quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Importância do Copo

Esta diversidade de estilos deixa claro como o mundo da cerveja requer e precisa de alguns cuidados. Quando for experimentar, na própria cervejaria ou quando deixar aquela cerveja na geladeira de pé e não muito gelada, após servir em um copo bem lavado, faça movimentos circulares delicadamente no copo, isto retirará aromas, detalhes ligeiros, afrouxará e estimulará a carbonatação da cerveja, sinta o aroma que a cerveja irá exalar quando colocada no copo, passe o copo próximo ao nariz, ainda antes de tomar levante a cerveja, coloque-a em direção a luz para verificar seu aspecto, descreva sua cor, sua cabeça (formação da espuma) e sua consistência, encontrará algumas claras, outras turvas e outras escuras, isso também é um dos pontos que distingue os estilos de cerveja.

Após beba a cerveja, resista engolir imediatamente. Deixe-a se abrir e explore seu gosto por inteiro, sinta a consistência do corpo, do líquido, e solte a respiração pelo nariz enquanto estiver engolindo o líquido, isso irá trazer muitas características da cerveja, tanto do paladar quanto do aroma.

Mas para este ritual é necessário um copo adequando e pode parecer apenas "frescura" ou "charme", mas diversas pesquisas feitas comprovaram a eficácia de um copo adequado à cerveja e ao estilo dela.
Os estudos científicos mostram que a forma do copo impactará o desenvolvimento e fará a retenção de compostos que evaporam, a espuma como se sabe, tem função primordial na composição do sabor da cerveja, mas tem um inimigo mortal: a gordura. Pequenos resíduos de gordura, detergentes, sabão em pedra ou até mesmo o “batom” acabam com a espuma, rapidamente ela se desfaz ao entrar em contato com estes produtos.

Há um componente de marketing em torno ao copo da cerveja, mas é só olhar além da marca para descobrir que algo a mais está conectado a isso, é claro que algumas cervejarias utilizam apenas como marketing, agregando valor a marca, não se atentando sobre a real atenção que o copo especifico tem sobre o ato de tomar cerveja, citando um exemplo, uma cerveja tipo Pilsen, deve ser degustada não muito gelada em um copo tipo tulipa ou uma taça e porque não em um caneco de 500ml, já uma Weizen, tem como função importantíssima do copo uma boca pouco mais larga que seu corpo, para melhor formação de espuma, que liberará aroma maravilhoso característico do estilo, há também copos de cerveja que lembram muito os usados para se tomar conhaque, esse tipo de copo geralmente é utilizado para cervejas mais complexas, encorpadas.

Outro detalhe muito importante de atenção com o copo, é como lava-lo, o ideal é usando um sabão neutro, e se quiser perfeição na hora de tomar é necessária uma esponja separada para os copos, assim não haverá contaminação transversal das partículas gordurosas de alimentos de uma esponja usada. Deixe-os escorrendo, não o enxugue com pano. Importar-se com os copos desta maneira irá protege-los principalmente os que tem detalhes grafados como a logomarca da cerveja, conservará se não esfregar a esponja com força em cima da impressão da logomarca no copo, assim terá sempre um copo ideal para uma boa cerveja na hora certa.

8 comentários:

Unknown disse...

Ficou muito bom este post. Parabéns pelo blog.
Abraço
Roberto Queiroz

Chrystian C. Pimentel disse...

Grande Feijão!
PARABÉNS pela matéria.
Já faz um um tempo que gostaria de escrever algo a respeito a este assunto, mas ultimamente ando sem tempo por culpa de um TCC.
Tudo que colocastes é muito pertinente, mas conseguistes o diferencial quando colocou a seguinte frase: "Deixe-os escorrendo, não o enxugue com pano". Perfeito!
Além de apreciador da cerveja, sou um colecionador de copos, taças e canecos. Conheço a fundo suas diferenças, suas peculiaridades e por este motivo me nego a degustar uma cerveja sem antes tem o seu copo próprio.
Acrescentando um pouco mais de informação à sua matéria, gostaria de deixar o registro das 3 maiores fabricantes de copos e cristais da europa. Na minha opiniao OS MELHORES!!!
1) RASTAL
2) SAHM
3) RC (RITZENHOFF CRISTAL)
A qualidade do produto é fundamental na hora da análise. Pois temos um exemplo muito infeliz aqui no BRASIL da ANBEV, que deixou a cargo da empresa brasileira RUVOLO para a confecção dos copos das suas cervejas especiais (belgas,alemãs). São copos com um acabamento péssimo, de vidro, com grafia pobre e por vezes cheio de imperfeições.
Bom acho que era isso cara!

