâmico, o prato tinha textura leve, perfeitamente temperado, apresentava certa gordura no paladar, a cerveja harmonizou muito bem, pois além de quebrar um pouco a doçura do purê, o álcool aliviava o paladar com as fortes impressões geradas pela harmonização, ao final o paladar ficava limpo, como se toda garfada fosse a primeira.

Coxa de pato em confit com salsa de manga e aroma de curry com a Imperial Stout.


O segundo prato foi Coxa de pato em confit com salsa de manga e aroma de curry, este prato estava sensacional, a carne estava harmoniosamente condimentada, o molho trazia doçura, a cerveja ficou perfeita junto ao prato, a cerveja acrescentou calor ao prato, trazia um leve picante, a pele da coxa estava levemente torrada – crocante – e com a torrefação da cerveja ficou muito bom, a salsa de manga pedia que algo quebrasse seu dulçor e a cerveja fazia isto muito bem, o prato parece que deixou a cerveja com características mais amargas e torradas, muito bom.

Semifredo de nutella com coco e a Imperial Stout.


O terceiro prato foi Semifredo de nutella com coco, neste prato a cerveja acabou se sobressaindo um pouco, não muito, a textura do prato casou bem com a cerveja, e ambos continham dulçor, torrado, leve acidez, uma rica experiência.
Mais uma vez a cultura cervejeira no Brasil cresce, com novos produtos e ótimas parcerias entre Cervejeiros Caseiros e Cervejarias




8 comentários:

FemAle Luciane disse...

Que legal Feijão!
Adorei a novidade. Parabéns a Schornstein pela iniciativa e para o Tonera. Pelas cervejas que provei dele em Floripa, já sabia que esse menino tem futuro!
Fiquei muito feliz em saber que provarei essa novidade na Brasil Brau.
Beijo e até lá

Rodrigo Campos disse...

Olá Feijão,

Ótima notícia esta. Mais um chope forte da Schornstein para se juntar ao ótimo Bock já feito por eles. Uma Imperial Stout então, que raramente encontramos no Brasil, será uma maravilha. Mal posso esperar para botar os pés na Brasil Brau.

Abraço.

Anônimo disse...

Essas comidas são cheias de frescurinha !!!
Quanto a cerveja se estiver a preço acessível (o que não está acontecendo, vou experimenta-la.

Sven Hotchisveirner

Marco Zimmermann disse...

Ótima notícia!
Tenho certeza que esta parceria entre uma micro-cervejaria altamente competente com um excelente cervejeiro caseiro trará bons resultados.
Mas Feijão, fale mais sobre a cerveja! Estes pratos aí tão muito chiques, mas o que eu quero saber é da cerveja! rs
Abraços!

Rubens disse...

Grande Feijão!

Iniciativas como estas só poderiam mesmo serem frutos de um movimento autêntico, justo e inovador como a maravilhosa revolução cervejeira que vivemos atualmente no Brasil e no mundo!

Parabéns à Schornstein e ao Tonera, pela ousadia e criatividade, de nos brindarem com tamanha novidade! ;-)

Desejo muito sucesso a esta fantástica parceria, assim como às outras já consagradas e muito bem lembradas por você. E vamos em frente!

Grande abraço,

Rubens Deeke

Ricardo Antunes da Costa disse...

Legal ver a Schornstein aumentando seu portifólio. Acho que já está na hora de fazer uma nova visita à Pomerode.

Jean disse...

Prezado Feijão,

É com imensa alegria que recebemos o lançamento da Schornstein. Ainda mais sabendo que conta com a parceria do meu amigo Raphael Tonera.

Perdi a boquinha, Feijão!! Por pouco não participei do lançamento. Meus compromissos profissionais não me permitiram ir ao evento como convidado do Raphael. Que meus alunos, leiam este comentário, e vejam que a tentação foi enorme, mas compromisso é compromisso.

Um abraço e parabéns pela postagem.

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Caros(as),

É a cultura cervejeira no Brasil que dia a dia se fortalece, graças a todos nós, fiéis as cervejas de verdade.

Obrigado a todos pela visita.