quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tuborg Pilsener


A United Breweries foi formada em 1891 por pequenas cervejarias na Dinamarca, a mais conhecida e antiga era a King's Brewhouse. O movimento foi instigado pelo industrial dinamarquês FC Tietgen.Em 1894 a Tuborg também entrou na organização, porém nos anos seguintes, uma onda de fusões e racionalizações conduziram a uma redução no número de pequenas cervejarias para três: a King's Brewhouse com duas fábricas em locais distintos e a Tuborg. Em 1970, a United Breweries e o Grupo Carlsberg se uniram. A empresa resultante da fusão continuou sendo chamada de United Breweries, porém foi alterado em 1987 pelo Grupo Carlsberg, afim de evitar confusão com outra cervejaria homônima.


O nome Tuborg está relacionado ao nome da rua aonde foi fundada a cervejaria em Copenhagem.Em diversos países da Europa é a lager mais vendida, hoje é identificada na maioria dos países do Leste da Europa como uma grande patrocinadora de grandes eventos musicais, como por exemplo no Brasil o Skol Beats.
Apesar de ser dinamarquesa a versão que degustamos veio da fábrica na Alemanha, que está localizada em Hamburgo. Não sei dizer se este exemplar é diferente de outras versões produzidas em outras regiões da Europa. O que admiro e creio valorizar significativamente o produto são os rótulos e achei este rótulo ótimo, pois tem uma velha pintura que chama a atenção, é uma arte no rótulo. A descrição do quadro diz "Der Mann durstige" que significa "homem sedento", quer algo mais perfeito? Abaixo segue impressões sobre o exemplar degustado:

Cerveja: Tuborg
Tipo: Pilsen Apresentação: Garrafa 350ml.
Álcool: 4,9%
Cor: Dourado, limpa, brilhante.
Espuma: Média formação, média a baixa duração.
Aroma: Leve oxidação, malte, notas de lúpulo.
Paladar: Bom corpo, malte, lúpulo, médio amargor, notas doces, sensação residual maltada com considerado aftertast amargo.
Comentário: Uma cerveja diferente das nossas, porém o rótulo trouxe melhores impressões do que propriamente a cerveja, mas seria fácil a cerveja do dia a dia.

6 comentários:

Jean disse...

Prezado Feijão,

Pena é não poder beber o rótulo, não é mesmo?

Um abraço,

Jean Claudi.

Paulo Feijão disse...

Olá Jean,

Olha, como coleciono garrafas de cerveja, principalmente as que degusto, quando fico observando-as aprecio plenamente a embalagem do precioso produto e cada uma traz, uma impressão, um trabalho um design,adoro "obiercevar" estes detalhes também em uma cerveja.
Esta cerveja é boa sim, mas sabe como é colecionador...desta vez preferi a embalagem, vai entender...rs.

Abraços e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Cerveja do dia a dia quer dizer, aguada !

Wagner.

Paulo Feijão disse...

Wagner.

Não diria cerveja aguada, diria que ela tem melhores características que nossas cervejas do dia a dia, afinal não consigo ainda tomar cerveja importada e artesanal todo dia, mas com o trabalho desenvolvido por todos chegaremos lá.

Anônimo disse...

Olá feijão!

Já provei a Tuborg na Alemanha e achei otima, com certeza seria a cerva do dia a dia pela sua leveza aliada ao lúpulo que a deixa mais gostosa, sem falar que respeita a lei de pureza alemã. Pena que nunca achei ela no Brasil...

Isaac Paes

Valdivia disse...

passei uns dias na dinamarca, e essa cerveja é fantástica.
tanto q vc pode pegar da prateleira do supermercado, abrir e tomar.
não precisa nem gelar.
(estava calor qdo estive lá)

Um litro no almoço, um litro no jantar, e a vida lá é muito mais feliz.

grande abraço e parabéns pelo site!

diego valdivia