sexta-feira, 11 de maio de 2012

CERVEJA PARA O DIA DAS MÃES



Ao que tudo indica, o Dia das Mães tem origem bem semelhante ao Dia dos Pais, em ambas as datas a idéia inicial era fortalecer os laços familiares e demonstrar respeito aos pais.
Como neste Domingo é dia das Mães, resolvemos brincar um pouco com a idéia de sugerir um estilo, ou uma cerveja para presentear a matriarca da família. Levando em consideração seu estilo de vida, seu jeito. Seria como uma harmonização de cerveja com o jeito da mãe.



TRANQUILA – Para aquela Mãe mais tranqüila e de bem com a vida, uma cerveja leve e complexa merece preencher o paladar dela. Porque não uma Kölsch? As cervejarias de Colônia acordaram em 6 de março de 1986 que para proteger a identidade da Kölsch na Alemanha, só em Colônia poderia ser produzida a Kölsch. A “Convenção Kölsch” foi assinada pelos Conselheiros de 24 cervejarias produtoras do estilo, com a benção do então Presidente da Câmara de Colônia, Norbert Burger.

De acordo com este documento, Kölsch só pode ser fabricada e “vendida” pelos fabricantes em Colonia, com exceção das cervejarias que já produziam o estilo há muitos anos, embora não tenham sido ou não são mais residentes em Colônia.

O estilo apresenta complexidade e sutileza ao mesmo tempo, seu aroma apresenta notas de pão, malte, lúpulo, leve frutado. No paladar, médio corpo, leve adocicado, boa presença de malte e geralmente possui uma leve sensação residual agradavelmente amarga. Começa com toques adocicados, para terminar com um agradável amargor, deixando marcas no paladar após degustá-la. Uma cerveja tranqüila assim como sua mãe.

Exemplos comerciais: Eisenbahn Kölsch, Bamberg Kölsh, Gaffel Kölsch, Früh Kölsh



TRADICIONALISTA – Aquela Mãe que sempre prefere manter a linha, manter o estilo e a tradição merece então tomar uma verdadeira Bohemian Pilsener. Josef Groll, cervejeiro Baváro, foi contratado para ir a Pilsen e produzir uma cerveja pelo novo método alemão, uma cerveja “Lager”, ou seja, cerveja de baixa fermentação. Quando Groll foi produzir a cerveja teve tudo a seu favor. Em torno de 1840, Groll chegou em Pilsen e já se iniciava a oferta de levedura lager na cidade. Ele também teve disponível um excelente lúpulo local, o Saaz, água que possuía ótima leveza e maltes de cevada mais claros, sem características de torrefação ou defumado, comum nos maltes da época.

O cervejeiro Groll adicionou porções generosas de Saaz perfumando a cerveja e utilizou maltes mais claros. Em 5 de outubro de 1842, ele e os outros fabricantes de Pilsen reuniram-se para a abertura do barril desta nova cerveja.

Quando abriram o barril, viram uma cerveja diferente de qualquer outra que eles ou qualquer outra pessoa no mundo tinham visto. A cor era dourada, era leve e clara. Podia-se ver através dela no copo de cristal e um aroma inebriante de lúpulo. Uma cerveja surpreendentemente refrescante.

Este estilo que foi popularizado, marginalizado no Brasil e no mundo, tem ótimas representantes, mantendo preservada boa parte das características que Groll buscou como refrescância, perfume floral de lúpulo, bom caráter de malte e médio teor alcoólico. Então, mãe tradicionalista não mexe em time que está ganhando, pelo menos este reforço ela merece.

Exemplos comerciais: Pilsner Urquell, 1795, Budweiser Budvar ou Czechvar, Starobrno, Wäls Bohemian Pilsen, Falke Bier Diamantina e Bamberg Camila Camila.


MODERNINHA – Existem aquelas Mães que sempre estão antenadas, acompanham tudo de novo e sabem o que é bom. Para esta seleção de mães, nada mais justo que presentear com cervejas inovadoras, que estão se reinventando. A escola Americana apresenta bem essas particularidades. Na realidade diversas cervejarias do mundo, inclusive no Brasil, estão se reinventando e fazendo cervejas com particularidades muito intensas. A Itália é outra ótima referência em inovação.

