quinta-feira, 15 de março de 2012

Bierland Strong Golden Ale e Sorvete Amarena



O conceito de harmonização consiste em complementação de sabores, seja por semelhança, por corte ou contraste. No Brasil tem-se o hábito de levar a mesa vinho para acompanhar uma refeição. Porém a cerveja também desempenha este papel perfeitamente, acompanhar a refeição harmonizando junto aos sabores do prato.

É comum achar que uma cerveja de alto teor alcoólico não combine com o verão. Porém, a maneira como a cerveja será degustada pode surpreender e trazer impressões interessantes. Resolvi apostar na combinação de uma cerveja intensa com uma sobremesa fria.

A harmonização de cervejas robustas e complexas, como este exemplar da Bierland Strong Golden Ale, pede um acompanhamento que alivie sua potência. O sorvete de Amarena, composto por iogurte e licor de cereja, é uma ótima opção. Isso porque a sobremesa está relacionada ao verão, o que faz um excelente contraponto com o "calor" que a cerveja proporciona.

A gordura do sorvete é cortada pelo álcool da cerveja. Além disso, o aquecimento trazido pela bebida recebe as baixas temperaturas da sobremesa, que não deixa a cerveja demasiadamente forte. O adocicado do sorvete, com notas de frutas vermelhas, é complementado com as características frutadas da cerveja, trazendo a harmonia dos sabores. O resultado final é um suave dulçor, com um sutil aquecimento, vindo do álcool presente na Strong Golden Ale, pedindo outra colher do sorvete.

Sinceramente é desaconselhável tentar isso as 14:00hs em um calor escaldante, o indicado é sorver ambos à noite. Longe do calor excessivo do dia você perceberá como uma cerveja 'forte' cabe em dias mais quentes, combinando com sorvete ou até mesmo outros tipos de sobremesas geladas.

2 comentários:

Jéssica Wolff disse...

Adorei!

Paulo Feijão disse...

Olá Jéssica,

Realmente vale a pena tentar, duas coisas que gosto - cerveja e sorvete - não poderia se esperar resultado melhor.

Obrigado pela visita e gostei do seu blog, isso ai, mulheres cada vez mais envolvidas com cerveja.