quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Starobrno Pilsen

Que nós temos uma falta de cervejas fiéis ao estilo “Pilsen” no mercado nacional, ninguém nega. Tivemos uma passagem “simbólica” da Pilsen Urquell pelo Brasil, porém com preço elevado e em latas de 500ml, além do preço sua qualidade fugia um pouco do que realmente é e esperávamos, entretanto há agora uma boa opção de cervejas Tchecas no mercado, as famosas Pilsens mundiais chegam em quantidade e qualidade, apesar de existir uma regra na República Tcheca que não pode ser identificada como Pilsen uma cerveja que não seja da região de Pilsener, temos no mercado brasileiro bons exemplares do estilo. A bola da vez aqui é a Starobrno.

A cervejaria Starobrno recentemente foi adquirida pela gigante holandesa Heineken, que ainda nos dá esperança de manter fidelidade aos estilos das cervejas, a Starobrno fica localizada na cidade de Brno na República Theca e vem produzindo cerveja desde o século IX. Está sendo importada pelo Ibeer do Rio Grande do Sul, abaixo segue impressões deste belo exemplar:


Cerveja: Starobrno
Apresentação: Garrafa 500ml.
Tipo: Pilsen
Álcool: 5%
Cor: Dourado intenso, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Pão, malte, lúpulo.
Paladar: Bom corpo, malte, lúpulo, pão, leve doce, sensação residual seca, amargor persistente.
Comentário: Bom exemplar de Pilsen theca e está disponível no Brasil merecendo atenção, pois apresenta notas intensas de malte, o amargor presente é equilibrado e persistente, além de possuir uma cor hipnotizante, muito bom o custo benefício.

Mais informações: IBEER

4 comentários:

Rubens disse...

Meu caro amigo Feijão,

É realmente muito bom recebermos esta leva de pilsners de qualidade, pois querendo ou não, trata-se de um estilo muito apreciado em nossa região, se não no Brasil.

Depois da sua boa avaliação, e da sua curiosíssima "cor hipnotizante", tenho que procurar por ela para ver e saborear isso melhor! ;-)

Sinceramente, se tem um blog que gosto de ler é o seu (e não é puxa-saquismo não, pois nem sempre eu concordo com suas avaliações), mas principalmente pela sua pesquisa e a bagagem de informações com as quais você nos brinda cada vez que descobre ou degusta uma cerveja!

Parabéns, continue assim! Prost!

Paulo Feijão disse...

Caro Rubens,

Muito obrigado pelo elogio e tenho a acrescentar o fato de estar sendo elogiado por um incentivador incansável da cultura cervejeira em Santa Catarina, parabéns pelo ótimo trabalho com a Acerva na região do Vale do Itajaí.

A nível de informação em Blumenau você consegue achar a Starobrno no Supermercado Bistek próximo ao terminal da Fonte a um preço muito convidativo.

Abraços e obrigado por sempre passar por aqui.

PS: Só fico no aguardo do encontro aqui em Blumenau.

Anônimo disse...

Legal. Estou louco para provar uma pilsener checa. Espero que eu a encontre no Bistek aqui de São José. Ou no de Floripa.

Humm, se eu for no de Floripa, também posso tomar um chopp Zehn na chopperia do meu amigo Zé Daniel.

Paulo Feijão disse...

Olá Ricardo,

Que bom ve-lo por aqui novamente, aproveite mesmo estas opções de pilsen tchecas que estão aportando por aqui, com certeza agregará muito ao seu paladar.
E creio a Starobrno estar na rede Bistek, não apenas na loja aqui de Blumenau e com certeza vale a pena ir até Floripa então, já que tem outro bom motivo. rs

Abraços e obrigado pela visita.