Eles gostam de explorar tudo o que os lúpulos tem a oferecer, a utilização de barris de diversas madeiras para agregar complexidade a cerveja. Utilizar variados condimentos, frutas, outros adjuntos para trazer mais sabor e mais aroma. Enfim, tem muita coisa nova acontecendo e com a cerveja não é diferente, por isso, acompanhe sua Mãe nesta nova “onda”.

Exemplos Comerciais: Harviestoun Ola Dubh, Infinium, Baladin Wayan, Bamberg St. Michael, Vivre da Falke Bier, Del Ducato Nuova Mattina, BodeBrown HopWeiss.


REVOLUCIONÁRIA – Se sua Mãe quer mudar o mundo custe o que custar ela tem que ter uma cerveja a altura no dia dela. Existe hoje uma forte tendência mundial a exploração dos estilos. Sem seguir muito parâmetros previamente definidos. Por que não inovar ou então, porque não revolucionar.

Algumas cervejarias já têm essa tendência a anarquia consciente. Se podemos fazer mais, porque não fazer então? Assim algumas cervejarias se destacam, usando o convencional e o não convencional nas receitas de cerveja. Seja na postura de marketing do produto, dizendo em alto e bom som, que não vieram para ficar fazendo média. As cervejas geralmente são revolucionárias e inspiradoras, visto a alta qualidade delas. Então apresente a sua mãe mais estas militantes cervejeiras, acredito que ela também vai vir para este lado da força.

Exemplos comerciais: Bodebrown Cerveja do Amor, Brewdog 5 a.m Saint, Wäls Witte.


ESPORTISTA – A cerveja durante grande parte de sua existência foi considerada um alimento. Algumas pessoas ainda a consideram um alimento. Não faz muito tempo que começou a ser considerada uma bebida alcoólica. Apesar disso a cerveja é extremamente rica em minerais, proteínas, etc.

Para manter a linha da mamãe esportista, temos no Brasil a Erdinger Sport, é a primeira cerveja isotônica para atletas e para todas as pessoas que buscam uma vida saudável. Livre de aditivos químicos, gordura ou colesterol, mantém o sabor original da cerveja de trigo e contém apenas 25 Kcal por 100ml. Ideal para ser consumida após o esporte, ela contém todas as vitaminas do Complexo B, além de minerais como Potássio, Fósforo, Magnésio, Sódio e importantes aminoácidos.

Exemplos Comerciais: Erdinger Sport - Teor alcoólico:0,39%


ESTRESSADA – Hoje em dia as horas passam e você não conseguiu resolver tudo o que precisava, o dinheiro entra e sai muito rápido da conta, realmente tem Mãe que não agüenta e estressa muito.

Para este Mãe os ensinamentos dos monges trapistas são a melhor forma de passar um pouco de paz enquanto degusta sua cerveja. A vida dos Trapistas segue o príncipio fundamental do ora et labora, vivendo em grande austeridade e silêncio, orientada para a experiência do Deus vivo. Esta "atividade" é chamada de contemplação, isto é, a busca contínua da união com Deus. Uma das únicas formas de ter um pouco mais de paz, por isso um sofá e uma bela cerveja trapista farão com que sua mãe estressadinha viva pelo menos o dia dela em grande paz e silêncio.

Exemplos comerciais: Chimay,Orval, Achel, Westmalle, Rochefort e La Trappe, todas com variadas versões.

UM ÓTIMO DIAS DA MÃES A TODAS AS MULHERES QUE FAZEM DA VIDA UM MOMENTO MÁGICO. PARABÉNS AS AMIGAS CERVEJEIRAS QUE EM BREVE TAMBÉM DESFRUTARÃO DESTE MOMENTO SUBLIME.

2 comentários:

Patrick Stephanou disse...

Grande Feijão! Bela homenagem. Cerveja também é cultura. Melhor: "Cerveja também é emoção"!

Paulo Feijão disse...

Grande Patrick,

Pois é, a cerveja, assim como a música, fazem parte em diversos momentos de nossas vidas. Por isso ela é tão prazerosa.

Abraços