quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Eisenbahn e Choperia Expresso

"...A Eisenbahn não está mudando a linha de produtos atual e, ao menos por ora, não deve estender a produção desse novo pilsen. Da minha parte, confio plenamente que não vai mexer na qualidade dos produtos.
É uma triste realidade, mas não se paga uma microcervejaria apenas com cervejas especiais. Cabe a quem bebe privilegiar estilos diversos do pilsen para tentar mudar esse quadro um dia. Se de fato produzirem uma pilsen mais suave, por exemplo, para bancar as especiais a R$ 2,99 e R$ 3,59, assino embaixo..."


Com as palavras acima do confrade Roberto Fonseca, creio que deixa claro a opinião de muitos, e faço das palavras dele, minha palavras.

Sinceramente, a Eisenbahn tem muitos créditos para queimar, e acho que o que fizerem não será por acaso, e independente da proposta será muito bem feito, o mercado quer isso e aliás foi simplesmente um jogada de mestre, pois atendendo a pedidos tanto da casa, quanto de uma grande parcela de seus frequentadores, conseguiu desbancar uma grande cervejaria que tinha exclusividade na casa, e a substituiu tornando-se titular nas chopeiras da rede, reconhecida em Santa Catarina.


Porém existe a velha história de que quem tem boca fala o que quer, mas sinceramente gostaria de deixar um questionamento no ar, aos que apedrejarão a nova proposta da Eisenbahn, quantas vezes vão até o mercado comprar Eisenbahn, ou até mesmo no bar e escolhem o chopp artesanal ao invés de garrafas de 600ml. pois vem mais líquido?

É fato que Weizenbock, Dunkel, Pale Ale Strong Golden Ale não sustentam uma micro cervejaria, e não são as mais vendidas do mercado nacional.

Ter um micro cervejaria é legal, "romântico" mas segurar uma funcionando, dai o buraco é mais embaixo, então desde que a proposta seja verdadeira e o produto bem feito será bem vindo, e para informação a Rede Expresso que está comercializando este chopp da Eisenbahn está sim com os outros estilos de chopp da cervejaria, o Pilsen original, o Weiss e o Pale Ale, então fica democrático o espaço, cada um escolhe o que quer tomar.

É necessário conferir antes de fazer, gerar comentários, tive o prazer de degustar "os dois Pilsen", como já informado os dois são produzidos pela Eisenbahn, porém o novo mais leve, foi intitulado"Pilsen Expresso" e o original Pilsen da Eisenbahn.



Cerveja: Eisenbahn
Apresentação: Ambos Chopp em copos de 300ml.
Álcool:
Eisenbahn:4,8%
Expresso: 4,2%
Cor: Ambos com a mesma coloração: Dourado forte, limpo, brilhante.
Espuma: Ambas cremosas e duradouras.
Paladar:
*Eisenbahn: Médio corpo, mais carbonatado que o "irmão" mais novo, amargor pesistente, sensação residual agradavelmente equilibrada entre o malte e o lúpulo.
*Expresso: Médio a baixo corpo, malte, baixo amargor, menor carbonatação, ligeiro, leve, sensação residual agradável do malte.

Comentário: Uma nova proposta da Cervejaria, e que sinceramente deixou claro seu compromisso em que, se é pra fazer, que faça bem feito, é um chopp diferente do Pilsen original, mais leve, com mais característica de malte, do que de lúpulo, muito bom, e acho que fica mais uma opção, pois acaba se tornando a porta de entrada para quem sai de uma cerveja industrial e toma uma cerveja que segue fielmente o estilo, inúmeras vezes eu ouço as pessoas falarem que as cervejas artesanais são muito fortes, e sempre respondo: "O teor alcoólico é o mesmo, a diferença é que a cerveja artesanal tem sabor".

4 comentários:

Papyrus disse...

Olá,
a Dado Bier, do RS, lançou no mês passado uma cerveja com erva-mate. Para qual e-mail eu posso enviar a nota?

Att,
Laion

Papyrus disse...

Olá,
a Dado Bier, do RS, lançou no mês passado uma cerveja com erva-mate. Para qual e-mail eu posso enviar a nota?

Att,
Laion

Papyrus disse...

Olá,
a Dado Bier, do RS, lançou no mês passado uma cerveja com erva-mate. Para qual e-mail eu posso enviar a nota?

Att,
Laion (emachado87@gmail.com)

rodrigo disse...

O que importa é não mexam na Weizenbock, Dunkel, Pale Ale, Strong Golden entre outras, para deixá-las mais "ao gosto do brasileiro". A pilsen nem tomo tanto assim... e entre a pilsen e a orgânica, fico com a segunda.