sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dado Bier Double Chocolate Stout

Bem amigos do oBIERcevando, após um breve período do mais puro ócio carnavalesco, retomamos as atividades e diga-se de passagem, com força total.

Após uma breve passagem pela terra natal, São Paulo, pude reencontrar amigos e degustar bons exemplares cervejeiros, uma destas degustações trouxe uma cerveja um tanto inusitada.
Divulgou-se mundialmente o “feito” da Cervejaria japonesa Sapporo ter elaborado uma receita de cerveja com chocolate em sua composição, bom isso já não era novidade para os cervejeiros caseiros, nem para a escola inglesa.

Ligado a isso, a Dado Bier, mais uma microcervejaria que está reconhecendo o trabalho do cervejeiro caseiro brasileiro, escalou uma dupla de peso, apesar dos dois serem pequenos, para ajudar a desenvolver uma receita que leve o bom e velho chocolate em sua formulação.
Ricardo Rosa e Mauro Nogueira, da Acerva Carioca, estão a frente da receita, prepararam uma Double Chocolate Stout, que obviamente leva chocolate na fórmula e impressiona pela sua complexidade e força.

O chopp já está sendo comercializado nos bares da Dado Bier em Porto Alegre, o preço é R$ 12,90 a taça, vale a pena cada um avaliar e tirar suas próprias conclusões sobre o produto.
O corpo denso é ótimo, o álcool apresenta-se de maneira persistente e traz sensação quente no paladar. Quando conversei com o Mauro sobre o produto ele comentou que foram feitos diversos testes, a idéia era algo como um licor de chocolate, denso, complexo, com potência alcoólica, mas que tivesse as características de uma cerveja, claro!

Os primeiros testes chegaram a inusitados 11,7% de álcool, o exemplar que degustei tinha 11,2%, porém quando chegar na versão engarrafada deverá ter em torno de 10,5% e provavelmente no segundo semestre deste ano esteja nos pontos de venda. O preço já causou discussão e certo descontentamento no consumidor, visto que poucos terão acesso e se tornará um produto bem limitado. Creio que seja melhor esperar o produto ser efetivamente lançado antes de qualquer conclusão, agradecimento ao caro Roberto Fonseca, abaixo segue impressões sobre o exemplar:
Cerveja: Dado Bier
Apresentação: Long Neck 355ml.
Tipo: Double Chocolate Stout
Alcool: 11,2%
Cor: Escura, leves tons avermelhados, leve turbidez, brilhante.
Espuma: Levemente escura, boa formação e duradoura.
Aroma: Complexo, álcool, malte, torrefação, café, chocolate.
Paladar: Ótimo corpo, levemente licorosa, boa carbonatação, notas doces, sensação quente vinda do álcool, torrefação, café, sensação residual quente, adstringente, seca.
Comentário: Gostaria de ter mais acesso ao produto, creio que não só eu....

4 comentários:

Anônimo disse...

Preço totalmente fora da realidade !
NÃO VALE !!!

WAGNER

Anônimo disse...

sabe quando vai ter a venda?

Paulo Feijão disse...

Wagner,

Como não sei ainda o valor correto que será cobrado pela garrafa não posso dizer muita coisa, mas o valor cobrado por uma taça de chopp, concordo com você!
A qestão de valer ou não creio que vai depender do gosto particular de cada um.

Omar,

Pelas previsões é que ela comece a ser comercializada no segundo semestre deste ano, é esperar pra ver.

Muito obrigado pela visita nobres.

Marco Zimmermann disse...

Fagioli!

Provei esta cerveja em Porto Alegre, no Dado Bier Pub, do barril.
Excelente cerveja!
Licorosa, saborosa, doçura e amargor bem equilibrados...
Só achei o álcool muito presente, não permitindo que se beba muito dela... o que no fundo é bom, porque se escondesse o álcool ela seria extremamente perigosa! rs

Abraços!