quarta-feira, 3 de junho de 2009

Workshop em Joinville da Acerva Catarinense

Neste ultimo final de semana ocorreu na Cidadela Cultural Antarctiva o Workshop Produção de Cerveja Artesanal na cidade de Joinville em Santa Catarina.

Mais um vez os organizadores Rubens e Selvino deram show, estava tudo perfeito, os participantes ao chegar se dirigiam até a recepção, ali era feita a confirmação da inscrição, recebiam crachá e uma sacola personalizada feita exclusivamente para o Workshop, na sacola tinha: apostila sobre a produção, uma camiseta do evento, folder da Brasil Ways com os produtos, folder dos produtos da WE além de outros materiais. A Brasil Ways, assim como a WE outra vez apóiam mais um evento cervejeiro, organizado pela Acerva Catarinense.
Foi a WE que gentilmente cedeu os insumos da batelada que foi produzida durante o curso e também da cerveja feita antes do concurso para ser degustada pelos participantes, pois a mesma receita que estava sendo produzida foi servida para que os participantes degustarem.
Na realidade a participação de todos os apoiadores: Opa Bier, WE Consultoria, Brasil Ways, MasterBraü e o município de Joinville foram fundamentais para o sucesso do evento, agradecemos desde já em acreditar nesta cultura que irá trazer ainda mais alegrias e boas cervejas a todos.

O evento como programado começou às 10:00 com a palestra do Ivan e Diogo da Gräbenwasser, eles falaram sobre todo o processo de preparo da cerveja, em outro local da “antiga” fábrica da Antarctica estava palestrando o Cláudio Zastrow, mestre cervejeiro da Cervejaria Schornstein, falava sobre os estilos que irão concorrer no próximo Concurso Nacional da Acerva em Outubro no RJ, nesta palestra participaram os mais experientes, ou seja, aqueles que já produzem a algum tempo, foi uma ótima troca de informações, experiências e conhecimentos mais aprofundados, muitos puderam discutir os detalhes de suas criações junto aos mestres-cervejeiros profissionais que estavam presentes, além do Cláudio, assistiu e participou da palestra o Werner Emmel, profissional formado em Weihenstephan, proprietário da WE Consultoria, esta palestra acabou virando um grande bate papo, muito rico em informações.


Logo após eu fiz a palestra: " A exploração e o consumo de cervejas especiais: despertando novos sabores e sensações“ para o pessoal que estava acompanhando a brassagem, foi muito interessante a conversa, foram abordados alguns temas como escolas cervejeiras mundiais, o cenário cervejeiro no Brasil, principais diferenças de cerveja Artesanal e cerveja Industrial, mercado de cervejas especiais, entretanto o principal ponto abordado foi de sugerir que as pessoas encontrem primeiro características interessante nas cervejas e não defeitos, vejo que muitas pessoas que estão aprendendo a degustar cerveja tem reclamado muito sobre vários produtos, a idéia foi em deixar claro que gosto é particular, não adianta falar que Cerveja X é ruim, pois com certeza ela agrada a outros, isso é a idéia para criamos uma cultura cervejeira sadia, foi bem legal a recepetividade de todos, muito obrigado!


Depois tivemos a palestra do cervejeiro da Opa Bier o Elmar, que falou sobre: “O processo de produção cervejeiro: as diferenças e semelhanças entre a microcervejaria e a produção caseira” que trouxe informações muito pertinentes sobre as principais diferenças entre produções (Homebrew x Microcervejaria ).

Durante o dia foi feita uma visitação “externa” as dependências da Cervejaria Antarctica guiada por um dos convidados mais ilustres do dia, o Sr. Curt Zastrow que trabalhou durante 35 anos na fábrica e tem memoráveis lembranças de todas as dependências, explicando cada detalhe da fábrica, uma volta ao passado e que fez pensar o porque do Brasil dispensar tanto sua cultura, edificações históricas caindo aos pedaços, uma grande fábrica de cerveja jogada ao relento, na antiga cozinha da fábrica houve diversos arrombamentos para roubar o cobre das panelas, encanamentos, etc. A visitação teve que ser externa pois algumas dependências ficam fechadas, durante as fortes chuvas no estado muitas partes do telhado desabaram por falta de cuidado, enfim, somente com a aula do Sr. Curt para compensar isso.


