quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Cervejaria Heimat

Em Lindau, cidade ilha no lago Bodensee, região de Schwaben, na Alemanha, assim como em grande parte do país já se fazia cerveja nos porões das casas medievais.
O Imigrante alemão, Paul Nuber trouxe em 1932, da Alemanha, de sua cidade natal Lindau, a sua receita de cerveja artesanal. Seus amigos traziam os ingredientes da Europa e a cevada era malteada em casa.

A receita passou de pai para filho, mas depois que Paul morreu, ela ficou esquecida.
Com o surgimento das cervejarias na região do vale do Itajai, Georg Nuber, neto de Paul, decidiu resgatar o ensinamento deixado pelo avô e oferecê-lo ao público. Resgatou a receita e resolveu fabricar a cerveja. Georg não é mestre cervejeiro e não tem experiência em nenhuma grande fábrica do ramo, apenas tinha lembranças da cerveja feita em casa pelo avô e entusiasmado fez o curso de cervejeiro no Senai de Vassouras – RJ.

Em março de 2005 surge a Cervejaria Heimat, que quer dizer "terra natal" em alemão.
Atualmente a Heimat produz dois tipos de chopp o Pilsen e o Porter.
Sua capacidade de produção iniciou com 6 mil litros e hoje ampliou as instalações, aumentando a produção para 30 mil litros por mês.
No momento não há bar na fábrica, está sendo iniciadas as obras para a construção do bar, mas visitas são agendadas e os visitantes podem conhecer toda a fábrica, provar o chopp direto de um tanque e conhecer um pouco do processo de fabricação.

Até pouco tempo atrás, só era possivel encontrar o chopp Heimat em alguns pontos de venda da região, ou se não comprar direto da fábrica para festas ou eventos em barris de 50, 30, 20, 15 e 10 litros. Porém agora a Heimat está na fase final de testes para o engarrafamento de sua cerveja, será em Long Neck, o tipo Pilsen será envasado inicialmente, porém há planos, dependendo da demanda, para engarrafar outros estilos. Tive a opotunidade de experimentar a cerveja Pilsen da Heimat, seguem as impressões
Cerveja: Heimat
Tipo: Pilsen
Apresentação: Long Neck 355ml.
Alcool: 4,5%
Espuma: Boa formação, média duração.
Cor: Amarelo Ouro, brilhante, limpa.
Aroma: Malte, cereais, notas lupuladas.
Paladar: Médio corpo, malte no ínicio, e sensação residual agradavelmente amarga.
Comentário: Bela pilsen produzida pela Heimat, tem boas caracaterísticas presentes, cerveja que logo estará nos pontos de venda.

Mais informações:

A Heimat está com seus dois tipos de chopp disponíveis no pavilhão 1 da Vila Germância, na Oktoberfest 2007.

Cervejaria Heimat
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1498
Bairro Tapajós
Indaial – SC - Brasil

Contatos: (47) 3333-1793
choppheimat@choppheimat.com.br
http://www.choppheimat.com.br/

2 comentários:

Vic disse...

Amigo Feijão

Espero que por cá comecem a florescer iniciativas dessas (a esperança é a última a morrer), embora eu não seja um grande apreciador das pilsen. Nada como uma boa trappiste ou Belgian Ale.
Mas do que gosto mesmo é de experimentar cervejas novas

Abraço

Vic

Anônimo disse...

Qual teor alcoólico do chopp?