quarta-feira, 13 de maio de 2009

WORKSHOP PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

Joinville, a maior cidade do estado de Santa Catarina, reconhecida por sediar o maior Festival de Dança do mundo e marcada pela força da indústria e suas raízes européias, será palco de um grande encontro de cervejeiros artesanais no próximo dia 30 de maio. O espaço especialmente escolhido para abrigar este evento foi o complexo da Cidadela Cultural Antarctica, instalado junto ao patrimônio da famosa fábrica da Cervejaria Antarctica de Joinville, onde os participantes também terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor os fatos e a importância deste valioso fragmento da história cervejeira local e nacional.

O encontro, intitulado Workshop Produção de Cerveja Artesanal, faz parte de um circuito regional iniciado em 2007 e trata-se de uma iniciativa da ACervA Catarinense, com o apoio de entidades municipais e estaduais, cervejarias e empresas do setor, e tem por objetivo difundir e aprimorar o conhecimento das técnicas para produção de cerveja artesanal no estado de Santa Catarina, além de contribuir para a divulgação e o fortalecimento da cultura cervejeira no Brasil.

O objetivo do evento é ser uma grande confraternização entre cervejeiros, trazendo workshop de produção de cervejas e palestras com personalidades do universo cervejeiro, onde destacam-se:

- Workshop de produção de uma cerveja artesanal na técnica “all grain”, orientado para iniciantes e conduzido pela dupla de cervejeiros artesanais de Joinville, ganhadores do II Concurso Mestre-Cervejeiro Eisenbahn, Ivan G. Steinbach e Diogo H. Züge;
.
- Workshop de produção de uma cerveja artesanal utilizando “extrato de malte”,especialmente apresentada por membros da ACervA Paranaense;
.
- Palestras técnicas e culturais à respeito do universo da cerveja:
· Elmar Schmitz, mestre-cervejeiro da microcervejaria OPA Bier de Joinville;
· Cláudio Zastrow, mestre-cervejeiro da microcervejaria Schornstein de Pomerode;
· Paulo Feijão, cervejólogo e autor do blog especializado oBIERcevando.

.
Além desta extensa e imperdível agenda, haverá degustação de cervejas especiais produzidas e oferecidas pelos cervejeiros artesanais e comerciais; exposição e comercialização de produtos, matérias-primas e equipamentos; sorteio de brindes, entrega de apostilas e certificados aos participantes. O evento é aberto ao público e se você ficou interessado, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço http://www.workshopcervejeiro.com.br/, mas é bom correr, porque as vagas serão limitadas em apenas 50 participantes.
A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina, ou ACervA Catarinense, foi fundada no dia 18 de maio de 2008 no sentido de reunir e organizar as pessoas que exercem e preservam a arte da produção artesanal de cerveja – bem como seus entusiastas e demais interessados – e trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que visa incentivar o resgate histórico e promover o desenvolvimento da cultura cervejeira, sobretudo da cerveja artesanal em Santa Catarina e no Brasil, promovendo encontros, palestras, cursos, workshops, concursos, degustações e harmonizações dos mais variados tipos e estilos de cervejas, sejam eles já conhecidos ou frutos da criatividade, estudo e experimentação dos contemporâneos artesãos da cerveja.
SERVIÇO: Workshop Produção de Cerveja Artesanal

Público: Pessoas interessadas em conhecer, aprender, aperfeiçoar e compartilhar conhecimento sobre as técnicas para fabricação de cerveja artesanal e explorar o seu rico universo cultural.

Realização: ACervA Catarinense – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina.

Parceiros: FUNDAMAS – Fundação Municipal Albano Schmidt; CONURB – Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville; ACASC – Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina; Microcervejaria OPA Bier; WE Consultoria Assessoria e Representação; BrazilWays International Commerce; Master Brau Suprimentos para Cervejarias.


Data: 30 de maio de 2009
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Cidadela Cultural Antarctica
Rua Quinze de Novembro, 1445 – Bairro América – Joinville – SC
Inscrições: http://www.workshopcervejeiro.com.br/

2 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Grande iniciativa! Estarei lá! :)

Paulo Feijão disse...

Luiz,

Esperamos você e quem quiser levar por lá!

Abraços