segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Antoniusbier Rauchbier

Em uma das ultimas idas a São Paulo, o cordial Roberto Fonseca me presenteou com um exemplar até então conhecido por este humilde apreciador apenas pelo nome e pelos comentários no blog do Bob, fiquei bem feliz com o presente pois se tratava de uma cerveja do alemão Uwe Lüdke que a alguns anos trocou o cargo de diretor de multinacional pela criação de cabras e produção de queijos na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), batizada Capralemão, além claro de suas produções cervejeiras intituladas Antoniusbier
Pude degustar a Antoniusbier Rauchbier, que Uwe em sua produção ao invés de comprar o malte já defumado, como a maioria dos cervejeiros, ele mesmo faz o processo de defumação, utilizando o fumegador do seu apiário como gerador de fumaça e ainda usa peroba e garapeira para fazer a defumação, gerando uma cerveja cheia de virtudes. Abaixo impressões da cerveja de mais um alquimista das panelas:



Cerveja: Antoniusbier
Apresentação: Garrafa 355ml.
Tipo: Rauchbier
Álcool: 4,5%
Cor: Marrom, turva, opaca.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Defumado, lúpulo, leve doce, malte.
Paladar: Médio corpo, defumado, lúpulo, amargor intenso, sensação residual adstringente com notas defumadas.
Comentário: Cerveja bem feita e com características de uma Rauchbier, poderia talvez ter um residual maior para destacar o defumado que ao final perde para o amargor que se destaca.

2 comentários:

Manzapivo disse...

Ola Paulo.

Muito interessante e rico em cervejas seu blog. Pelo que observo, Brasil e um grande mercado cervejeiro e muito variado. Parabens por seu blog.

O convidou a conhecer meus blogs: http://manzapivo.blogspot.com/ (espanhol) e http://horcerv.blogspot.com/ (portugues).

Saudacões cordiais desde Colombia.

Anônimo disse...

E ae lão foi a lona no casório que nem vi ir embora o que aconteceu????? rsrsrs abraços
Doms (Edgar e Renato)