Adorei tua matéria e a foto mais ainda!!!! :-)

Um abraço!


Chrystian Pimentel

Paulo Feijão disse...

Roberto,

Agradeço a visita ao blog e o elogio, e espero ter contribuido para uma degustação ainda mais prazerosa.

Chrystian,

Como colecionador você deve saber também a importância dos copos e o apego a eles, além de degustar coleciono copo, inclusive a foto é da minha cristaleira que já está faltando espaço.
Legal você ter citado as três maiores especialistas de copo da Europa, realmente os produtos deles são fantásticos e de qualidade superior, inclusive um dos copos mais bonitos da coleção é da Rastal.
Sobre a Ruvolo, infelizmente andei percebendo alguns copos das recém importadas (Leffe, Franziscaner, Belle Vue e Hoegaarden) com qualidade muito inferior aos originais da europa, já possuia todos estes importados, e vi nos supermercados o que está sendo produzido aqui, realmente há perca de qualidade e imperfeições muito visíveis, infelizmente outra vez, o lucro em detrimento a qualidade.

Obrigado pela visita.

Abraços

Vic disse...

Amigo Feijão

Tem toda a razão quando aponta a importância do copo. Imagina só beber uma trapiste num copo de pils! Que loucura.
E os cuidados, também não são de desprezar, apesar de haver teorias diferentes. Por exemplo, se você for a uma das boas cervejarias de Madrid ou outra cidade espanhola, na maior parte delas utilisam um esguicho de água de pressão para molhar o copo antes de servir a cerveja.
Abraço

Chrystian C. Pimentel disse...

Olá Almeida. Quanto ao esguicho de água citado, algumas cervejarias, por exemplo o Bar Eisenbahn, utilizam tal processo. Percebi que isto além de deixar o copo numa temperatura ideal para servir a cerveja, limpa algumas impurezas presentes no copo. Tenho em minha geladeira sempre uma garrafa de água gelada a qual utilizo para fazer este processo, de modo artesanal e com suas limitações, antes de servir as cervejas. Os resultados são excelentes, principalmente quando o intuito é servir uma cerveja do tipo Weiss. Pois o choque térmico do copo com a cerveja aumenta a formação de espuma e dificulta a formação da coroa final.

Um abraço!

Chrystian Pimentel

Paulo Feijão disse...

Caros,

Realmente tem razão, alguns pontos de venda, além do Bar da Eisenbahn aqui no Brasil fazem tal processo, de dar um esguicho de "água gelada" no copo afim de deixa-lo na mesma temperatura da cerveja, isto realmente ajuda a formar uma espuma perfeita, sem exageros.
Porém tem horas que a cerveja está além de sua temperatura ideal, ficando gelada demais e em contato com o copo gelado demora ainda mais a ficar no "ponto" por isso tem horas que peço que não façam tal processo, mas dai é gosto.

Obrigado senhores pela colaboração.

Abraços

Rodrigo Lemos disse...

Mr. Bean, nada a acrescentar. Inclusive ia escrever justamente sobre isso, mas como vc falou tudo que era pertinente sobre o assunto, vou é colocar o link lá no BA! Abraços!
P.S.: Bela coleção! Também padeço do mal de falta de espaço pra copos no meu bar, que não cabe nem um copo de kölsch mais...

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, sou um juntador de Histórias através das taças e copos. Fascinante, ...
Suas palavras agrega valor aos juntadores de História.