Em meio a isto tudo, a degustação das cervejas “testes” da Opa Bier, das cervejas produzidas pelos próprios cervejeiros presentes, foi uma aula de sabores e percepções, e o clima formado entre um local histórico no cenário cervejeiro nacional e a empolgação de todos em divulgar e fazer com que este mercado cresça cada vez mais foi perfeito, a Acerva Catarinense mais uma vez mostra seu potencial e a dedicação de seus membros. No mês de Agosto tem mais, o próximo Workshop será realizado em Florianópolis, com data e local a definir, conforme forem sendo definidos detalhes do evento passaremos mais informações, abaixo alguma fotos do Workshop em Joinville.

A recepção do evento, com barracas cedidas pela Opa Bier, na primeira tinha a venda souvenirs da Opa Bier, já na segunda barraca estavam as cervejas para serem degustadas no evento.


Enquanto o Ivan falava sobre o processo para os participantes, o Diogo ia fazendo o processo junto a panela.




Vista da "rua" principal na fábrica, no prédio maior, aonde há duas chaminés, ficava a cozinha da cervejaria, a outra chaminé de tijolinho a esquerda na foto, era das caldeiras.




Foto tirada pela janela do prédio onde demonstra o descaso com o patrimônio, a cozinha está completamente abandonada, uma pena, pois ela lembra muito as cervejarias européias, algumas ainda utilizam suas antigas cozinhas, outras conservaram e utilizam para museu da cervejaria, acorda município, proteja sua história.



Este humilde blogueiro com o respeitado Curt Zastrow, que durante 35 anos trabalhou na fábrica que foi realizado o evento, hoje ele ainda nos presenteia com sua produções pela Zehn Bier. Podemos dizer que este modesto senhor faz parte da história da cerveja no Brasil.



Outra foto que mostra o descaso com toda a fábrica, a cozinha foi diversas vezes furtada, levaram tudo o que podiam, mas o pior é que estão levando a história da cerveja no Brasil.



A alegria estampanda nos rostos dentro do "Expresso Acerva" que veio de Florianópolis, passou em Blumenau rumo a Joinville, claro que a famosa chopeira estava lá

4 comentários:

Ricardo Antunes da Costa disse...

Eu fiz a inscrição mas infelizmente não pude ir ao evento. Ler esse relato só me deixa mais incorformado.

Abraço.

Anônimo disse...

Ótimo evento. Belo post Feijão. Grande Abraço.

Claudio Zastrow.

Jean disse...

Prezado Feijão,

Até pensei em fazer uma postagem no Pão e Cerveja, sobre o evento, mas me faltavam as fotos...
Agora com a sua EXCELENTE postagem, posso fazer uma notinha por lá... só para registrar!
Foi um dia inesquecível... Foi tudo muito bom...
Desculpe-me por não ter me despedido de você em Blumenau, nem me dei conta que você ficaria por lá! Quando vi, você já tinha ido...
Queria registrar aqui, a excelente aula que o Ivan e o Diogo ministraram.
Que venha o próximo em Floripa.

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Ricardo,

Não fique triste, em Agosto acontecerá em Floripa o workshop, dai poderá estar presente.

Claudio,

Obrigado pelo incansável incentivo a cultura cervejeira no Brasil.

Jean,

Realmente foi muito bom o evento,não se preocupe pois acabei não me despedindo de quase ninguém, mas foi um prazer reencontra-lo, nos vemos no próximo ai em Floripa.

Abradeço a todos pela visita.