Fachada do Restaurante Magnani em Timbó.
Ontem a cultura cervejeira nacional ganhou mais uma representante. Fui convidado pela Cervejaria Schornstein para o lançamento de seu novo produto, que nasceu de mais uma parceria entre cervejaria e Homebrew, fato que já é uma realidade no Brasil com ótimo resultados, como a Demoiselle (Colorado e Ricardo Rosa), a Dama do Lago (Eisenbahn e Botto), Dado Bier Double Chocolate Stout (Dado Bier, Ricardo Rosa e Mauro Nogueira) e a Joinville Porter (Eisenbahn, Diogo e Ivan), estes são exemplos de como estamos evoluindo na proposta de diferenciação, produtos novos com personalidade.
Sobre o produto, trata-se de uma Imperial Stout, que foi feita através da parceria entre Cervejaria Schornstein e Raphael Tonera de Florianópolis, que já teve ótimas classificações nos concursos nacionais, inclusive com um primeiro lugar ano passado na categoria Belgian Beer do III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais da Acerva, esta união já estava sendo estudada a algum tempo, agora após algumas pesquisas lançam oficialmente o produto. Inicialmente será levado a alguns eventos para degustação como a Brasil Brau por exemplo, após esta primeira fase, será então engarrafado com priming e colocado a venda.
O lançamento ocorreu no Restaurante Magnani, na cidade de Timbó, a 35 Km de Blumenau, particularmente não conhecia o restaurante e fiquei surpreendido pela boa opção de pratos e a variada carta de cervejas, tudo isso com preços acessíveis, vale a pena conhecer o local.

Imperial Stout
Sobre a cerveja, trata-se de uma Russian Imperial Stout que levou seis tipos de malte e dois de lúpulo em sua composição, seu teor alcoólico chegou a 8%, com espuma levemente escura, a cor é intensamente escura com notas vermelhas, no aroma apresenta leve dulçor, chocolate, lúpulo e notas de torrefação, o paladar traz ótimo corpo, média carbonatação, agradável dulçor, torrefação, picante, álcool e o final é seco.

Foie Gros com purê de pêra e redução de balsâmico com a Imperial Stout.
Os pratos para harmonizar foram preparados pelo chef Leandro Magnani que foi muito feliz nas escolhas, para entrada foi servido um Foie Gros com purê de pêra e redução de balsâmico, o prato tinha textura leve, perfeitamente temperado, apresentava certa gordura no paladar, a cerveja harmonizou muito bem, pois além de quebrar um pouco a doçura do purê, o álcool aliviava o paladar com as fortes impressões geradas pela harmonização, ao final o paladar ficava limpo, como se toda garfada fosse a primeira.

Coxa de pato em confit com salsa de manga e aroma de curry com a Imperial Stout.
O segundo prato foi Coxa de pato em confit com salsa de manga e aroma de curry, este prato estava sensacional, a carne estava harmoniosamente condimentada, o molho trazia doçura, a cerveja ficou perfeita junto ao prato, a cerveja acrescentou calor ao prato, trazia um leve picante, a pele da coxa estava levemente torrada – crocante – e com a torrefação da cerveja ficou muito bom, a salsa de manga pedia que algo quebrasse seu dulçor e a cerveja fazia isto muito bem, o prato parece que deixou a cerveja com características mais amargas e torradas, muito bom.

Semifredo de nutella com coco e a Imperial Stout.
O terceiro prato foi Semifredo de nutella com coco, neste prato a cerveja acabou se sobressaindo um pouco, não muito, a textura do prato casou bem com a cerveja, e ambos continham dulçor, torrado, leve acidez, uma rica experiência.
Mais uma vez a cultura cervejeira no Brasil cresce, com novos produtos e ótimas parcerias entre Cervejeiros Caseiros e Cervejarias