segunda-feira, 30 de março de 2009

Steen Brugge


Na Idade Média, em Flandres, Bélgica, Arnold de Tiegem fundou a Abadia de St. Peter e, em 1084, passou a produzir cerveja, com a qual “curava” operários doentes. Na realidade, como na época a água era imprópria para se beber, Arnold estimulava o consumo de cervejas, livrando assim várias pessoas dos grandes surtos de doença e pragas. O “santo remédio” tornou-se tão procurado que ele foi declarado o santo patrono dos produtores belgas. E é justamente esta cerveja que homenageia este santo patrono que a Bier & Wein Importadora traz ao Brasil: Steenbrugge, em duas versões que carregam o legado da melhor tradição cervejeira belga.
Além da benção do santo patrono, têm também um outro elemento importante que tempera ainda mais a cerveja, além do lúpulo, proporcionando um rico aroma e paladar: o Gruut. Trata-se de uma mistura herbal que diferencia a Steenbrugge de outras cervejas do mesmo estilo. Há séculos atrás, cada cidade costumava ter sua própria cerveja, com sua própria personalidade. Em Bruges, cidade de Flandres próxima ao pequeno vilarejo de Steenbrugge, onde se encontra a abadia se St. Peter, a personalidade foi determinada por essa mistura de ervas que os fabricantes adquiriam da casa de ervas da cidade, conhecida como Gruuthuse. Para a fabricação de Steenbrugge, esta tradição medieval continuou e os padres da Abadia de St. Peter também enriqueceram sua cerveja com esta mistura.
No ano de 1898, o abade Amandus Mertens decidiu honrar a amada Abadia de St. Peter com sua própria cerveja, em memória de seu fundador, St. Arnold, o santo patrono dos fabricantes belgas de cerveja. Um grande relicário do santo permanece até hoje conservado na Abadia, localizada na província de Steenbrugge, em Flandres - Bélgica.

Após um recesso durante a Primeira Guerra Mundial, as pessoas que moravam próximas à abadia pediram aos padres para que continuassem produzindo Steenbrugge, de acordo com a receita herdada. O segredo de seu sabor encorpado foi guardado e tem sido desde então passado por gerações de mestres-cervejeiros. Primeiro, pelo irmão Gamaliël, então por seu sucessor, padre Victor. Posteriormente, aos produtores leigos, que criaram a cerveja de abadia Steenbrugge como ordenado pelos padres, foram ensinados os truques do ofício. Em 2003, o superior da Abadia de St. Peter autorizou a cervejaria Palm a produzir Steenbrugge.
Cerveja: Steen Brugge
Apresentação: Garrafa 330ml.
Tipo: Belgian Pale Ale
Álcool: 6,5%
Cor: Dourado intenso, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação, média duração, queda rápida.
Aroma: Lúpulo, ligeiro dulçor, malte, notas citricas.
Paladar: Médio corpo, baixo amargor, leve dulçor, notas frutadas (laranja), citrico, picante, sensação residual seca.
Comentário: Boa cerveja, poderia talvez ter um caráter maior de malte no paladar, dando mais corpo, seu final é seco, isso é bom, pois pede outro gole.
Cerveja: Steen Brugge
Apresentação: Garrafa 330ml.
Tipo: Dubbel
Álcool: 6,5%
Cor: Castanho escuro, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Boa formação, média duração.
Aroma: Chocolate, especiarias, metal, torrefação, ligeira doçura.
Paladar: Médio corpo, bem carbonatada, leve dulçor, torrado, caramelo, frutas escuras, sensação residual com leve dulçor e torrefação.
Comentário: Esta cerveja apresenta alta carbontação, destaque fica para o aroma que apresenta mais complexidade que o sabor, uma dubbel relativamente ligeira, não é tão robusta como outros exemplares.
Aonde?
Bier & Wein Importadora
Televendas: (11) 5643-8584 ou 5641-6669
E-mail: sac@buw.com.br

Nenhum comentário: